Scroll to top

A vida em Madagascar


terramundi - 10 de outubro de 2022 - 0 comments

Madagascar é um lugar que desperta curiosidade; onde a natureza evoluiu em seu próprio ritmo e sob suas próprias regras. Longe da rota turística, lindo, cru e encantador,  este é um destino onde seu lado explorador e aventureiro pode ser liberado para explorar.

Por lá, você encontra florestas tropicais, baobás gigantes que se impõem no horizonte da savana e formações de pináculos de calcário. Não há lugar como Madagascar na terra – é um país que oferece paisagens e experiências únicas.

Por isso, montamos um guia para você conhecer mais sobre o país.

 

Onde fica Madagascar?

Localizada na costa leste da África, Madagascar é a quarta maior ilha do mundo, com mais de quinhentos mil metros quadrados. A nação insular de Madagascar desenvolveu seus próprios ecossistemas e vida selvagem desde que o território se separou do continente africano, há cerca de 160 milhões de anos. Aproximadamente 95% dos répteis de Madagascar, 89% de sua vida vegetal e 92% de seus mamíferos não existem em nenhum outro lugar da Terra.

O clima por lá é tropical ao longo da costa, temperado no interior e árido no sul. Por isso, a ilha abriga exuberantes florestas tropicais, florestas tropicais secas, planaltos e desertos. Além disso, há mais de 250 ilhas ao seu redor, que abrigam alguns dos maiores sistemas de recifes de corais do mundo e as mais extensas áreas de mangue no Oceano Índico Ocidental.

 

A biodiversidade é o pano de fundo

 

Lêmure em roteiro por Madagascar.

 

 

Madagascar foi colonizada há menos de 2.000 anos. Antes disso, era praticamente um Éden, habitado apenas pela fauna e flora super diversa. Atualmente, o país conta com uma lista de mais de onze mil espécies de plantas endêmicas, incluindo sete espécies de baobás. Essa vegetação compartilha a ilha com uma grande variedade de mamíferos, répteis e anfíbios – de 1999 a 2010, pesquisadores descobriram 615 novas espécies na ilha, incluindo 41 mamíferos e 61 répteis.

Além do baobá, sua marca registrada, em Madagascar é possível encontrar os famosos lêmures, a tartaruga-relha e os sapos arborícolas.

 

Os malgaxes

A diversidade da ilha é vista em todos os lugares. A ilha é o lar de mais de 21 milhões de pessoas, com uma grande variedade de crenças e costumes. Os malgaxes (como é conhecido o povo de Madagascar) são descendentes de colonos de Bornéu e da África Oriental e extraem sua herança cultural do Sudeste Asiático, Índia, África e Oriente Médio. Mais de 20 grupos étnicos coexistem na ilha. A língua comum entre eles é também chamada malgaxe.

 

Como viajar por lá: um roteiro em Madagascar

É difícil explorar Madagascar por conta. Por isso, passeios agendados, em grupo ou privativos, são a forma mais comum de visitar o país. Em média, 80% dos visitantes chegam à ilha com passeios já organizados e os outros 20% contratam um motorista particular para se locomover. A maioria dos passeios segue a mesma rota, passando por todos os grandes parques e destinos do centro do país. Veja abaixo nossa lista com alguns dos melhores lugares para visitar em Madagascar:

 

Nosy Be

Ao largo da costa oeste fica a famosa ilha de Nosy Be, com ilhotas ainda mais atraentes espalhadas pelas águas quentes do Canal de Moçambique. O lado sudeste de Nosy Be ainda está envolto por floresta tropical, que abriga várias espécies raras e endêmicas. A maioria dos viajantes que visitam Madagascar vão direto para lá, atraídos pelo clima ameno e mares quentes. Por lá, mergulho e snorkel são atividades populares.

 

Alameda dos Baobás

Existem no mundo 10 espécies de baobás – 6 delas são encontradas apenas em Madagascar. Chamada de Reniala pelos malgaxes, a árvore é símbolo da diversidade da ilha e oferece um dos mais belos cenários já vistos. Longe na costa oeste, a cidade de Morondava tem alguns ativos atraentes nas proximidades que atraem visitantes de todo o mundo. A principal delas é a icônica Allée des Baobabs, ou Alameda dos Baobabs. 

 

Parque Nacional Andasibe-Mantadia

O parque nacional mais famoso do país, Andasibe-Mantadia está localizado na floresta tropical oriental e abriga doze espécies de lêmures. Além disso, lá você também encontra  duzentas espécies de orquídeas que florescem magnificamente, cerca de 110 espécies de pássaros e mais de 70 espécies de répteis. Lar da biodiversidade malgaxe, o Parque Nacional Andasibe-Mantadia é uma descoberta a cada passo. 

 

Parque Nacional Montagne d’Ambre

Uma floresta tropical com seis lagos vulcânicos e cachoeiras abriga uma biodiversidade endêmica exclusiva da região. O local é um dos parques nacionais mais antigos do país, além de ostentar um dos mais diversos ecossistemas. É de fácil acesso, possui trilhas fáceis por meio de colinas e pontos de interesse claramente marcados (em inglês). Há também cavernas acessíveis para explorar. Além do parque, há a Reserva Ankarana, com incríveis formações calcárias e vegetação interessante brotando de suas fendas.

 

Viaje com a Terramundi em um roteiro para Madagascar

Madagascar é um lugar difícil de visitar sozinho. Há pouca infraestrutura turística e o transporte público não vai para muitas cidades e parques nacionais. Para ir solo, você também precisará saber francês, pois o inglês mal é falado (mesmo que o inglês seja uma língua oficial). Para garantir sua segurança e uma viagem sem preocupações, desfrutando ao máximo das paisagens de Madagascar, a Terramundi oferece todo seu know how e parcerias. Entre em contato e planeje sua viagem.

Posts Relacionados