Scroll to top

Istambul: a cidade com muitos corações!


terramundi - 18 de abril de 2018 - 0 comments

Istambul é um lugar mágico, um verdadeiro caldeirão cultural que pulsa no encontro entre o Oriente e o Ocidente. A principal cidade da Turquia já se chamou Bizâncio e Constantinopla e foi o antigo centro de poder do planeta. Por seu território já passaram romanos e otomanos, árabes e vikings, cristãos e muçulmanos e outros povos que deixaram marcas, tornando Istambul um verdadeiro museu urbano com milhares de heranças históricas.

 

 

Hoje, a cidade cosmopolita exibe com orgulho sua miscelânea de emoções e estilos, sendo que na sua parte antiga estão as lembranças preservadas do passado: mesquitas, igrejas, bazares, palácios e o cênico estreito do Bósforo que a separa em dois continentes. E na parte nova e mais moderna encontramos bairros hipsters com uma atmosfera cool repletos de galerias de arte, lojas joviais e vintage, bares, cafés, hotéis e restaurantes descolados que compõem uma agitada vida noturna junto com as baladinhas.

 

Viu só como Istambul consegue agradar gregos e troianos com seus muitos corações? Todos pulsantes e atraentes. Veja abaixo qual é o seu!

 

Histórico

Viajantes de todo o mundo vêm até Istambul ansiosos por conhecer esse lado da cidade, o seu magnífico e fotogênico centro histórico. Ele ostenta duas gigantes separadas por um grande jardim, a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia. A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmet foi construída no início do século XVII pelos otomanos e tem seis belos minaretes no lado externo, e o interior com incríveis conjuntos de azulejos e vitrais coloridos.

 

Mesquita azul

 

A Basílica de Santa Sofia foi erguida na época em que a cidade se chamava Constantinopla, a capital do Império Bizantino do Imperador Justiniano I. Também chamada de Haga Sophia, ou “Sagrada Sabedoria”, foi transformada em mesquita pelos muçulmanos com o fim do Império e hoje é um museu decorado de mosaicos banhados a ouro. Ao lado dela está outra construção impressionante: a Cisterna da Basílica, que tem a capacidade de abrigar impressionantes 30 milhões de litros de água.

 

Além das duas estrelas da parte antiga da cidade, na região estão outros pontos importantes e que valem a visita, como os clássicos palácios: Beylerbeyi, Çiragan, Dolmabahçe, Küçüksu e o Topkapi, que serviu de abrigo para os sultões otomanos e o seu harém. Não deixe de conferir o Tesouro Imperial do palácio, que inclui um diamante de 86 quilates!

 

Outras maravilhas bizantinas que não podem faltar no seu roteiro pelo coração histórico de Istambul: a Praça Sultão Ahmet com o seu obelisco, onde no passado estava o vibrante Hipódromo de Constantinopla, o Museu Kariye na belíssima Igreja Ortodoxa de São Salvador de Chora e a Torre de Gálata, chamada de Megalos Pyrgos por eles, e de onde temos uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade.

 

Romântico

lugar para banho turco

 

Istambul é um dos destinos mais românticos do mundo, sabia? É simples: a cidade une amor e paixão da mesma forma que entrelaça carinhosamente os dois continentes que a abraçam, o europeu e o asiático. De dia há magia, história, cultura e paisagens apaixonantes! À noite, o cupido ganha uma forte aliada: a vibrante e exótica vida noturna, cheia de bons restaurantes e lugares diferenciados para construir memórias a dois. Confira 5 maneiras de aproveitar Istambul ao lado de quem se ama:

 

  • Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo – pode ser com a luz do sol ou à luz do luar! É uma das experiências mais inspiradoras em Istambul e uma maneira bem diferenciada de desfrutar a cidade através de seus caminhos de água. Faça sol ou faça lua, o casal irá viajar pelo tempo, da cidade antiga para a nova, apreciando construções encantadoras, palácios e vilas otomanas que brilham como jóias na costa dos dois continentes.

 

  • Um jantar especial – opções gastronômicas não faltam e atingem em cheio qualquer coração! Para uma proposta mais sofisticada e alguns dos melhores pratos da alta cozinha turca, a dica é o Restaurante Nicole, no terraço de um lindo edifício e com a vista de Istambul absolutamente deslumbrante à noite. Outras sugestões: The Sarnic e La Maison Restaurant.

 

  • Casa de Banho Turco (Hammam) – experimentar um banho turco tradicional é um privilégio, ainda mais a dois. Embora seja regra que homens e mulheres permaneçam separados, hammams modernos oferecem pacotes para casais que desejam algo com mais romance. Vocês irão relaxar no vapor e em seguida receber uma massagem vigorosa que acaba em um banho de espuma.

 

  • Andar de bicicleta na ilha de Büyükada –  As Prince Islands são um lindo arquipélago nos arredores de Istambul e Büyükada a maior de suas ilhas. Historicamente, o arquipélago serviu como refúgio para os ricos e, por isso, abriga belas casas otomanas. Sem tráfego, seu principal meio de locomoção é cavalo e charrete, mas é em uma bicicleta que os casais encontram maior liberdade de trajetos e fazem o passeio à sua própria maneira. Experimente parar em um dos cafés deliciosos por ali!  

 

  • Pôr do sol na Çamlıca Hill – O monte de Çamlica tem duas colinas com vista para o Bósforo e Mar de Mármara, um dos passeios mais lindos em Istambul e um dos lugares mais altos e charmosos da cidade. O local é importante na literatura turca, já que muitos poetas o mencionaram em suas obras. É um convite ao romântico regado com experiências únicas como o lanche tradicional, o “Gozleme”, sorvetes deliciosos, fontes, cafés, restaurantes, árvores históricas, tulipas coloridas e muitos pássaros!

 

Jovial

Quer curtir mil e uma noites em Istambul? Aposte em uma das áreas mais ecléticas e agitadas: Beyoğlu! Super cool, esse bairro é ideal para badalar ao som de jazz, reggae ou soul music – especialmente no clube Babylon, o local mais procurado e que poderia tranquilamente estar em Berlim ou Barcelona com sua alma 100% europeia.

 

 

Antes da balada propriamente dita, uma boa ideia é começar conferindo as galerias de arte super descoladas, no mesmo bairro. Outras opções: jantar em uma mesinha na calçada da rua Sofyali, perambular pelos arredores curtindo o clima hipster ou escolher algum barzinho, um mais legal que o outro! Tem ainda Ortaköy e as ruazinhas próximas, com muita gente bonita e os clubs mais interessantes à beira do Bósforo, como o famoso Reina.

 

Para curtir a agitação durante o dia, os mercados são o que há de mais autêntico e curioso na metrópole. O Grand Bazar tem cerca de 5 mil lojas que vendem de tudo, com destaque para as lindas cerâmicas, luminárias, tapetes, tecidos e joias, além de ser um ótimo lugar para tomar um café ou um chá. Para almoçar em um lugar bem legal por ali, uma sugestão é o NAR Restaurant, em frente à entrada do bazar, no segundo andar de uma galeria.

 

Para mais pechinchas, há ainda o Bazar Egípcio ou Bazar das Especiarias, menor, com apenas 100 lojas, e super conhecido por suas especiarias que mexem com os sentidos. Você pode esperar um verdadeiro show de cores, sabores e aromas incluindo temperos, sementes, castanhas, frutas secas, doces, roupas, acessórios e souvenires. Já para encontrar lojas “poderosas” e mais caras, a dica é o bairro Nisantasi.

 

Alguma dúvida sobre o que fazer em Istambul? Fale com a gente!

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

Posts Relacionados