Scroll to top

O que Fazer em Istambul — A Cidade com Muitos Corações


terramundi - 11 de fevereiro de 2019 - 0 comments

x

 

O que fazer em Istambul — vista aérea de Istambul ao anoitecer

 

Ontem e hoje em Istambul

Istambul é um lugar mágico, um verdadeiro caldeirão cultural que pulsa no encontro entre o Oriente e o Ocidente. A principal cidade da Turquia já se chamou Bizâncio e Constantinopla e foi o antigo centro de poder do planeta. Por seu território já passaram romanos e otomanos, árabes e vikings, cristãos e muçulmanos, além de outros povos que deixaram marcas. Ou seja, o país tornou-se um verdadeiro museu urbano com milhares de heranças históricas.

Hoje, a cidade cosmopolita exibe com orgulho sua miscelânea de emoções e estilos. Em sua parte antiga estão as lembranças preservadas do passado: mesquitas, igrejas, bazares, palácios e o cênico estreito do Bósforo que a separa em dois continentes. Na parte nova e mais moderna encontramos bairros hipsters com uma atmosfera cool. Eles são repletos de galerias de arte, lojas modernas e vintages, bares, cafés, hotéis e restaurantes descolados que compõem uma agitada vida noturna junto com as baladinhas.

Viu só como Istambul consegue agradar gregos e troianos com seus muitos corações? Todos pulsantes e atraentes. Veja abaixo qual é o seu!

 

Saiba o que fazer no coração histórico de Istambul

Viajantes de todo o mundo vêm até Istambul ansiosos por conhecer esse lado da cidade, o seu magnífico e fotogênico centro histórico. Ele ostenta duas gigantes separadas por um grande jardim, a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia. A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmet foi construída no início do século XVII pelos otomanos. Ela possui seis belos minaretes no lado externo e seu interior conta com incríveis conjuntos de azulejos e vitrais coloridos.

 

O que fazer em Istambul — Blue mosque and hagia sophia

 

A Basílica de Santa Sofia foi erguida na época em que a cidade se chamava Constantinopla, a capital do Império Bizantino do Imperador Justiniano I. Também chamada de Haga Sophia, ou “Sagrada Sabedoria”, foi transformada em mesquita pelos muçulmanos com o fim do Império. Hoje, é um museu decorado de mosaicos banhados a ouro. Ao lado dela está outra construção impressionante: a Cisterna da Basílica, que tem a capacidade de abrigar impressionantes 30 milhões de litros de água.

Além das duas estrelas da parte antiga da cidade, na região estão outros pontos importantes e que valem a visita. Podemos citar alguns clássicos palácios: Beylerbeyi, Çiragan, Dolmabahçe, Küçüksu e o Topkapi. Este último serviu de abrigo para os sultões otomanos e o seu harém. Não deixe de conferir o Tesouro Imperial do palácio, que inclui um diamante de 86 quilates!

Outras maravilhas bizantinas que não podem faltar no seu roteiro pelo coração histórico de Istambul:

  • a Praça Sultão Ahmet com o seu obelisco, onde no passado estava o vibrante Hipódromo de Constantinopla;
  • o Museu Kariye na belíssima Igreja Ortodoxa de São Salvador de Chora;
  • Torre de Gálata, chamada de Megalos Pyrgos por eles, e de onde temos uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade.

 

Coração romântico de Istambul

O que fazer em Istambul — Banho Turco

 

Istambul é um dos destinos mais românticos do mundo, sabia? É simples: a cidade une amor e paixão da mesma forma que entrelaça carinhosamente os dois continentes que a abraçam, o europeu e o asiático.

De dia há magia, história, cultura e paisagens apaixonantes! À noite, o cupido ganha uma forte aliada: a vibrante e exótica vida noturna, cheia de bons restaurantes e lugares interessantes para construir memórias a dois.

Confira cinco maneiras de aproveitar Istambul ao lado de quem se ama:

  • Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo — pode ser com a luz do sol ou à luz do luar! É uma das experiências mais inspiradoras em Istambul e uma maneira diferente de desfrutar a cidade por seus caminhos de água. À luz do sol ou da lua, o casal irá viajar pelo tempo da cidade antiga para a nova, apreciando construções encantadoras, palácios e vilas otomanas que brilham como joias na costa dos dois continentes.

