Scroll to top

Uma viagem pelo Jalapão


terramundi - 21 de junho de 2023 - 0 comments

Formações rochosas imponentes, fervedouros, cachoeiras, rios de águas cristalinas, dunas de areias alaranjadas e chapadões. Conhecido por suas paisagens exuberantes, o Jalapão é um verdadeiro paraíso natural que atrai a atenção de viajantes em busca de aventura e contato com a natureza. Estende-se por uma área de aproximadamente 34.000 quilômetros quadrados, abrangendo partes dos municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo e São Félix do Tocantins.

 

Um pouco sobre o destino

No Jalapão, o estilo de vida é marcado pela simplicidade e pela conexão com a natureza. A região é habitada por comunidades quilombolas e por pessoas que vivem da agricultura familiar e do artesanato local. Os moradores preservam suas tradições e estão abertos a receber turistas, proporcionando uma troca cultural enriquecedora.

A boa mesa por lá também conquista corações. A região oferece pratos deliciosos que valorizam ingredientes regionais e a culinária tradicional. Alguns dos mais conhecidos são o peixe assado na folha de bananeira, o arroz com pequi e a farofa de mandioca. Mas lá você encontra também frutas típicas do cerrado, como o cajuzinho-do-cerrado e o baru, além dos produtos caseiros, como queijos, doces e geleias, que são produzidos artesanalmente na região e oferecem sabores autênticos e únicos.

 

O Jalapão é um bom destino para qual tipo de viajante?

As viagens ao Jalapão podem ser adaptadas para diferentes tipos de viajantes. Para aqueles que buscam aventura e adrenalina, é possível realizar trilhas, trekking, rapel, canoagem e até mesmo a prática do sandboard nas dunas. Já para os amantes da fotografia e contemplação da natureza, o Jalapão oferece uma infinidade de cenários deslumbrantes para serem registrados. Há também opções de viagens mais relaxantes, onde se pode aproveitar banhos em cachoeiras e mergulhos em águas cristalinas.

 

Quando ir?

A melhor época para viajar para o Jalapão é durante a estação seca, que ocorre entre maio e setembro. Nesse período, as chuvas são escassas, as temperaturas geralmente são mais amenas e os rios e cachoeiras estão com seus níveis mais baixos, o que facilita o acesso e a prática de atividades como banhos e mergulhos. Além disso, as trilhas e estradas costumam estar em melhores condições, facilitando a locomoção e o deslocamento entre os atrativos turísticos.

 

O que fazer no Jalapão?

No Jalapão, há uma infinidade de atividades e atrativos para explorar. Aqui estão alguns dos principais pontos turísticos e atividades que você pode desfrutar na região:

Cachoeira da Velha – Localizada no Rio Novo, é uma das maiores cachoeiras do Jalapão, com aproximadamente 100 metros de largura. É um cenário impressionante e perfeito para admirar a beleza da natureza.

Fervedouros – São nascentes de rios subterrâneos com águas cristalinas e areia no fundo, onde é impossível afundar. São verdadeiros oásis de tranquilidade e proporcionam uma experiência única de flutuação.

Dunas do Jalapão – As dunas alaranjadas são um dos cartões-postais da região. Subir até o topo das dunas e apreciar a vista panorâmica é uma atividade imperdível.

Serra do Espírito Santo – Uma imponente formação rochosa com trilhas que levam a mirantes naturais, permitindo vistas deslumbrantes da região. É uma ótima opção para os amantes de trekking e fotografia.

Cachoeira do Formiga – Uma pequena queda d’água com uma piscina natural cristalina, de cor verde esmeralda. É um local perfeito para relaxar e se refrescar.

Rafting no Rio Novo – O Rio Novo oferece ótimas oportunidades para praticar rafting, proporcionando aventura e emoção em meio às corredeiras e paisagens incríveis.

Comunidades quilombolas – Conhecer e interagir com as comunidades quilombolas locais é uma forma de mergulhar na cultura e nas tradições da região. É possível aprender sobre a história, artesanato e culinária local.

Trilhas e caminhadas – Há diversas trilhas e caminhadas que podem ser exploradas no Jalapão, permitindo aos visitantes conhecer a fauna e flora local, com destaque para o Cerrado.

 

O que é preciso saber antes de ir

Antes de viajar para o Jalapão, é importante estar preparado para garantir uma viagem segura e confortável. Aqui estão algumas informações essenciais que você deve saber:

Clima e temperatura: O Jalapão possui um clima tropical e, durante a estação seca, as temperaturas podem ser altas, com médias em torno de 30°C durante o dia. Esteja preparado para enfrentar o calor e proteja-se do sol.

Roupas adequadas: Leve roupas leves e confortáveis, preferencialmente de tecidos respiráveis, como algodão ou tecidos tecnológicos que ajudam a manter a temperatura do corpo. Opte por roupas de manga longa e calças para proteger-se do sol e de insetos. Não se esqueça de levar um bom par de tênis ou botas de trilha, pois algumas atividades envolvem caminhadas e terrenos acidentados.

Protetor solar e repelente: Devido ao clima e às atividades ao ar livre, é imprescindível proteger-se dos raios solares com o uso de protetor solar de amplo espectro e com fator de proteção solar (FPS) adequado. Além disso, leve um repelente eficaz para se proteger contra insetos, especialmente durante as trilhas e passeios em áreas mais próximas à natureza.

Nível de intensidade das atividades: As atividades no Jalapão podem variar em termos de intensidade física. Algumas trilhas e caminhadas podem exigir um esforço moderado, enquanto outras são mais leves e acessíveis. Certifique-se de escolher atividades que estejam de acordo com o seu nível de condicionamento físico e informe-se com antecedência sobre as exigências de cada passeio.

Água e alimentação: Durante os passeios, é importante estar bem hidratado. Leve sempre uma garrafa de água para beber ao longo do dia. Quanto à alimentação, é recomendado levar lanches leves e nutritivos, como frutas, barras de cereais e sanduíches, pois em algumas regiões do Jalapão pode ser difícil encontrar opções de alimentação durante os passeios.

Lembre-se de respeitar a natureza, seguir as instruções dos guias e deixar o ambiente como encontrado, sem deixar resíduos ou danificar a fauna e flora local. Com os cuidados adequados, você poderá desfrutar plenamente das belezas naturais do Jalapão e ter uma experiência memorável.

Posts Relacionados