Scroll to top

Os melhores destinos do Brasil mês a mês


terramundi - 27 de janeiro de 2022 - 0 comments

Não é só o mosaico cultural, o tempero gastronômico, a diversidade musical, o calor do abraço ou as belezas naturais que fazem do Brasil um país radiante. É tudo isso junto.  Conhecer o nosso país é bom demais. Por isso, selecionamos uma viagem pelos melhores destinos do Brasil, um a cada mês, para você se planejar e embarcar na maior quantidade de experiências brasileiras que você puder durante o ano.

 

Janeiro – Alter do Chão

É nas águas que deram ao local o apelido de caribe amazônico que você é levado às praias tranquilas do norte brasileiro. Alter do Chão possui belíssimas praias de rio, que dão as caras justamente no período de seca da região. 

Se a sua escolha for visitar Alter do Chão nesse momento de seca, a experiência imperdível é navegar pelo Rio Arapiuns – e dormir embarcado. Saiba mais sobre a experiência aqui.

 

Fevereiro – Península de Maraú 

São mais de 40 quilômetros de praias tranquilas, lagoas de água doce, florestas tropicais e manguezais. A Península de Maraú está situada entre a Costa do Dendê e a Costa do Cacau, na Bahia, e é uma área de proteção ambiental cuja paisagem se transforma a cada fase do ciclo lunar. Durante o período de lua cheia ou na lua nova, quando a maré se mantém baixa, é possível observar a formação de diversas piscinas naturais. Nelas, a fauna marinha é rica em biodiversidade e se mistura ao colorido dos recifes de coral. 

Em fevereiro, é período de alta temporada no litoral baiano: poucas chuvas e dias ensolarados.

 

Março – Cataratas do Iguaçu

Na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, bem ali onde fica uma das maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçú, você garante o espetáculo com o volume de águas ainda forte deste período. E, além de uma acomodação de alto nível, aproveita também experiências exclusivas como o Macuco Safari e as noites de lua cheia.

 

Abril – Pantanal

Nesse período no Pantanal, além de safáris fotográficos e observação de pássaros, o dia pode ser preenchido com passeios de canoa, caminhadas e trilhas guiadas por nativos. Ao entardecer, histórias de onças são contadas ao som de modas de viola em rodas de tereré, o famoso chá feito das folhas verdes da erva-mate, comum no centro-oeste brasileiro.

 

Maio – Chapada diamantina

Após o período de chuvas, vem a seca e o clima ideal para quem quer se aventurar pelas trilhas e trekking da Chapada Diamantina. Do alto do Morro do Pai Inácio é possível perceber a imensidão das formações rochosas e, ao se aventurar em meio às trilhas, descobre-se o Poço Azul e o Poço Encantado, o arco-íris formado na Cachoeira da Fumaça e a vida que corre sem pressa no Vale do Capão. Tudo sempre feito à sua maneira – uma volta por todo o parque para quem gosta de se aventurar, ou sem caminhadas longas, para quem assim preferir.

Se quiser conhecer o Vale do Pati, confira como é a experiência.

 

Junho – Jalapão 

No ponto onde os estados da Bahia, Maranhão e Piauí se encontram, o Tocantins surpreende com dunas alaranjadas e piscinas naturais verde-esmeralda, cenários de filmes como Deus é Brasileiro e Xingu. Em junho, o período é sem chuvas e com céu sempre azul. Por lá, você divide seus dias entre fervedouros, caminhadas, canoagem e praias “doces” ofertadas pelos rios Araguaia e Tocantins.

 

Julho – Cânions do sul 

O período de seca oferece uma vantagem aos viajantes que têm como destino o sul do país: a visibilidade na região montanhosa é melhor. Não há neblina atrapalhando a vista das belíssimas paisagens de cânions de Aparados da Serra, que fica entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e são considerados os maiores cânions da América do Sul.

 

Agosto – Amazônia

A melhor época para curtir a cheia dos rios sem pegar muita chuva é com certeza entre os meses de junho a agosto. Nesse período, é possível navegar pelas águas doces da Amazônia, avistar de perto o belíssimo Encontro das Águas e ter a chance de visitar comunidades indígenas e ribeirinhas. Os passeios por igarapés, afloramentos rochosos e bancos de areia são uma grande aventura, complementada por caminhadas pela mata, focagem noturna de animais, pesca esportiva, canoagem e rafting.

 

Setembro – Lençóis Maranhenses

É no período de chuvas que as lagoas que formam a paisagem dos Lençóis Maranhenses se enchem, o que acontece entre janeiro e junho. Depois, as chuvas cessam, as lagoas se mantêm repletas de água, os dias seguem ensolarados e as lagoas estão mais cheias. Em setembro, você encontra esse cenário pouco antes de seu fim e consegue aproveitar de maneira tranquila a natureza local. 

Confira aqui o que fazer nos Lençóis Maranhenses.

 

Outubro – Fernando de Noronha 

Noronha é considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Sua viagem só estará completa ao estar imerso no cenário do fundo do mar mais colorido que você já viu. Entre setembro e outubro as águas de Fernando de Noronha se encontram super limpas e claras, o clima está bom e, por isso, esse é o período ideal para conhecer o destino.  

A vista subaquática pode ser apreciada através de três tipos de mergulhos: o livre, com uso de snorkel; o batismo, primeira experiência mergulhando com cilindro, aqui o instrutor acompanha o tempo todo; e o mergulho autônomo, para aqueles que já são certificados na atividade. E mesmo para quem nunca praticou a atividade, a dica é: não perca essa experiência.

Além do mergulho, é possível também conhecer o arquipélago de outras formas: confira aqui as possibilidades.

 

Novembro – Serra da Capivara 

Visitar a Serra da Capivara é possível o ano inteiro, porque mesmo nos períodos de chuva, a umidade é mínima; No entanto, novembro é um mês de seca, que oferece melhores condições para que os viajantes realizem trilhas, além de facilitar a observação da fauna local.

O destino é uma verdadeira viagem no tempo, com museus que indicam a presença humana através de pinturas rupestres. Além disso, ali nos vales mais úmidos há resquícios de Mata Atlântica nas planícies e de Floresta Amazônica nos planaltos – prova de que, há milhares de anos, ali foi fronteira entre dois biomas do Brasil.

 

Dezembro – Praia do Patacho

Na Rota Ecológica de Alagoas, a Praia do Patacho é um refúgio de natureza, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Por lá, a paisagem é preenchida com areias claras, água translúcida e coqueiros vistosos ao fundo. Próxima a São Miguel dos Milagres e longe do turismo de massa, é um destino para quem gosta de tranquilidade e sossego. Por lá, aproveite as mudanças de cenário com a variação das marés e o nascer da lua no horizonte, junto ao mar.

 

Descubra o seu melhor Brasil. E conte com a gente para isso.

Conte com a TERRAMUNDI para fazer sua viagem pelo Brasil. Planeje-se com quem entende de viagens, conhece os destinos e tem contatos preciosos pelo nosso país. Tenha exclusividade, com uma viagem feita sob medida para suas necessidades e gostos. Encontre também as melhores hospedagens e dicas de restaurantes luxuosos.

Posts Relacionados