Scroll to top

Viagem segura: o que fazer nos Lençóis Maranhenses?


terramundi - 8 de abril de 2021 - 0 comments

São 155 mil hectares tomados em dois terços por um campo de dunas que forma um cenário único no mundo. No terço restante, o encontro de biomas como a caatinga, a Amazônia e o cerrado preenche as paisagens, que se dividem entre ecossistemas como restingas e manguezais. Já seria o suficiente para encantar aqueles que apreciam a natureza em seu estado bruto, intocado, mas os Lençóis Maranhenses ainda oferecem lagoas interdunares em uma imagem que mais parece uma obra de arte.

Durante o período chuvoso da região, entre fevereiro e maio, os espaços formados pelo relevo onduloso das dunas se preenche de água. Até meados de setembro o destino é uma paisagem deslumbrante, responsável por atrair turistas do mundo inteiro. No entanto, se enganam aqueles viajantes que pensam que os Lençóis Maranhenses se resumem a isso: chegar a um Parque Nacional, observar as lagoas e ir embora. Esse é um destino realmente transformador.

 

Viagem segura: os cuidados tomados nos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reabriu para visitas em meados de 2020 e, desde esse momento, implementou protocolos de segurança para proteger os moradores da região e os viajantes. Coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque estabeleceu regras como:

É obrigatório o uso de máscaras dentro do parque;

Álcool em gel é disponibilizado nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários;

Materiais de uso coletivo são higienizados constantemente, com produtos adequados;

O banho nas lagoas está permitido, desde que não cause aglomerações.

Além dos protocolos estabelecidos pelo próprio parque, a Terramundi também trabalha com receptivos que oferecem:

 Veículos privativos, que priorizam a ventilação natural e cuja desinfecção é feita constantemente;

 Passeios agendados em horários alternativos, a fim de evitar o maior fluxo de pessoas.

Ao amanhecer, no pôr do sol ou para mirar as estrelas

Não será difícil cair de amores pelo destino. Acontece com todo o mundo. Mas existem experiências que tornam a viagem ainda mais marcante. Conhecer as lagoas dos Lençóis Maranhenses em períodos menos movimentados não é somente uma maneira de garantir a segurança, como também uma oportunidade de observar a famosa paisagem em novos tons.

Uma caminhada ao nascer do sol, quando as dunas recebem reflexos dourados e o silêncio reina absoluto. Ou um horizonte alaranjado, quando o sol já está indo embora, enquanto os guarás revoam e um piquenique fecha o dia. E ainda há a opção de conhecer o céu maranhense, tão repleto de estrelas que o azul escuro fica até tímido. 

Experiências especiais nos Lençóis Maranhenses

Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Mas a Terramundi prepara ainda atividades personalizadas, de acordo com o interesse e perfil dos viajantes. 

Em viagens com crianças, a família toda tem garantia de aproveitar o destino: na visita às lagoas, é possível realizar stand up paddle; nas dunas, há pranchas para todos se divertirem escorregando pela areia branca e fina.

Também é possível agendar uma caça ao tesouro – ou até outras brincadeiras regionais – para divertir as crianças. Em Atins, todos podem desfrutar de uma vivência com pescadores bastante genuína e profunda, com direito a almoço regional.

 

Reserve com confiança. Viaje em segurança.

Proporcionar viagens sem tumultos já era nossa prioridade. Agora, nesses tempos, isso se tornou uma solução. Em roteiros privativos, desenhados exclusivamente em cima de seu perfil e interesses, é possível voltar ao movimento.

Na Terramundi, você sempre terá contato direto com o consultor de viagens, que proverá suporte 24h onde você estiver. Teve qualquer problema? Fale com o agente. E não se preocupe. Nós trabalhamos com parceiros flexíveis e, eventualmente, em caso de real necessidade, nós conseguiremos retrabalhar seu itinerário. Realizaremos cancelamentos e remarcações ágeis, e você não terá que lidar com nenhum trabalho, porque toda a complexidade é assumida por nós.

Entre em contato e fale com um especialista sobre sua viagem para os Lençóis Maranhenses.

Posts Relacionados