Scroll to top

Adentrando a vida amazônica em Alter do Chão: viaje em segurança


terramundi - 13 de janeiro de 2021 - 0 comments

Para quem não vive lá, pode ser difícil de imaginar a rotina e as imensas experiências que uma cidade ribeirinha como Alter do Chão tem para oferecer. Longe do ritmo acelerado das capitais brasileiras, a floresta Amazônica impõe uma cadência própria, inerente aos ciclos da natureza ali presente. Imerso na natureza, remoto aos tumultos, é possível desconectar-se das preocupações do cotidiano e tomar consciência da sua própria presença no ambiente natural.

Dependendo da estação do ano, você pode pegar o período de cheia ou de seca – quem já esteve por lá em ambos os momentos sabe que o local é lindíssimo. De agosto a dezembro, as precipitações diminuem e as praias se tornam mais aparentes. A fim de conhecer as praias fluviais do caribe amazônico, muitas pessoas preferem visitar Alter nessa época. No entanto, poucos sabem que o período de cheia é igualmente encantador: com o rio subindo, as florestas são inundadas e o visual é único.

Baseados nas vivências da equipe Terramundi no local, montamos uma pequena amostra de como os dias dos nossos viajantes podem ser preenchidos por lá.

Para chegar em Alter do Chão, é necessário voar até Santarém e depois partir via terrestre por cerca de 40 minutos. Os voos todos exigem o uso de máscaras e a equipe Terramundi pode orientar procedimentos que garantem a segurança nos aeroportos. Ao chegar lá, a Pousada Vila de Alter pode te receber de braços abertos. Essa é sempre a hospedagem escolhida pela equipe Terramundi: uma acomodação de charme e experiência, nova, com atendimento excelente e estrutura que te faz ambientar. O conjunto todo faz da pousada um lugar que te permite sentir à vontade, em casa e muito acolhido.

Com o selo Safe&Clean do Circuito Elegante e Unilever e também o selo Turismo Responsável: Limpo e Seguro do governo federal, a Vila de Alter possui uma estrutura bastante aberta, conectada à vegetação de seu entorno, o que faz com que os ambientes de uso comum sejam bastante ventilados. Além disso, durante a estadia o hóspede tem a garantia de que a higienização é feita constantemente e que o distanciamento e uso de máscara estão sendo cumpridos à risca.

 

Foto da pousada Vila de Alter do Chao - Blog Terramundi

Pousada Vila de Alter.

Um dia perfeito no período de cheia

Quando o rio sobe e a floresta se inunda, é possível passear de canoa por regiões como a Floresta Encantada. “É uma imersão total na natureza – aquele silêncio imenso, cortado pelo som dos pássaros que ecoam na floresta”, narra Denise Santiago, diretora comercial Terramundi. O nome da região, não à toa, sinaliza que é uma experiência encantada. Você acorda, toma um delicioso café da manhã – que foi previamente agendado e é servido a la carte, para garantir a segurança de todos os hóspedes da Vila – e parte floresta adentro acompanhado de um guia que segue todos os protocolos, do uso de máscara ao distanciamento.

 

Pôr-do-sol em Alter do Chão - Blog Terramundi

Pôr-do-sol em Alter do Chão.

 

É justamente neste período também que acontecem os espelhos d’água, fenômeno que possibilita com que você veja o reflexo da floresta inundada nas águas. Poucos são os viajantes que sabem a possibilidade de conhecer Alter do Chão durante as cheias e, por isso, o destino é pouco concorrido neste período. Imagine só, uma floresta inundada e toda a tranquilidade da natureza amazônica apenas você.

Já pela noite, uma experiência personalizada para os viajantes Terramundi, preparada integralmente como manda a tradição paraense. A piracaia é um costume dos pescadores da região, sempre realizada à noite e junto ao calor de uma fogueira. Ali, é possível ter um gostinho do que é a gastronomia local. A culinária paraense ganha prêmios em todo o mundo e oferece ingredientes pouco conhecidos em outras partes do Brasil e do mundo.

