Scroll to top

4 viagens com um olhar no turismo sustentável


terramundi - 7 de fevereiro de 2023 - 0 comments

“Turismo que leva em consideração seus impactos psicológicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades anfitriãs”. É assim que a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas define o turismo sustentável. Na prática, ele é o conjunto de ações cotidianas da indústria do turismo, dos viajantes e dos governos, que visa minimizar os impactos negativos das viagens, como danos ao ambiente natural e às comunidades locais, e busca maximizar os impactos positivos, como  a criação de empregos, preservação e interpretação do patrimônio cultural, entre outros.

Para começar a ser um viajante mais responsável, é preciso estar bem orientado quanto às escolhas de um roteiro. Há diversos aspectos a serem observados em uma viagem que podem torná-la menos impactante ao ambiente natural e social e um deles é a escolha das acomodações.  Por isso, selecionamos 4 viagens com hospedagem em acomodações que prezam por escolhas sustentáveis. Confira.

 

Amazônia

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá já foi eleita como o melhor destino de ecoturismo do planeta pela revista americana Condé Nast Traveller. Além de ser um centro de pesquisa sobre a biodiversidade amazônica, há também a pousada Uakari, formada por acomodações flutuantes, que ficam sobre as águas no centro da região inundada. Lá, as comunidades locais são as protagonistas: do recepcionista ao gerente, todos os funcionários são moradores da Amazônia e contribuem para sua preservação. Dessa maneira, o turismo é, ali, base para o desenvolvimento da população local e das pesquisas. Por isso, a Uakari é considerada um empreendimento modelo no Brasil: de pensamento e execução ecológica e sustentável, para e junto a quem é dali. 

 

 

Pantanal

A estadia autêntica, em meio à natureza, permite momentos especiais, criados com carinho, para agradar as crianças, como a caça ao tesouro, a visita à escola da região do Rio Negro e outras atividades que resgatam a cultura pantaneira, como o laço e o bozó. Fundada a mais de 30 anos, a pousada Caiman está envolvida em iniciativas de preservação do bioma e ajudam a entender melhor a natureza, como Onçafari, o Instituto Arara Azul e o projeto Papagaio-Verdadeiro. Além disso, por lá você é recebido e acompanhado por um anfitrião, com um atendimento cuidadoso e próximo.

 

 

Ilhas Galápagos

Você voa por mil quilômetros Oceano Pacífico adentro, pousa em uma das três ilhas habitadas de um arquipélago idílico e passa dias navegando por praias desertas, caminhando sobre lava, mergulhando com snorkel e observando os animais mais fascinantes que já viu na vida. Para complementar a viagem, a estadia em um hotel moderno e exclusivo, pioneiro em práticas sustentáveis da região. Além de ser carbono neutro por meio dO programa de compensação nas biodiversas florestas de Chocó no Equador, o Finch Bay também trabalha com tratamento e reutilização das águas residuais, eletricidade econômica e tem política de zero plástico descartável. 

Futaleufú

O Pata Lodge oferece uma experiência sustentável no meio de uma fazenda de produção orgânica, imerso na beleza natural do norte da Patagônia chilena, pertinho da fronteira argentina – e cercado por paisagens deslumbrantes de rios, lagos e montanhas nevadas. E o Pata é diferente de qualquer outra hospedaria que você ouviu falar. 

Às margens do rio Futaleufú, a possibilidade de uma vida em família no campo, em contato com a terra e com as águas. Além da vivência no dia a dia da fazenda, que envolvem atividades como colheita, pasto, produção de mel e preparos da cozinha, dá para curtir atividades como o famoso rafting nas turbulentas (e geladas) águas do Rio Futalefú, um dos mais renomados do mundo para essa prática. Caminhadas, cavalgadas e outras atividades aquáticas como caiaque, stand-up paddle e fly fishing também podem ser organizadas. Nos dias quentes, os mais corajosos podem nada no rio direto do remanso formado bem em frente ao lodge.

À noite, dá para curtir um vinho em frente a lareira ou assistir a um filme no cinema montado ao ar livre. O Pata Bistro é outro destaque, com menu orgânico desenvolvido de acordo com a produção dos alimentos da fazenda, no melhor conceito “from farm to table”. rafting, caminhadas, cinema ao ar livre e diversas outras atividades preenchem os dias.

 

 

Posts Relacionados