Scroll to top

Uma viagem pela Patagônia Argentina para ver pinguins


terramundi - 24 de setembro de 2022 - 0 comments

A Patagônia Argentina é o lar de tantos animais incríveis, como baleias, guanacos, pumas, mas poucos chamam tanto a atenção – especialmente das crianças – quanto os pinguins. Por lá, é possível encontrar cinco espécies dessas aves: Magellanic, Humboldt, Gentoo, Southern Rockhopper e King. Dependendo da espécie e da estação, eles podem ser vistas em qualquer lugar de Punta Arenas, no Chile, a Tierra del Fuego, na Argentina

 

Quando ir para a Patagônia Argentina para ver os pinguins?

Os pinguins chegam à região da Patagônia Argentina em setembro, mas a melhor época para vê-los é de novembro a março. 

De novembro a dezembro é quando os pais estão construindo seus ninhos e colocando seus ovos;

Janeiro é quando os filhotes de pinguim estão nascendo, por isso é um momento emocionante para visitar as colônias;

Em fevereiro, os filhotes de pinguim estão aprendendo a nadar nas águas geladas;

Março é o fim da época de reprodução e os pinguins começam a deixar o ninho para migrar de volta para o norte (a menos que sejam pinguins antárticos).

 

Onde ir na Patagônia Argentina para ver os pinguins?

Reunimos uma lista com três principais lugares para ver os pinguins de Magalhães na Argentina.

 

  1. Ushuaia

Tecnicamente, este local fica nos arredores de Ushuaia, mas você terá que viajar para “o fim do mundo” para ver os pinguins em um de nossos outros lugares favoritos: Ilha Martillo e Estância Harberton, no lado argentino da Tierra del Fuego. No passeio, você estará o tempo todo com um guia e, além da história da cidade de Ushuaia, poderá aprender com os cientistas que vivem na estação de pesquisa.

 

  1. Península Valdés

 

Se você gosta de pinguins, mas também quer ver outros animais, a Península Valdés pode ser uma escolha melhor para você. A região é um Patrimônio Mundial da UNESCO, focado na conservação e preservação de diferentes espécies de animais, especialmente mamíferos marinhos. É lá também que se encontra a baleia franca austral, a espetacular orca preta e branca, elefantes marinhos, vários golfinhos e, claro, milhares de pinguins. 

Em um cenário de água incrivelmente azul, grama verde, salinas, dunas e colinas, você também se encontrará a poucos passos dos pinguins, mas pode não ter a chance de caminhar junto a eles. A maioria dos passeios vai parar em um mirante onde você está separado dos pinguins por uma pequena cerca, mas ainda é fácil tirar a foto perfeita.

 

  1. Punta Tombo

 

Punta Tombo também é um ótimo lugar para ir se você quiser os pinguins em grande quantidade. É lá que fica uma reserva que tem fama de ser uma das maiores colônias de pinguins-de-magalhães do mundo. A cada ano, centenas e centenas de pinguins nascem por lá. Por isso, é possível ver pinguins bebês e pinguins pais – mas certifique-se de observar onde pisa, porque os pinguins de Magalhães cavam buracos na terra para seus ninhos.

 

Outros passeios em família na Patagônia Argentina

 

Cruzeiro – A Patagônia foi, desde o início, uma terra de marinheiros aventureiros. Era por mar que os primeiros exploradores chegaram e se maravilharam com este mundo de contrastes. E é também no mar onde viveram alguns de seus habitantes originais. Conhecer a região navegando em um cruzeiro de expedição é uma experiência inesquecível e bastante diferente daquelas em que o viajante segue por terra.

Esqui no inverno – Quando falamos de Patagônia, logo imaginamos as paisagens cercadas de mar, montanhas e, claro, muita neve. Para apreciar esse cenário, você pode planejar uma viagem à estância de esqui de maior relevância na zona de Ushuaia, o Cerro Castor. Por lá, no inverno, o clima varia entre 5º e -5º C e a posição geográfica do centro faz a região ideal para o esqui. A temporada vai de junho a outubro, uma das mais longas do mundo.

 

Viaje para a Patagônia Argentina com a Terramundi

Comece a planejar a sua próxima aventura, mas não esqueça de que pode aproveitar ainda mais e em grande estilo se contar com um suporte especializado. Entre em contato com a TERRAMUNDI e desbrave a Patagônia. Ou veja algumas possibilidades de roteiro aqui.

 

Posts Relacionados