Scroll to top

Safáris na África — descubra as diferenças entre eles


terramundi - 10 de setembro de 2019 - 0 comments

Não tem como pensar na África sem se lembrar dos safáris em meio à vastidão das savanas. A maneira mais comum de realizar um passeio como este é em um jipe que cruza os Parques Nacionais.

Mas, além desta, existem muitas outras formas de conhecer a natureza do continente e a vida selvagem na savana  — sempre praticando o turismo responsável. Separamos uma lista com formas diferentes de viver a experiência de um safari — prepare a câmera fotográfica e veja a seguir.

É possível descobrir a vida selvagem nas savanas africanas das seguintes formas:

  • por rios em cruzeiros;
  • em pequenos aviões sobrevoando áreas que rendem incríveis fotos panorâmicas;
  • nos observatórios de baleias;
  • pelas florestas tropicais, para encarar os gorilas;
  • em gaiolas, para mergulhar corajosamente com gigantes tubarões;
  • no meio da marcante travessia dos gnus na Grande Migração.

Safáris na África: elefantes

Aventura com os Big Five

Os Big Five são aqueles fortes e destemidos mamíferos que sempre sonhamos em conhecer: leões, elefantes, rinocerontes, leopardos e búfalos.

África do Sul se mostra um paraíso para os amantes de safáris e é o destino mais popular para ver as estrelas das savanas. Além deles, o grande número de reservas permite a observação de outros animais africanos, como girafas, zebras, hipopótamos, guepardos e mabecos (cachorros selvagens).

O parque sul-africano mais famoso e fotografado é o Kruger, um dos mais populares do mundo para observação de animais. Ele conta com reservas de concessão privada e lodges para hospedagem, que oferecem passeios guiados por motoristas, além de paradas para apreciar o pôr do sol e experimentar um bom vinho sul-africano.

O parque é conhecido pela densidade e variedade de animais e permite safáris self-drive diurnos e noturnos. Além do Kruger, a Reserva de Madikwe, lar de muitos mabecos, também é uma boa opção de destino para safáris na região.

Zimbábue é outro país que permite o encontro com os Big Five. O Parque Nacional Hwange tem uma enorme população de elefantes e buracos d’água, onde a vida selvagem da savana se reúne.

Na Reserva Selvagem de Malilangwe, também no Zimbábue, os Big Five caminham livres e há programas de proteção para espécies em extinção da área, como rinocerontes brancos e negros, com muito envolvimento da população local.

Já em Mana Pools, dá para andar de canoa no rio Zambezi e fazer safáris a pé. Por lá é fácil ver hipopótamos, crocodilos, elefantes e búfalos.

Vida selvagem a bordo

Uma experiência única é fazer safáris em cruzeiros fluviais, com vistas arrebatadoras do pôr do sol, como no Parque Nacional Chobe, no Botsuana.

Na região, é possível observar centenas de elefantes passando ao lado do barco, felinos perseguindo búfalos por entre as áreas alagadas, pescas no rio Chobe e, por fim, ter o descanso merecido em um lodge luxuoso e sustentável.

Delta do Okavango é uma incrível fonte de vida e suas áreas privadas de Santawani e Xigera podem ser exploradas com safáris noturnos e saídas a pé ou nos barcos a motor, para admirar o nascimento da vida selvagem com leopardos, leões, mabecos, girafas e elefantes filhotes junto aos seus pais.

Botsuana é também um ótimo destino de lua de mel, com muitos cenários naturais, a celebração da vida selvagem das savanas e lodges africanos exclusivos.

Natureza vista das nuvens

Na Namíbia, você pode curtir o safári de um jeito bem diferente: a bordo de um pequeno avião particular, para ver todas as belezas do país com uma vista panorâmica da vida selvagem na savana.

O voo começa na capital Windhoek e pousa em Sesriem, para que você possa desbravar de carro as inesquecíveis dunas avermelhadas de Sossusvlei.

O próximo destino é o acampamento da Reserva Natural NamibRand, ainda em Namíbia, e, de lá, a pedida é seguir para as Baías Elizabeth e Spencer, colônias de focas, pinguins e aves nas encostas rochosas, passando pela cidade-fantasma de Kolmanskop.

O voo continua pela Costa dos Esqueletos, com navios naufragados e ossadas de baleia, terminando em um tour pelo Rio Kunene.

Gigantes do mar

Na costa de Hermanus, na África do Sul, existe uma atração imperdível. A cidade é considerada a melhor do mundo para ver baleias a partir da praia, entre os meses de julho e setembro.

Em Gaansbai, próxima a Hermanus, os mergulhadores corajosos podem se lançar em outra aventura sul-africana bem popular: ver os tubarões brancos dentro de uma gaiola submersa.

Para aqueles que também querem ver tubarões, mas com menos risco, há a opção de mergulhar com tubarões-baleia, os maiores peixes a habitar os oceanos, em KwaZulu-Natal.

Gorilas na floresta

No Parque Nacional dos Vulcões, na Ruanda, você pode admirar os gigantes primatas de perto, encarando uma fantástica jornada floresta adentro.

Para esse roteiro é preciso ter paixão pelo reino animal, pernas fortes a montanha por dentro da selva tropical e também paciência — para não desistir caso os gorilas demorem a aparecer.

A recompensa é encantadora: ver de perto a família de gorilas, desde as cuidadosas mães com filhotes no colo até os fortes machos dominantes.

A grande migração

Na Tanzânia e no Quênia, por entre o Parque Nacional Serengeti e a Reserva Nacional Maasai Mara, várias espécies realizam movimentos migratórios ao longo do ano, como o dos gnus, gazelas e zebras — fenômeno que foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade. 

Eles se movimentam pelas savanas durante todo o ano, seguindo para o sul na estação das chuvas e para o norte na estação seca. 

Conheça os safáris africanos com a TERRAMUNDI

Conte conosco para planejar sua viagem personalizada aos safáris que exploram a vida selvagem nas savanas africanas.

SalvarSalvarSalvarSalvar

Posts Relacionados