Scroll to top

Chapadas brasileiras – as paisagens do interior do país


terramundi - 17 de setembro de 2019 - 0 comments

De norte a sul, o território brasileiro é repleto de cenários naturais. Para além das paisagens litorâneas e das florestas cheias de vida, as chapadas brasileiras são destinos surpreendentes, que permitem descobrir uma cachoeira, caverna ou rio a cada nova caminhada.

Formada por áreas de terra elevada, como verdadeiros degraus, e localizadas geralmente no alto de serras, as chapadas brasileiras estão espalhadas na região central do país, de estados como o Piauí até o Mato Grosso do Sul. Separamos uma lista com quatro delas para você conhecer – com algumas dicas TERRAMUNDI para você planejar sua próxima viagem pelo Brasil.

 

Chapada Diamantina

Chapadas Brasileiras. Chapada Diamantina.

A Bahia é mesmo um estado rico em paisagens. A chapada baiana surpreende com seus mais de 1500 km², que fazem com que seja uma das mais importantes do Brasil. Do alto do Morro do Pai Inácio é possível perceber a imensidão das formações rochosas e, ao se aventurar em meio às trilhas, descobre-se o Poço Azul e o Poço Encantado, o arco-íris formado na Cachoeira da Fumaça e a vida que corre sem pressa no Vale do Capão. Tudo sempre feito à sua maneira – uma volta por todo o parque para quem gosta de se aventurar, ou sem caminhadas longas, para quem assim preferir.

Dica TERRAMUNDI

Apesar da região norte da Chapada Diamantina ser mais conhecida e frequentada, geralmente com atividades a partir de Lençóis – a capital da Chapada -, uma boa alternativa é conhecer as cidadezinhas simples e descobrir a essência das comunidades na região sul.

 

Chapada dos Veadeiros

Chapadas Brasileiras. Chapada dos Veadeiros.

Uma das mais conhecidas chapadas brasileiras, Veadeiros tem um charme especial. No nordeste do estado de Goiás, é possível iniciar sua viagem de Alto do Paraíso, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma ou São João D’Aliança. Uma vez lá, há incontáveis cachoeiras para explorar por entre as formações rochosas, e inúmeras histórias a serem contadas pelos moradores. Acaba por se tornar um destino especial em qualquer época do ano – e por que não no Reveillon?

Dica TERRAMUNDI

A Cachoeira de Santa Bárbara é a mais famosa – e realmente faz jus, tamanha a beleza das águas cristalinas. No entanto, não deixe de passar pelas Cataratas dos Couros para curtir a Chapada dos Veadeiros ao seu tempo – lá, é possível relaxar na hidromassagem natural das águas, fazer um piquenique em volta da lagoa ou então atravessar o poço para aproveitar a maior queda d’água. 

 

Chapada das Mesas

Na divisa entre Maranhão e Tocantins, a Chapada das Mesas já é destino certo dos que vivem na região há tempos – mas apenas recentemente descoberta pelo resto dos viajantes do país. Banhada pelo Rio Tocantins – de onde é possível se ver um dos mais lindos pores do sol – a chapada se estende formando cânions e mesetas de beleza surpreendente. 

Dica TERRAMUNDI

Do trekking Serra Torre da Lua, é possível ver toda a formação da chapada e, assim compreender a imensidão das mesetas e força da natureza.

 

Chapada dos Guimarães

Chapadas Brasileiras. Chapada dos Guimarães.

Localizada no estado do Mato Grosso, a pouco mais de 70km da capital, Cuiabá, a Chapada dos Guimarães é a de mais fácil acesso – e, por isso, também muito frequentada. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, protege riquezas naturais, sítios arqueológicos e monumentos históricos. É lá onde está a maior gruta de arenito do Brasil e também a famosa cachoeira Véu da Noiva.

Dica TERRAMUNDI

O Morro de São Jerônimo, ponto mais alto do parque, proporciona vista para a belíssima paisagem mato-grossense. No entanto, a trilha para chegar até lá exige condicionamento físico.

 

Conheça o Brasil com a TERRAMUNDI

Planeje sua viagem pelo Brasil com a TERRAMUNDI. Conte com nosso conhecimento e nossos contatos para auxiliar desde a escolha do destino até a reserva dos serviços.

Posts Relacionados