Scroll to top

Quando Visitar a Patagônia Chilena e Argentina?


terramundi - 26 de março de 2019 - 0 comments

Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de extensão, a Patagônia oferece atrativos especiais durante o ano todo. Decidir quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina depende do seu perfil como viajante e das atividades que deseja realizar por lá.

Dicas para ajudar você a decidir quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina

Separamos algumas dicas especiais sobre as épocas do ano para quem deseja visitar o extremo sul argentino e chileno. Assim, fica mais fácil, basta alinhar com suas expectativas. Confira a seguir:

 

Visitar a Patagônia no Verão

O período mais quente, que se estende de dezembro a fevereiro, é marcado pelas temperaturas mais amenas. Os dias são longos (com o sol se pondo, muitas vezes, após às 20h) e vento constante. Quase não há chuva e as geleiras derretem e se desprendem em grandes blocos de gelo.

 

Quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina?

O verão é uma excelente época para fazer trekking na Patagônia.

 

É o momento ideal para fazer caminhadas, safáris terrestres e náuticos, navegar em meio aos icebergs e animais marinhos, como os pinguins, leões e lobos-marinhos.

Cavalgadas, passeios de caiaque e até mergulho são algumas atividades comuns nesta estação. Cruzeiros que navegam pelo Canal de Beagle com expedições em ilhas habitadas por pinguins também são dos destaques do verão.

A sua mala para passar o verão na Patagônia deve conter roupas leves com proteção térmica, jaqueta corta-vento, malhas de lã, calças e sapatos de material impermeável. O ideal é levar dois pares de tênis ou botas de trekking para a viagem, já que o friozinho e a umidade constantes na região dificultam o processo de secagem dos calçados.

 

Os encantos da Patagônia no Outono

De março a maio o clima esfria e fica mais chuvoso. A paisagem ganha novas cores, a duração dos dias e noites se torna mais equilibrada e a temperatura cai. É o momento de baixa temporada na Patagônia. No outono, os pinguins começam a migrar e dão lugar às baleias, que visitam o litoral patagônico para descanso e reprodução.

 

Quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina?

Curtir o frio em um hotel é uma ótima forma de conhecer a Patagônia.

 

Os parques ficam mais vazios, em função da instabilidade do clima. É possível aproveitar as trilhas mais vazias para observar a natureza em seu estado bruto.

Para aproveitar tudo, recomendamos uma flexibilidade maior para a sua estadia. Podem ser necessários mais dias para conseguir ir a todos os passeios. Roupas e calçados impermeáveis são indispensáveis neste período.

Hospedar-se em hotéis com sistema all-inclusive, conhecidos também como full experience, é uma boa alternativa para o período de outono. Deste modo, nos dias em que não for possível aproveitar as atividades outdoor, você pode aproveitar toda a estrutura de SPA e gastronomia.

Atrativos do inverno na Patagônia

Montanhas nevadas, glaciares imponentes, paisagem branca e esportes de inverno: essas são as principais razões para visitar a Patagônia no período de junho a agosto.

No inverno, a temperatura cai e o vento dá trégua, contudo, as tempestades de neve são constantes e os dias são mais curtos.

 

Quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina?

Apreciar a beleza dos glaciares é a principal atividade no inverno.

É a estação ideal para quem deseja aproveitar um destino de neve com muitos esportes de inverno. A maior parte das navegações deixa de funcionar por causa do acúmulo de gelo nos canais e fiordes. É mais interessante apostar em atividades terrestres, como trekkings na neve, o passeio no Trem do Fim do Mundo, visitas a museus e aos centros invernais. Temos como um destaque o Cerro Castor, que possui mais de 20 pistas de esqui e snowboard.

Caminhadas com raquetes de neve, passeios com quadriciclos e veículos 4×4, além de um sobrevoo de helicóptero pelas paisagens geladas e cobertas pela neve são alguns dos destaques da visita à Patagônia no Inverno. O uso de roupas e calçados específicos para a neve é indispensável nessa época.

Vestir-se em camadas com casaco térmico, corta-vento e impermeável, blusas de lã ou fleece por baixo, calças seguindo o mesmo processo da parte de cima, luvas e meias de lã é essencial. Gorros e cachecóis também são uma ótima pedida!

 

Primavera na Patagônia

O período que vai de setembro a novembro é o ideal para quem deseja obter um contato mais profundo com a natureza. Na primavera, os cenários brancos e gelados dão lugar às cores da vegetação local. Os animais ficam mais ativos e é possível avistar tanto os pinguins-de- Magalhães, que começam a chegar na região, quanto as baleias-francas e orcas que começam a partir em busca de águas mais frias.

 

Quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina?

No verão os pinguins de Magalhães povoam pequenas ilhas na Patagônia.

 

Os caminhos e fiordes ficam livres de gelo e se tornam ótimos para a exploração em trekkings, cavalgadas, travessias de caiaque ou catamarã. As estâncias rurais permitem a imersão na cultura baqueana, onde o viajante pode vivenciar diversos aspectos da cultura local, como a tosquia de ovelhas, churrasco de cordeiro típico da região, entre outras atividades.

 

Conheça a Patagônia!

Gostou de conhecer mais sobre os detalhes da região em cada época do ano? Depois de decidir quando visitar a Patagônia Chilena e Argentina, é hora de contar com quem entende do local e pode oferecer o melhor suporte.

Entre em contato com a TERRAMUNDI e aventure-se pelo extremo sul argentino e chileno!

 

Posts Relacionados