Scroll to top

A riqueza da cultura maori para a Nova Zelândia


terramundi - 28 de janeiro de 2020 - 0 comments

Nariz com nariz. É este o cumprimento característico da cultura maori, na Nova Zelândia. Ainda que o país seja reconhecido por sua jovialidade — tem o povoamento mais recente na Terra —, o universo maori traz à nação riqueza em sua identidade e profundidade em suas tradições.

História que ultrapassa gerações na Nova Zelândia

Dividindo a herança genética dos neozelandeses com a origem britânica, a cultura maori está, em grande parte, presente em Rotorua, cidade da Ilha Norte onde acredita-se que os primeiros povos polinésios chegaram no ano de 1300.

Na cultura maori, a criação da Nova Zelândia é descrita pela lenda de Maui, um semideus que, usando seu anzol mágico, pescou a Ilha Norte. São crenças como essa que mantém viva a identidade desse povo que desfruta da qualidade de serem bons contadores de história. 

Cultura Maori - anzol mágico

Desde os tempos antigos, o conhecimento dessa cultura passou de geração em geração por meio da narrativa. Ainda não existia uma língua maori escrita como a atual (Te Reo Maori), então eles tiveram que passar suas histórias oralmente. 

É por isso que tantas lendas fantásticas, assim como outras criações artísticas típicas, que descrevem o início de suas terras e explicam o que eles não puderam entender. 

Os traços únicos e resistentes da cultura maori

Esculpir personagens e deuses de suas histórias em madeira e pedra, entoar ritmos dos antepassados e até mesmo tatuar narrativas em suas próprias peles. A arte maori representa, hoje, uma forma de compreensão do passado e laços com as raízes ainda no presente. 

A influência dos traços, sons, texturas e cores desse povo é parte da vida local e, para os visitantes, cria experiências dinâmicas e únicas. 

Nas cidades de Northland, Auckland, Rotorua e Canterbury, é possível observar a cultura maori em um marae, o local da reunião tribal é lá onde apresentam-se discursos e cantos próprios e desfruta-se de um banquete hāngī cozido em fornos de terra.

Também é possível se aprofundar nessa cultura em outros cenários da Nova Zelândia: ao ar livre, vislumbrando paisagens como a Floresta de Waipoua e o Lago Taupo que marcam histórias importantes deste povo.

Lago Taupo - Nova Zelândia

Em Wellington, as narrativas fluem na exposição de artefatos do Museu Te Papa Tongarewa.

Conheça a Nova Zelândia com a TERRAMUNDI

Viaje para a Nova Zelândia com a Terramundi. Descubra as paisagens surpreendentes do país e as peculiaridades da cultura maori. Desenhamos viagens únicas com um olhar apurado sobre cada destino. 

Posts Relacionados