Scroll to top

Relato de viagem: Turquia, uma viagem que mexe com todos os sentidos.


terramundi - 23 de janeiro de 2019 - 0 comments

Por: Ana Beatriz Demarchi Barel

Viajar para a Turquia é conhecer um país com paisagens belíssimas, regiões bem diferentes entre si, muita história e um povo afável. A cidade que hoje se chama Istambul já foi Constantinopla e, antes, Bizâncio. Fundada pelos gregos, pertenceu ao Império Romano, foi conquistada pelos otomanos e depois islamizada. Hoje, caminhar pelas ruas, palácios e mercados de Istambul é sentir todas as camadas de civilização que ali coexistem. Viver com as diferenças, mantra repetido à exaustão nos tempos atuais, é um dos princípios que guiou por séculos a formação da cultura istambuliota. Cheguei a Istambul com neve e a paisagem da cidade fica ainda mais delicada com suas mesquitas e igrejas bizantinas enfeitadas de neve. Na véspera da ida para a Capadócia, nevou muito em Göreme, o que fez com que as montanhas e as formações únicas das ‘chaminés de fadas’ estivessem cobertas de branco. Nas minhas referências ocidentais, as imagens me lembraram da história de João e Maria, dos doces da casinha da bruxa e sua cobertura de açúcar, um tempo fora do tempo. Grandes espaços, ótimos vinhos, casas trogloditas e um ambiente de misticismo, nesse berço do Cristianismo.

Em Efesus, as ruínas dessa cidade grega e, posteriormente, do Império Romano, construída por orientação do oráculo e protegida por Artemísia, deusa da fertilidade, voltamos ao passado e descobrimos um dos complexos arquitetônicos mais bem cuidados da Antiguidade. A biblioteca de Celsius, o teatro romano preservado, os banhos, os mosaicos encantam o viajante que ama História.

Minha viagem à Turquia, presente que me dei para festejar meu aniversário, foi um dos mais lindos e sensíveis momentos que tive. A Turquia é um país complexo, encruzilhada de inúmeras culturas e essa foi uma iniciação no Oriente Médio. Ela já me chama para uma próxima viagem e novos destinos. A lamparina, encontro num passeio pelas ruas de Istambul, vai trazer meus próximos desejos.

A Ana Beatriz, pesquisadora e professora de literatura brasileira e Teoria Literária / Doutora em Literatura Brasileira, viajou para a Turquia com a TERRAMUNDI em Janeiro de 2019 e nos presenteou com este lindo e sensível relato.
Conheça mais sobre o trabalho na página: https://www.facebook.com/biabarel/.