 

Piracaia em Alter do Chão - Blog Terramundi

Piracaia em Alter do Chão.

 

Montado na areia e sob a luz do luar apenas para você, sua família ou amigos que viajaram junto a você, o cenário é composto por artesanatos locais, mesas baixas e tochas que iluminam ao redor. Na fogueira, o peixe é assado e combinado, depois, com caipirinhas e sucos de frutas da região. No silêncio da cidade ribeirinha, o som da música regional ecoa durante o jantar e combina-se com as rodas de conversa entre você e seus companheiros de viagem. Não há nada mais característico dali que o Carimbó, ritmo que mistura as influências indígenas, portuguesas e africanas. As canções se estendem noite afora e fazem qualquer viajante tenha vontade de alegrar ainda mais o corpo na dança.

 

Durante a seca

Se a sua escolha for visitar Alter do Chão em meses de seca, a experiência imperdível é navegar pelo Rio Arapiuns – e dormir embarcado. “Você não imagina encontrar águas tão transparentes quando vai navegar por rios, mas ali na região do Rio Tapajós e seus afluentes (que é o caso do Arapiuns), a água é muito clara e cristalina. Se der sorte, dá para ver os botos – ou golfinhos amazônicos – nadando ao lado. Encanta e surpreende”, conta Denise. 

 

Navegação e Alter do Chão a bordo do Belle Amazon - Blog Terramundi

Navegação no Rio Arapiuns a bordo do Belle Amazon.

 

A navegação neste passeio é privativa, de modo que pequenos grupos de amigos e famílias podem fretar a embarcação. Ali, viajantes encontram toda a estrutura necessária para uma acomodação com conforto e dentro da essência amazônica, com gastronomia característica, atendimento impecável e, mais uma vez, protocolos de segurança como a higienização constante do barco, o distanciamento físico entre tripulação e viajantes e o uso de máscaras.

É nas águas que deram ao local o apelido de caribe amazônico que você é levado às praias tranquilas do norte brasileiro. Quanto mais percorrer o Rio Arapiuns, mais desertas e preservadas os locais de parada. Nesse percurso, a Terramundi também proporciona que seus viajantes conheçam comunidades ribeirinhas e indígenas – um momento muito especial e marcante, regido sob protocolos de segurança: distanciamento físico e uso de máscaras. Tudo é realizado de maneira a não oferecer risco nem aos locais nem aos visitantes.

Planeje agora e viaje em segurança para Alter do Chão

Alter do Chão não é um lugar para se conhecer com pressa. É o Carimbó, a água doce, a floresta tropical, sabor criativo e caprichado e a simplicidade que salta aos olhos. Como dissemos no início do artigo, a cidade ribeirinha tem seu próprio ritmo e é preciso aceitá-lo por completo para aproveitar a viagem como deve ser: em sintonia com a essência local. Todo o encanto está presente ali pelo respeito ao ritmo da Amazônia: as lendas, festas, gastronomia e atividades são ditadas por essa harmonia entre a comunidade local e o meio. E, para conhecer isso verdadeiramente, recomendamos uma viagem de, ao menos, 5 dias. Entre em contato e conheça as possibilidades de roteiro que permitem que você viaje em segurança.

Reserve com confiança. Viaje em segurança.

Proporcionar viagens sem tumultos já era nossa prioridade. Agora, nesses tempos, isso se tornou uma solução. Em roteiros privativos, desenhados exclusivamente em cima de seu perfil e interesses, é possível voltar ao movimento.

Na Terramundi, você sempre terá contato direto com o consultor de viagens, que proverá suporte 24h onde você estiver. Teve qualquer problema? Fale com o agente. E não se preocupe. Nós trabalhamos com parceiros flexíveis e, eventualmente, em caso de real necessidade, nós conseguiremos retrabalhar seu itinerário. Realizaremos cancelamentos e remarcações ágeis, e você não terá que lidar com nenhum trabalho, porque toda a complexidade é assumida por nós.

 

Posts Relacionados