Scroll to top

7 destinos de ilhas para você conhecer


terramundi - 25 de fevereiro de 2023 - 0 comments

Feito respingos de tinta na tela azul-turquesa, os oceanos se cortam por uma ilha ou outra. Nelas, o encontro com o colorido da natureza acalma e nos dá proporção de nosso tamanho no mundo. É como se o oceano te abraçasse. Conhecer uma ilha permite uma pausa na rotina para descanso do corpo e mente, experiências de pé na areia e distância de tumultos. Segurança, conforto e tranquilidade garantidos.

Veja nossa seleção de oportunidades para viagens a ilhas.

 

Ilhas Maurício

 

Ilhas Maurício

 

Vizinha de Seychelles e a cerca de 800 quilômetros leste de Madagascar, as Ilhas Maurício foram colonizadas por holandeses – o que lhes rendeu esse nome, homenagem a Maurício de Nassau, alemão que lutava pelas forças da Holanda. Dos árabes aos portugueses, dos franceses aos ingleses, vários povos passaram por ali e deixaram influências culturais evidentes na gastronomia e na arquitetura da capital, Port Louis. Mas são as vilas à beira-mar, a linda montanha Le Morne e praias como Île aux Cerfs que atuam como um ímã poderoso para fãs da natureza.

Apenas 1,3 milhão de pessoas vivem na ilha principal – e muito bem, obrigado. Depois de 1968, quando se tornou independente do Reino Unido, Maurício se consolidou como uma das democracias mais bem-sucedidas da África. Hoje, tem um dos melhores índices de qualidade de vida do continente, economia sólida e turismo bem estruturado. A população, hospitaleira, recebe os visitantes com sorrisos sinceros no rosto.

 

Onde fica? Próxima à região sul do continente africano. 

Quando ir? A temperatura média de 25ºC e água morna seguem estáveis durante quase todo o ano. No entanto, as épocas mais agradáveis ​​para visitar a ilha são de abril a junho e de setembro a dezembro, para evitar o pico do verão e do inverno.

É pra mim? Dá para sentir o clima de romance no ar das Ilhas Maurício – o que justifica o fato de muitos pombinhos escolherem aquelas praias estonteantes e seus hotéis luxuosos para pedidos de casamento, noivados, luas de mel e renovações dos votos de matrimônio.

 

Ilhas Maldivas

 

Ilhas Maldivas

 

Maldivas é 99% água e isso não é exagero, é número! Cada atol é formado por um recife de coral, onde uma bela lagoa rasa circunda a ilha, seus coqueiros altos e suas praias de areia branca. É tudo bem fora da caixa – ou melhor – fora do que se vê em outros destinos idílicos. Perto do Sri Lanka e da Índia, o arquipélago tem excelente infraestrutura. Apenas 200 de suas ilhas são habitadas, o que torna possível desbravar muitas praias desertas. O país insular, no Oceano Índico, é perfeito para relaxar, surfar, mergulhar e se divertir em restaurantes bacanas.

 

Onde fica? A nação de ilhas está localizada no centro-norte do Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e da Índia.

Quando ir? Apesar das Maldivas apresentarem temperaturas máximas e médias consistentes de 29°C a 31°C durante todo o ano e mínimas médias raramente caindo abaixo de 24°C, a melhor época para visitar o país é entre novembro e abril.

É pra mim? As Maldivas oferecem um cenário único e com ótima infra estrutura. Recebe bem viajantes solo, famílias com crianças, grupos de amigos e, claro, casais que buscam paisagens românticas.

 

Ilhas Seychelles

 

Ilhas Seychelles

 

Nas ilhas do Oceano Índico, o contato íntimo com a natureza surpreende o tempo todo. E em Seychelles, cada praia tem seu perfil. As nuances de verde e azul do mar em praias como Baie Lazare emolduram o visual de cada dia. Fazer trilha, mergulhar, passear de bicicleta e de barco, explorar as praias secretas de carro com um motorista nativo –  tudo isso é fundamental para curtir a ilha principal, Mahé. Em Anse Royale, a água calma é ideal para banho; se a ideia for se proteger do sol, Anse Takamaka tem boa sombra da floresta.

 

Onde fica? No continente africano, do lado do Oceano Índico, logo abaixo da linha do Equador.

Quando ir? Entre abril e maio, ou outubro e novembro, pois são os períodos mais calmos entre os dois ventos alísios que atingem a ilha todos os anos.

É para mim? Assim como outras ilhas do continente africnao, Seychelles oferece cenário ideal para lua de mel. Mas também comporta famílias e viajantes solo que querem misturar aventura e descanso.

