Scroll to top

Confira Nossa Seleção dos Melhores Destinos do Brasil e Suas Melhores Épocas!


terramundi - 18 de fevereiro de 2019 - 0 comments

Quem ama viajar vai gostar de conferir nossa lista com os melhores destinos do Brasil para conhecer. Saiba informações completas e planeje sua viagem o quanto antes!

Conheça os 9 melhores destinos do Brasil

Brasil é mesmo uma mistura exuberante de beleza natural, cultura especial, charme acolhedor e destinos que permeiam tudo isso. Por isso, é comum a dúvida de quando ir para a Amazônia, Bahia, Bonito, Jalapão e outros destinos.

Para ajudar, o clima do nosso país é extremamente favorável que delicadamente nos dá a melhor direção, conduzindo a Norte, Sul, Leste e Oeste. Só não podemos dizer que fica fácil escolher dentre as opções, pois são tantos lugares lindos que fica difícil! Selecionamos os melhores destinos do Brasil. Quer conhecê-los? Confira todas as informações!

 

1. Fernando de Noronha

O paraíso brasileiro, no estado de Pernambuco, reúne 14 praias, três baias e uma enseada. Também conta com piscinas naturais e refúgios para contemplação da natureza, seja na parte “mar de dentro” (voltada para o Brasil), quanto na parte “mar de fora” (com um oceano de possibilidades literalmente).

As praias voltadas para o nosso continente parecem um cenário de filme com areias claras e mar tranquilo durante a maior parte do ano. Isso muda com a chegada dos famosos “swells” em dezembro — tempestades no hemisfério norte que refletem em ondas enormes por aqui e abrem a temporada de surf até março!  

 

Fernando de Noronha paisagem

 

Embora mais disputada, a época de festas é também oportunidade para os viajantes que não surfam, mas que desejam entrar em contato com a natureza idílica para apertar o “start” em um novo ano.

Do outro lado da ilha fica o “mar de fora”, dono de um azul impressionante e mar agitado. Em alguns pontos, os arrecifes protegem e as águas ficam calmas e deliciosas para o banho de mar!  

Janeiro, fevereiro e março também são ótimos meses para explorar o arquipélago, reconhecido como um dos mais lindos do mundo. Mas, quem ama esportes precisa saber que a partir de setembro, Fernando de Noronha torna-se ainda mais receptiva para o mergulho.

 

2. Chapada da Diamantina

Em novembro, dezembro e janeiro, a Chapada da Diamantina recebe o afago da chuva, o que deixa suas cachoeiras, rios e piscinas naturais bem mais cheias e super convidativas!

Não sabe muito bem do que estamos falando? O Parque Nacional da Chapada fica no centro da Bahia, bem onde nascem os rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas. Ou seja, dá pra imaginar o tanto de água que desliza pelo relevo e forma incríveis quedas d’água?

 

Melhores destinos do Brasil — Chapada Diamantina

 

Com mais de trezentas cachoeiras e inúmeras trilhas, grutas e montanhas, a região é o lugar certo para quem curte conhecer a natureza por ângulos diversos. Você vai se divertir sem repetir uma atração sequer! Entre elas, o Morro do Pai Inácio, a Gruta da Pratinha, o Poço Azul e as Cachoeiras da Fumaça, do Buracão e do Mosquito.

Fica a dica: quanto mais tempo tiver para a viagem, maior a chance de ir além do óbvio e desbravar lugares ainda pouco explorados. Uma opção é apostar no período de seca, a partir de maio, ideal para se aventurar no trekking por ali. Mas, claro, em qualquer época você terá o privilégio de apreciar os encantos da pequena cidade tombada como Patrimônio Nacional que atrai viajantes de diversos países!

 

3. Chapada dos Veadeiros

Um dos principais destinos do Brasil e também um dos mais místicos. Fica em Goiás e é o lugar certo para aproveitar o contato com a natureza ou experimentar o lado esotérico. Isso porque alguns acreditam que o Alto Paraíso tem uma energia especial potencializada pela natureza do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Deixando hipóteses de lado, algo é certo: a Chapada dos Veadeiros está na mesma latitude de Machu Picchu e sobre uma enorme placa de quartzo! Sem falar que é um importante berço hidrográfico nacional, recheada de magníficas cachoeiras, rios cristalinos e imponentes paredões rochosos.

