Scroll to top

Rota das emoções: viaje pelas praias mais bonitas do Brasil


terramundi - 21 de outubro de 2022 - 0 comments

São 642 quilômetros entre São Luís do Maranhão e Jericoacoara, caminho percorrido pelo litoral nordestino, passando pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Essa é a Rota das Emoções, um roteiro que propõe uma grande imersão na natureza exuberante das praias mais bonitas do Brasil – e uma viagem perfeita para o escapismo. 

A rota foi criada a pedido do Sebrae e do Ministério do Turismo, que contataram agentes de viagem da região para criar um projeto voltado àqueles viajantes que buscavam reunir alguns destinos do Nordeste em uma mesma experiência. Como resultado, a Rota das Emoções foi criada e é hoje considerada uma das melhores e mais bem estruturadas viagens do Brasil. O nome curioso ficou por conta do estilo de viagem: todo o percurso entre as praias mais bonitas do Brasil é feito em veículos 4×4, em meio às paisagens belíssimas: receita perfeita para oferecer muita emoção aos viajantes.

Ao total, são dez municípios incluídos na rota, dos quais destacamos São Luís, Lençóis Maranhenses, Barra Grande, Delta do Parnaíba, Fortaleza, Tutóia e Jericoacoara. 

 

  • O percurso pode ser feito tanto do Maranhão ao Ceará, quanto ao contrário. 
  • Recomenda-se que a duração da viagem seja de ao menos 8 dias, para que os viajantes consigam aproveitar o essencial. Mas, se puder, fique mais.
  • É importante planejar a viagem em períodos que consiga aproveitar o melhor dos destinos. Para ver as lagoas dos Lençóis Maranhenses cheias, indicamos ir logo após o período de chuvas da região, em junho, julho ou agosto. Evite os meses de novembro até janeiro.

 

Lençóis Maranhenses: uma das primeiras paradas da Rota das Emoções

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é único no mundo todo, por isso cai no gosto até mesmo dos viajantes mais experientes. Uma das primeiras paradas da Rota das Emoções, é onde lagoas de água doce cristalinas se entremeiam pelas dunas de areia clarinha. São mais de 1.500 quilômetros quadrados de água, areia e sol – para mergulhar, andar de jipe ou até fazer um piquenique. 

Contornos esculpidos pelo vento são os guardiões das águas das chuvas e fazem de Lençóis Maranhenses um dos lugares mais bonitos do Brasil. E contemplar o pôr do sol do alto de uma duna é daquelas lembranças eternas e difíceis de descrever.

 

Delta do Parnaíba: o segredo menos famoso da Rota das Emoções

Apesar de não ser muito conhecido entre os viajantes do Brasil, o Delta do Parnaíba é um dos mais famosos deltas do país. Um delta é basicamente a divisão em muitos braços da foz de um rio – imagine o ponto de encontro de um rio com o mar e pense que, no desemboque, as águas se dividem em desenhos belíssimos, mediada pela areia. 

Localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, essa é uma parada mais tranquila da viagem, justamente por ser um trecho ainda pouco conhecido. Por lá, a paisagem inclui espelhos d’água, praias, mangues, dunas e, claro, as lagoas do Delta. Você pode conhecer a região em passeios de barco: são mais de 70 ilhas por ali. Se der sorte, ainda consegue avistar os bandos de guarás vermelhos que enchem o céu ao final da tarde.

 

Jericoacoara: para finalizar a viagem

Jeri já caiu no gosto popular dos viajantes brasileiros há um tempo. A vila, rústica e de paisagens belíssimas, já ganhou o apelo de hotéis de luxo e a badalação dos turistas. Mas há ainda algo de puro, da sua essência: o pé na areia, o tempo passando mais devagar, o vento constante (que faz o local ser um dos principais destinos do mundo pro kitesurf), o forró durante a noite, os bangalôs intimistas… Jericoacoara é um encanto. Além das praias belíssimas, é possível fazer passeios de buggy, andar pelas dunas, conhecer a Pedra Furada ou também visitar as praias vizinhas, Jijoca ou Preá. 

 

Agora é a sua vez de conhecer a Rota das Emoções

A Rota das Emoções é uma viagem completa e tranquila, que pode ser adaptada para todas as idades. Converse com um consultor Terramundi e planeje sua viagem com segurança e conforto.

 

Posts Relacionados