 

  • Um jantar especial — opções gastronômicas não faltam e atingem em cheio qualquer coração! Para uma proposta mais sofisticada e alguns dos melhores pratos da alta cozinha turca, a dica é o Restaurante Nicole. No terraço de um lindo edifício e com a vista de Istambul absolutamente deslumbrante à noite, você e seu amor vão se apaixonar ainda mais. Outras sugestões: The Sarnic e La Maison Restaurant.

 

  • Casa de Banho Turco (Hammam) — experimentar um banho turco tradicional é um privilégio, ainda mais a dois. Embora seja regra que homens e mulheres permaneçam separados, hammams modernos oferecem pacotes para casais que desejam algo com mais romance. Vocês irão relaxar no vapor e em seguida receber uma massagem vigorosa que acaba em um banho de espuma.

 

  • Andar de bicicleta na ilha de Büyükada —  As Prince Islands são um lindo arquipélago nos arredores de Istambul e Büyükada a maior de suas ilhas. Historicamente, o arquipélago serviu como refúgio para os ricos e, por isso, abriga belas casas otomanas. Sem tráfego, seu principal meio de locomoção é cavalo e charrete. Porém, é em uma bicicleta que os casais encontram maior liberdade de trajetos e fazem o passeio à sua própria maneira. Experimente parar em um dos cafés deliciosos por ali!  

 

  • Pôr do sol na Çamlıca Hill — O monte de Çamlica tem duas colinas com vista para o Bósforo e Mar de Mármara, um dos passeios mais lindos em Istambul e um dos lugares mais altos e charmosos da cidade. O local é importante na literatura turca, já que muitos poetas o mencionaram em suas obras. É um convite ao romântico regado com experiências únicas como o lanche tradicional, o “Gozleme”, sorvetes deliciosos, fontes, cafés, restaurantes, árvores históricas, tulipas coloridas e muitos pássaros!

 

Baladas e vida noturna em Istambul

Quer curtir mil e uma noites em Istambul? Aposte em uma das áreas mais ecléticas e agitadas: Beyoğlu! Super cool, esse bairro é ideal para badalar ao som de jazz, reggae ou soul music. Nossa dica é o clube Babylon, o local mais procurado e que poderia tranquilamente estar em Berlim ou Barcelona com sua alma 100% europeia.

O que fazer em Istambul?

 

Antes da balada propriamente dita, uma boa ideia é começar conferindo as galerias de arte super descoladas, no mesmo bairro.

Outras opções: jantar em uma mesinha na calçada da rua Sofyali, perambular pelos arredores curtindo o clima hipster ou escolher algum barzinho, um mais legal que o outro! Tem ainda Ortaköy e as ruazinhas próximas, com muita gente bonita e os clubs mais interessantes à beira do Bósforo, como o famoso Reina.

Para curtir a agitação durante o dia, os mercados são o que há de mais autêntico e curioso na metrópole. O Grand Bazar tem cerca de cinco mil lojas que vendem de tudo, com destaque para as lindas cerâmicas, luminárias, tapetes, tecidos e joias. Lá também é um ótimo lugar para tomar um café ou um chá. Para almoçar em um ambiente agradável, uma sugestão é o NAR Restaurant, em frente à entrada do bazar, no segundo andar de uma galeria.

Para mais pechinchas, há ainda o Bazar Egípcio ou Bazar das Especiarias. Ele é menor, com apenas 100 lojas e é muito conhecido por suas especiarias que mexem com os sentidos. Você pode esperar um verdadeiro show de cores, sabores e aromas. Desfrutará de cheiros de temperos, sementes, castanhas, frutas secas, doces, roupas, acessórios e souvenires. Já para encontrar lojas “poderosas” e mais caras, a dica é o bairro Nisantasi.

 

Cidades próximas a Istambul 

Se, além de saber o que fazer em Istambul, você também desejar saber quais são as cidades próximas, temos algumas boas opções, como:

  • Canakkale — o estreito de Dardanelos, próximo àparte mais estreita do canal.
  • Bursa — município que é a antiga capital do Império Otomano e, atualmente, é um local bastante desenvolvido;
  • Ulu Dagi — para os mais radicais tem uma estação de esqui e conta com um Parque Nacional de vegetação preservada.

 

Gostou de saber mais sobre essa localidade e quer conhecer tudo isso de perto? Conte com a TERRAMUNDI.

 

Alguma dúvida sobre o que fazer em Istambul? Fale com a gente!

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

Posts Relacionados