Scroll to top

5 motivos para visitar o Cáucaso


terramundi - 17 de dezembro de 2018 - 0 comments

Cáucaso é uma região pouco explorada pelos brasileiros e – o mais curioso – é que há diversos motivos para ser diferente… Geórgia, Armênia, Azerbaijão, partes da Rússia, Turquia e Irã compõem essa área magicamente “escondida” entre as montanhas, entre o Oriente e o Ocidente – e você não só pode como deve explorar mais de um desses países em uma mesma viagem! É super possível, e aconselhável mesmo!

 

 

 

Para além da facilidade ir de um lugar para o outro, de carro ou de avião, há muitas outras razões que fazem do Cáucaso definitivamente uma região a ser incluída na sua rota! Separamos 5 pra você! Confira:

1. Cáucaso do Sul

A região conhecida como Cáucaso do Sul é composta por três países: Geórgia, Armênia e Azerbaijão, e digamos que ela por si só guarda o melhor do Cáucaso em termos de viagem. Estes 3 países são ricos em história, cultura, gastronomia e paisagens de fazer cada foto valer a pena. Os 3 são ex-repúblicas soviéticas, geograficamente na Ásia (Geórgia e Armênia culturalmente na Europa), pouco conhecidos e super autênticos. Viajar por lá é trazer uma bagagem de infindáveis e únicas lembranças.

 

2. Cultura e história milenar

A parte cultural merece um destaque. A capital da Armênia, Erevan, é considerada das mais antigas cidades do mundo. Já a antiga capital da Geórgia, Mtscheta, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO sendo um verdadeiro museu com muitos monumentos arquitetônicos e históricos, além de centros religiosos. No Azerbaijão, invasões persas, turcas, árabes, russas e otomanas garantiram uma identidade cultural, religiosa e étnica bastante variada: em Baku, a porta de entrada do país, conta tanto com um lado moderno como a arquitetura como o Icheri Sherer, o bairro que é um respiro de história que nos levam lá para os séculos XI e XII.

 

3. Montanhas

A cordilheira fica ali o tempo todo abraçando os cenários do Cáucaso: as montanhas são tão lindas e imponentes… Por isso, muitas vezes, vale fazer parte da viagem de carro, para explorar estradas, paisagens e ângulos diferenciados. Para quem quer ainda mais contato com a natureza próxima do céu, é possível pensar em incluir no roteiro uma estação de esqui.

 

4. Culinária

Se há cerca de 100 etnias diferentes pelo Cáucaso, imagine quantos sabores compõem a gastronomia dos países que formam a região? Uma vez em solo caucasiano, prepare-se para saborear pratos árabes, outros russos, e carne de porco no estilo do leste europeu. Conhecido como “pão-folha”, o Lavash  (um pão produzido sem fermento, preparado por moradores da área rural) vai te surpreender. E tantos outros pratos e sabores tradicionais. O conhaque Ararat, produzido desde 1887 e composto por uvas brancas nativas e envelhecidas em barris de carvalho do Cáucaso, é um segredinho a mais: dentre os adoradores da bebida alcóolica mais consumida na antiga União Soviética, está o ex-primeiro ministro britânico, Winston Churchill.

 

5. Religiões

O Cáucaso reúne muita história relacionada às religiões e você vai poder entender o surgimento delas no território a partir das mudanças sociais, políticas e culturais. O Monastério de Khor Virap, berço do cristianismo armênio onde o primeiro católico do país foi encarcerado durante 13 anos até o rei e o povo reconhecer a fé católica, é um exemplo. Há ainda o Templo Pagão Garni, datado do primeiro século depois de Cristo, o Monte Ararat que faz parte das descrições da Arca de Noé e outras tantas possibilidade de viajar pelo tempo e pela fé.

 

Enfim, os países do Cáucaso são deliciosamente ricos em diferenciais essenciais para uma viagem ser uma verdadeira experiência. Uma jornada… É só traçar a rota e seguir rumo à EuroÁsia!