 

Madagascar

 

Madagascar

 

Existem poucos lugares no mundo que oferecem tanta biodiversidade quanto Madagascar e ainda sejam praticamente intocados pelo turismo. Desabitada até 2000 anos atrás, a quarta maior ilha do mundo é um paraíso natural que reúne uma variedade imensa de espécies vegetais e animais, desconhecidas em outros lugares do planeta. 80% de sua biodiversidade só é encontrada ali, neste refúgio que é hoje uma das principais áreas de preservação do mundo. Em uma mistura entre as identidades africana e asiática, Madagascar encontrou a sua própria e surpreende e encanta todos que buscam por uma experiência única.

 

Onde fica? Madagascar está situada no Oceano Índico, ao largo da costa sul da África.

Quando ir? A melhor época para viajar para Madagascar depende de quais partes do país você deseja visitar e de seus interesses. Em geral, de abril a outubro tende a ser mais seco e quente.

É para mim? Seja um roteiro privativo com amigos, em família, casal ou sozinho, é possível desenhar viagens personalizadas em Madagascar de acordo com seus interesses.

 

Zanzibar

 

Zanzibar

 

Exatamente na rota dos que faziam a travessia da África para as Índias, Zanzibar era  visitada por fenícios e persas, portugueses e indianos, árabes e holandeses. Por isso, até hoje é esse recanto encantador protegido pelo azul do Índico preserva uma cultura única. Cercado por praias de encher os olhos, como as de Nungwi, Matemwe e Kendwa, o arquipélago preserva a paz em bucólicas vilas de pescadores. Permita-se também explorar a história contada nas ruas de Stone Town, o coração de Zanzibar, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As construções de pedras em vielas estreitas testemunharam o mercado de escravos, que funcionou até 1863. Ali foi erguido um dos belos atrativos arquitetônicos da cidade, a Catedral Anglicana, que fica ao lado do Palácio Beit el-Ajaib, símbolo da cultura árabe

 

Onde fica? Na Tanzânia, entre a costa continental e o Oceano Índico.

Quando ir? A melhor época para visitar Zanzibar é durante a estação seca, de junho a outubro. Isso também coincide com a alta temporada de safáris na Tanzânia, tornando o arquipélago de Zanzibar uma escolha pós-safári muito popular.

É pra mim? Ótima opção para viajantes solo ou para aqueles casais que querem esticar a viagem de safári com alguns dias de descanso.

 

Ilhas Galápagos

 

Ilhas Galápagos

 

Galápagos é um dos cenários naturais mais bem preservados da Terra. A intensa vivência em um ambiente tão diverso pode deixar impressões que darão forma à maneira como a criança enxerga o mundo e, ao mesmo tempo, fascinarão pais e avós. Vocês poderão ver de perto animais raríssimos, nadar com leões-marinhos e visitar os diferentes ecossistemas das ilhas do arquipélago. O lugar é uma verdadeira lição sobre a maneira mais respeitosa de interagir com o meio ambiente.

 

Onde fica? Do Equador, na América do Sul, você ainda voa mil quilômetros Oceano Pacífico adentro.

Quando ir? A melhor época para visitar Galápagos é entre os meses de dezembro e maio, período que coincide com a estação quente e as condições do oceano são claras, quentes, excelentes para snorkeling e mergulho.

É pra mim? Galápagos é o destino ideal para viagens em família. O roteiro é recomendado para crianças a partir dos 5 anos. Para famílias com crianças nessa faixa etária, o melhor é ficar hospedado em hotel e conhecer as ilhas ao redor com passeios diários. Para crianças acima dos 9 anos, um cruzeiro já pode ser considerado. Toda criança que apresenta fascínio por animais está pronta para ir a Galápagos. 

 

Polinésia Francesa

 

Polinésia Francesa

 

Paraíso seria pouco para descrever um dos lugares mais maravilhosos, cênicos e azuis da face da Terra. Além da natureza exuberante, as ilhas são habitadas há cerca de 4.000 anos por um povo com enorme expertise em navegação que, usando canoas de madeira e conhecimento de constelações, ventos e ondas, se espalhou pelo “triângulo polinésio” (que tem como vértices Havaí, Ilha de Páscoa e Nova Zelândia). 

 

Onde fica? A Polinésia é uma sub-região da Oceania, composta por mais de 1.000 ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico central e sul.

Quando ir? Entre os meses de junho a setembro é considerada a melhor época para visitar a Polinésia Francesa porque o clima é mais seco e as temperaturas não são muito quentes.

É pra mim? Para os casais que buscam paisagens românticas, a Polinésia é o destino. 

 

Posts Relacionados