Scroll to top

Chapada dos Veadeiros: a natureza em sua forma bruta


terramundi - 1 de novembro de 2022 - 0 comments

Goiás pode não ser o primeiro destino que alguém pensa quando decide viajar pelo Brasil, mas há diversos motivos para mudar essa ideia. Para começar: o pôr do sol vermelho sobre as colinas na paisagem do cerrado. Por ali, além das cidades coloniais e da culinária regional, as belezas naturais são inúmeras – e uma delas é a Chapada dos Veadeiros.

O parque nacional é um patrimônio mundial da UNESCO e fica na área mais alta do Centro-Oeste brasileiro, no topo de um planalto de 1,8 bilhão de anos, basicamente uma laje gigante de cristal de quartzo, o que lhe dá um ar meio místico. São 650 quilômetros quadrados de beleza intocada, com cachoeiras altas, cânions, piscinas naturais e palmeiras que parecem um oásis. A flora e a fauna também são típicas do cerrado: a região abriga animais como tamanduás, onças, lobos-guará, tucanos e araras.

 

Uma viagem para a Chapada dos Veadeiros

Existem duas cidades vizinhas que são o ponto de partida para a Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, a 38 quilômetros do parque, e São Jorge, uma pequena vila a apenas dois quilômetros do parque. Sua escolha de estadia dependerá de gostos pessoais: você pode preferir a proximidade com o parque e a hospedagem na vila ou acomodações mais confortáveis em Alto Paraíso.

 

Atrativos no Parque da Chapada dos Veadeiros

Durante os dias, há diversas trilhas do Parque Nacional para explorar. As cachoeiras Almécegas são as mais famosas: são três delas, todas exigem uma trilha moderada para que você finalmente chegue na queda d’água.

 

Paisagem da Chapada dos Veadeiros

 

A Cachoeira de Santa Bárbara também é bastante conhecida – e realmente faz jus, tamanha a beleza das águas cristalinas. Não deixe de passar pelas Cataratas dos Couros para curtir a paisagem ao seu tempo – lá, é possível relaxar na hidromassagem natural das águas, fazer um piquenique em volta da lagoa ou então atravessar o poço para aproveitar a maior queda d’água.

E, por fim, o Vale da Lua também é uma parada obrigatória. Por ali, você encontra pedras esculpidas ao longo de milhões de anos pelas águas impetuosas do Rio São Miguel. No rio, um metaconglomerado de rochas contendo quartzo, areia e argila reflete um arco-íris de cores; piscinas de águas frias esmeralda aliviam o calor escaldante.

 

A misticidade da Chapada dos Veadeiros

Além das belezas naturais, a região é também o local com a maior concentração de minérios e minerais da Terra. Isso faz com que, de longe, lá do espaço, seja o ponto mais brilhante do planeta. Por isso, os mais esotéricos acreditam que Alto Paraíso, construída sobre uma enorme formação quartzosa e na mesma latitude de Machu Picchu, tem uma energia própria e um misticismo reforçado pela natureza.

Adicione a isso um pouco de curiosidade sobre alienígenas – muitos acreditam que eles são atraídos para a região por causa de seus ricos depósitos minerais – e, misturando tudo, você encontra uma atmosfera única na Chapada dos Veadeiros. 

Alto Paraíso de Goiás se tornou um centro de filosofia da nova era e pessoas vão até lá para experimentar e receber terapias alternativas e curas, desde cerimônias sagradas até alinhamento de chakras de cristal, mas também apenas para desfrutar da bela natureza e cachoeiras pelas quais a região é famosa. Você certamente retornará com as energias revigoradas depois de passar alguns dias imerso nas belezas de Veadeiros.

 

Agora é a sua vez de conhecer a Rota das Emoções

A Chapada dos Veadeiros pode ser seu próximo destino. Converse com um consultor Terramundi e planeje sua viagem com segurança e conforto.

Posts Relacionados