Scroll to top

Viagem para Jalapão — onde a natureza basta


terramundi - 24 de dezembro de 2019 - 0 comments

Relato de viagem de Juliana Amarante, consultora Terramundi

O Jalapão nunca foi um destino que eu sonhava em conhecer. A surpresa positiva que tive foi a melhor recompensa. A força que a natureza tem de nos revigorar é impressionante, e a viagem para Jalapão foi isso: a cura da forma mais bruta.

O roteiro iniciou-se em Palmas. Visitamos o distrito de Taquaruçu para conhecer suas cachoeiras e depois percorremos as cidades que estão em torno do Parque do Jalapão, São Félix, Mateiros e Ponte Alta.

Era outubro, no início da época de chuvas. Achei que isso seria um problema, mas quando estava lá percebi o quanto as chuvas ajudavam a refrescar o dia, porque durante todo ano o clima é muito quente.

No grupo havia perfis bem diferentes de viajantes: casais, pai e filho, amigas e outros sozinhos também, assim como eu — o que me mostrou que a viagem para Jalapão pode ser interessante para várias pessoas, em diversos momentos da vida.

Pelo caminho, pudemos conhecer um pouco da vida de quem mora lá. Sempre fazíamos paradas e almoços nas casas dos moradores locais. Além da comida maravilhosa (que achei que seria difícil por eu ser vegetariana, mas nunca comi tão bem), sempre tínhamos um tempinho para bater papo. Essa conexão foi o que mais gostei da viagem.

Destaques da viagem para o Jalapão

Depois de percorrer tantas paisagens, das dunas aos fervedouros, é difícil escolher apenas um destaque. No entanto, o dia do trekking até a Cachoeira da Velha é, sem dúvidas, um passeio inesquecível.

Essa é uma experiência que só realizamos nesse roteiro, então não encontramos outros grupos em nenhum momento da trilha. Pelo contrário, só víamos as pegadas de onças e outros animais que também tinham passado por aqueles lugares.

Para mim foi o dia em que mais pude sentir e ver o Cerrado de perto. Conhecendo as plantas com propriedades medicinais, vendo o sol nascer enquanto andávamos num campo aberto e agradecendo a cada pedaço de sombra que as veredas tinham. Foram 12 km de trilha até a cachoeira, que considero a mais bonita e imponente do Jalapão.

No final do dia, descemos o Rio Novo por cerca de 2 horas de Rafting. É indescritível a sensação de entrar atrás da queda da cachoeira, ver os entornos do rio que ainda são intocados e ter a sorte de avistar um casal de Araras-Azuis.
No último dia do roteiro, quando conhecemos um lugar maravilhoso que é o Cânion Encantado, paramos para almoçar na casa do Sr. Juraci.

esportes na região do Jalapão
A família toda ajudava na cozinha, a mãe, o pai, a irmã e os filhos do Juraci. Tirando o arroz e o macarrão, toda comida tinha vindo do quintal deles. Foi uma ótima despedida do Jalapão, e com certeza todo grupo ficou com vontade de voltar pra lá e para outras regiões do Tocantins.

encantos do JalapãoConheça o Jalapão com a TERRAMUNDI

A Terramundi possui viagens sob medida para você conhecer o Jalapão e outros lugares surpreendentes do Brasil, com todo o conforto e segurança que deseja.

Conheça esse paraíso brasileiro e mergulhe na cultura local do Tocantins. Faça uma viagem exclusiva e transformadora.

Posts Relacionados