 

Melhores destinos do Brasil — Chapada dos Veadeiros

 

O roteiro por lá inclui desde passeios mais calmos — como caminhadas, observação de pássaros e meditações —, até os que dão aquela boa dose de adrenalina! Para os que gostam de aventura, são algumas possibilidades: mergulho, rapel e tirolesa nas quedas d’água.

Sua dúvida é quando ir? Bem, nessa região, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvas começando em outubro e se estendendo até abril. Na seca, algumas cachoeiras ficam quase sem água, mas a natureza abre caminho para o trekking, e algumas quedas d’água ficam mais cristalinas.

 

4. Amazônia

De dezembro a maio, é a época de chuvas, o que é sinônimo de rios mais cheios e os famosos igapós. Ou seja: a mata fica misturada à área alagada!

De junho em diante, é a seca quem deixa a Amazônia mais linda: com menos chuvas, os rios têm menor nível de água e, por consequência, formam-se as praias fluviais! É um grande privilégio sentir o clima da floresta que fica super agradável e conta com uma energia inexplicável.

 

Melhores destinos do Brasil — Amazônia

 

Viver uma experiência amazônica é algo a se levar para a vida, e a se fazer de forma sustentável e com muito conforto.

Baú de crenças, tradições, fauna e flora riquíssimas, é onde a gratidão abre as portas para vivências e reflexões inesquecíveis. Com exceção de setembro, mês de temperaturas muito altas, toda hora é hora de conhecer o verde do pulmão do mundo. Desfrute, ele é brasileiro!

 

5. Cânios do Sul

É no inverno, especificamente de junho em diante, a melhor época para visitar os Cânions do Sul! Com temperaturas baixas, boa visibilidade e chuvas raras, o local conta com uma paisagem incrível, com aquele branquinho da geada!

A fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina merece a visita: ela guarda o maior conjunto de cânions da América do Sul, com cerca de 200 quilômetros de fendas que rasgam o solo a 1.400 metros de altitude e com características únicas: diferentes de outros pelo mundo, que quase sempre são desprovidos de vegetação. Nossos cânions são ornamentados por muito verde. Que privilégio, não é mesmo?

 

Melhores destinos do Brasil — Cachoeira Itaimbezinho Canyon with fog at Aparados da Serra National Park - Cambara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil

 

Entre os três cânions mais instigantes do Rio Grande do Sul, estão Cânion Monte Negro, Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza. Os dois últimos no município de Cambará do Sul, sendo que o Fortaleza é o cânion brasileiro que mais chama a atenção, por conta da verticalidade de seus abismos paralelos, parecendo um enorme rachadura na terra!

Quer outra época para visitar essas belezas? É em março que os Cânions do Sul entram na vibe do outono. Por isso, a visibilidade da região começa a melhorar e as temperaturas tendem a diminuir. Esses são os atrativos para quem não quer sentir tanto frio e curtir banhos de rio!

 

6. Bahia

A Bahia espera você com um dos litorais mais belos do país e com tesouros guardados, preservados, aninhados timidamente à beira-mar. Este é o caso da Península do Maraú, onde estão mais de 40km de praias praticamente desertas e uma paisagem digna de deixar o celular de lado e registrar o momento na memória.

Em Trancoso, hospedagens de luxo conservam a essência bucólica e a atmosfera hippie.

 

Melhores destinos do Brasil — Bahia

 

Ainda que você tente se afastar da costa, o paraíso te persegue em ilhas como Tinharé, onde está Morro de São Paulo. Mais ao sul, o Arquipélago dos Abrolhos, casa de baleias Jubarte de julho a outubro.

Quando ir? Especialmente de agosto a março, antes das chuvas. Mas sempre você vai poder provar a deliciosa e temperada culinária, regada a vatapá, caruru e munguzá. 

 

7. Praias de Alagoas ou Ceará

No Ceará, as chuvas acabam por volta de julho. Agosto é ótimo para praticar kite e windsurf e você tem até dezembro para curtir as belas praias. O visual é composto por imensas dunas brancas que contrastam com pequenas vilas de pescadores.

