Scroll to top

Uma viagem pela Tunísia


terramundi - 25 de fevereiro de 2023 - 0 comments

Quase metade do território é ocupado pelo impressionante deserto do Saara. Outra grande porção se estende em uma costa mediterrânea, orlada de areia, perfumada com jasmim e brisa do mar, onde o peixe do seu prato está sempre fresco. E há ainda regiões que possuem uma vastidão cultural que quase parece não caber no país. A Tunísia tem história suficiente e beleza natural diversificada para embalar um país muitas vezes maior. 

O país está no norte da África, na fronteira oeste com a Argélia e a leste com a Líbia. Apesar de não ser um destino muito visado por viajantes brasileiros, conquista a algum tempo o coração dos franceses, italianos e alemães por ser uma das nações do norte africano que sabem receber bem, com hospitalidade. A boa notícia é: não há necessidade de visto para viajantes brasileiros.

 

História e cultura

A trajetória da Tunísia como nação passou por diversas invasões e influências de culturas migrantes ao longo dos milênios. A origem da população tunisiana vem dos indígenas berberes que viviam na região até a chegada dos fenícios, que fundaram Cartago e outros assentamentos norte-africanos no século VIII a.C. O controle pelo Mar Mediterrâneo fez com que o país entrasse em conflito com Roma, até ser derrotado e ser dominado até o século V, quando o Império Romano caiu. 

A atual Tunísia foi então invadida por tribos europeias, até a conquista muçulmana no século VII, que transformou o país e a composição de sua população. A região se tornou um centro de cultura e aprendizado árabe, posteriormente assimilada ao Império Turco Otomano no século XVI. De 1881 até a independência, em 1956, foi um protetorado francês. O presidente Habib Ali Bourguiba, que havia sido o líder do movimento de independência, declarou a Tunísia uma república em 1957.

 

Quando ir?

A escolha da data de uma viagem para a Tunísia depende da região que será visitada, assim como do interesse do viajante. Isso acontece porque o clima do país é segmentado de acordo com a sua extensão territorial: ao norte, o clima é bem característico do mediterrâneo, mais ao centro do país a região se torna semi-árida; e ao sul, o clima é  desértico, coberto pelo Saara. Assim, em uma visita que contempla a parte mediterrânea, o verão (julho a agosto) é o período mais procurado.

 

O que fazer na Tunísia?

 

Túnis

A capital ganhou fama por ter um ar parisiense. Em termos gerais, a medina é a principal atração da cidade e consiste em uma região cercada por uma muralha protetora. A medina de Túnis foi considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979 por ter sido cenário de passagem de inúmeras dinastias. Entre vielas estreitas, a Grande Mesquita e praças, é possível imergir na cultura do país.

 

Cartago

Hoje Cartago é o subúrbio mais famoso da Tunísia e, uma vez lá, você conhecerá as ruínas da antiga colônia fenícia. À beira mar, com vista para o Mediterrâneo, também é Patrimônio Mundial pela UNESCO, uma vez que preserva vestígios de ruínas romanas do século II.

 

Deserto

O Saara é um dos lugares mais misteriosos e ao mesmo tempo mais atraentes da Tunísia. Por ali, apesar da vegetação e fauna escassas, há comunidades que vivem nas regiões de oásis. Passeios pelo Saara, incluindo passeios de camelo ou jipe, são mais frequentes nas primeiras horas da manhã.

 

Praias

São cerca de mil e trezentos quilômetros de costa mediterrânea, com belas praias e hotéis de luxo que permitem dias de descanso e beleza sem fim.

 

Onde ficar?

 

Anantara Tozeur Resort

O hotel 5 estrelas faz parte da marca global Anantara, conhecida por luxuosos resorts com foco em spa em todo o mundo, muitas vezes em locais remotos e deslumbrantes como a Tunísia. Foi uma das principais inaugurações de luxo no país, com acomodações voltadas para a piscina e serviço impecável.

 

Four Seasons Hotel Tunis

Localizado a 15 quilômetros das Ruínas Romanas de Cartago, o hotel fica fora da agitação da capital, Túnis, mas perto o suficiente para que a ida à cidade seja barata e fácil. Também perto dali fica Sidi Bou Said, uma cidade linda com ruas de paralelepípedos, prédios brancos e telhados azuis que lembram a ilha grega de Santorini.

 

El Mouradi Hotel

Localizado na costa de Cartago, a 15 km de Túnis, também oferece acomodações 5 estrelas, além de quatro restaurantes que te permitem saborear a gastronomia tunisiana e também a internacional.

 

Mövenpick Resort & Marine Spa Sousse

Na cidade mais animada da Tunísia, Sousse, ao longo de uma praia, esse hotel de luxo oferece acomodações voltadas ao Mediterrâneo, restaurantes, bares e spa que promovem o máximo de descanso.

 

Posts Relacionados