Scroll to top

Uma viagem pelo Irã


terramundi - 31 de janeiro de 2023 - 0 comments

Vou-me embora pra Pasárgada. E para Persépolis, Teerã, Isfahan e Shiraz. Lá no Irã, os estereótipos negativos da nação se desfazem. Um povo extremamente hospitaleiro e um país que ainda está se abrindo para o turismo recebem seus visitantes com encanto e gentileza. De pano de fundo, são mais de 2500 anos de história a partir do Império Persa, o maior da antiguidade. Há construções da época de Ciro, o Grande; mesquitas que são verdadeiras obras-primas; desertos que se estendem em dunas; montanhas com picos cobertos por neve, praias de águas límpidas e tons turquesa. Na essência de tudo isso, o Irã se mostra um país grande: em extensão, em história e em cultura.

 

Quando ir?

Por ser enorme em dimensões territoriais, o Irã possui muitas paisagens diferentes, e a melhor época para visitar o país depende de qual região você quer conhecer. Em geral, é preciso estar atento apenas aos meses de verão e inverno, porque no Oriente Médio as temperaturas podem chegar a extremos e deixar a viagem desconfortável. Evite o período de calor intenso e também de neve, que pode bloquear as estradas. Em geral, a primavera (março-maio) e o outono (setembro-outubro) são os melhores meses para visitar o Irã. 

 

O que conhecer no Irã?

 

Teerã

A atmosfera de cidade grande pode não encantar de primeira quem visita a capital do Irã, mas há muito a se descobrir nos entremeios da metrópole. Cheia de vida e moderna, Teerã é lar de monumentos religiosos grandiosos, museus de densa história e monumentos que marcam momentos de revolução nos rumos do país – como é o caso da Torre Azadi. Em composição a esse cenário já impressionante, montanhas se erguem cobertas de neve para emoldurar  a paisagem e 800 parques e jardins se espalham pela cidade, colorindo a paleta local. 

 

Persépolis

A cidade foi fundada por Dario, o Grande por volta de 515 aC, em um vale remoto. A ideia é que fosse a capital do vasto Império Persa. Apesar de ter sido saqueada por Alexandre, o Grande em 330 aC, manteve os poderosos monumentos construídos por sucessivos governantes, incluindo as colossais colunas do Palácio Apadana e o Portão de Xerxes, impressionantes baixos-relevos e os túmulos de Naqsh-e Rostam.

 

Shiraz

Shiraz foi uma das cidades islâmicas mais importantes do mundo nos tempos medievais e até hoje tem sido o amado centro da cultura persa. Além de conter os túmulos de muitos poetas famosos, suas gloriosas atrações incluem a mesquita Shah-e-Cheragh, com seu interior espelhado em mosaico, e a fortaleza Arg-e Karim Khan.

 

Esfahan

Antiga capital da Pérsia, é considerada por muitos como a cidade mais bonita do Irã. Repleta de mesquitas, com um bazar e com o enorme palácio Kakh-e Ali Qapu, encanta os visitantes com os trabalhos de azulejo azul – além do pôr do sol sobre o rio, melhor visualizado de uma das pontes históricas.

 

É seguro viajar para o Irã?

Na televisão e outros meios de comunicação, o Irã é retratado como um país inseguro, um lugar que você correrá risco se visitar. A verdade é que viajar para lá definitivamente tem suas peculiaridades, mas se você estiver disposto a respeitar a cultura local, poderá aproveitar a viagem sem problemas de segurança. 

Por ser um país islâmico, há algumas coisas que você precisa saber sobre a religião e a cultura antes de ir, para que possa mostrar respeito absoluto. Além disso, há períodos em que a população realiza protestos – e esses momentos devem ser evitados. 

No entanto, fora do período de protestos e respeitando os costumes religiosos, uma viagem ao Irã não precisa ser nada difícil. O turismo por lá está crescendo; o ódio ao mundo ocidental não é tão comum quanto a mídia gosta que você pense, e viajar pelo país é seguro.

 

Viaje para o Irã com a Terramundi

Uma viagem começa bem a partir de uma boa conversa. Por isso, fazemos questão de ouvir atentamente quais são os seus desejos, expectativas e dúvidas, porque sabemos que isso é essencial para a produção de um roteiro sob medida. Entre em contato e planeje sua viagem para o Irã.

Posts Relacionados