Entre as estrelas discretas da região, Jericoacoara e sua Lagoa do Paraíso, que faz jus ao nome descortinando um cenário formado por águas cristalinas e dunas claras! Lagoa Azul e a própria Praia de Jericoacoara são outros ápices de uma jornada leve, tranquila e paradisíaca.

 

Melhores destinos do Brasil — São Miguel dos Milagres

 

Praia do Francês e as Galés de Maragogi são apenas o começo da imersão por Alagoas. É um estado privilegiado que guarda a segunda maior barreira de corais em extensão, quase como a da costa australiana.

É nele ainda que estão Praia do Gunga (e sua sequência impressionante de coqueiros), Praia de Antunes (com mar turquesa) e a pequena e charmosa São Miguel dos Milagres (uma das mais antigas vilas de pescadores da região), além de pousadas ecológicas e restaurantes estilosos.

Quer acertar na escolha do mês? Aposte no intervalo entre setembro e março, sendo que nesses dois meses as praias são especialmente mais vazias e atraentes! E é entre setembro e novembro que acontece o Festival da Lagosta de Maragogi, um dos atrativos regionais.

 

8. Jalapão

Ainda não conhece o estado mais novo do Brasil? Aproveite, ele é um dos paraísos nacionais de ecoturismo! Paisagens exuberantes não deixam faltar piscinas naturais, cachoeiras cristalinas e dunas douradas. Nelas, caminhadas e canoagem são algumas das atividades que desnudam a natureza ao mesmo tempo em que a preservam.

Um deserto das águas, o estado cujo nome vem da Jalapa, planta comum na região dona de propriedades medicinais, e onde a viagem é uma deliciosa expedição.

 

Melhores destinos do Brasil — Jalapão

 

O Parque Estadual do Jalapão, no coração do país (entre os estados da Bahia, Maranhão e Piauí) promete mesmo! É lá onde o Tocantins surpreende — não só pela beleza natural, mas por alinhavar o primitivo ao desenvolvimento.

A produção de seda de buriti é a principal fonte de renda local e motivo de estudo para garantir seu uso sustentável. É possível visitar o Jalapão o ano todo, mas a estação seca, que vai de maio a setembro, é a mais indicada.

De outubro a  abril o dia é menos quente e a noite é menos fria, um ponto a se considerar, mas as chuvas podem atrapalhar os passeios e afetar a visibilidade do por do sol, algo a se contemplar na viagem!

 

9. Pantanal e Bonito

O Pantanal é bem especial no período de chuvas, de outubro a abril! Isso porque a água que cai forma o espelho d’água na planície, cena para não esquecer. Essa é a época ideal para passeios de barco, ainda que ela traga mais aventura no acesso às pousadas.

Ir ao Pantanal e não curtir um pouco de adrenalina é deixar de lado um dos seus pontos fortes, ainda que o destino seja perfeito também para os mais contempladores.

Na seca, outro atrativo: esse é o melhor período para ver os animais pantaneiros em safáris fotográficos e caminhadas guiadas por nativos. À mesa dos pantaneiros, pode esperar peixes de água doce oriundos dos rios da região, que preenchem não só o cardápio, mas também o horizonte e o coração de quem passa por lá.

 

Melhores destinos do Brasil — Bonito Cachoeira

 

Quem se aventura pelo centro-oeste do país surpreende-se também com Bonito, considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil e exemplo mundial de turismo sustentável. Há passeios para todos os gostos e idades, rios de águas transparentes, cachoeiras belíssimas e grutas de arrancar o fôlego que se unem à ótima infraestrutura.

De dezembro a fevereiro, segredinho: o sol incide sobre a gruta do Lago Azul. Em contrapartida, é na seca (entre maio e setembro) que os rios ficam mais cristalinos e com mais peixes, ideais para mergulho e snorkelling. Dica: aposte em um roteiro que una Pantanal e Bonito, ambos formam uma dupla perfeita para explorar o Brasil!

 

Faça sua viagem de férias!

Conte com a TERRAMUNDI para fazer a melhor viagem de férias da sua vida! Planeje-se com quem entende de viagens e escolha os roteiros que são a sua cara para aproveitar em grande estilo e com muita segurança!

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Posts Relacionados