Com temperaturas que variam de -2°C a 10°C, a região da Patagônia é perfeita para quem gosta de curtir um friozinho em qualquer época do ano. No verão, as temperaturas mais amenas e a riqueza da fauna e flora criam um espetáculo vivo de paisagens e movimentos permitindo a exploração completa do destino. Já no inverno, os esportes de neve e a contemplação das baleias-francas são os grandes destaques na região. Com tudo isso, tanto sua parte chilena, quanto a argentina oferecem experiências inesquecíveis para uma viagem incrível de verão e inverno na Patagônia!
Patagônia no Verão
Durante a temporada mais quente do ano, de outubro a abril, a Patagônia exala vida e exuberância! Essa é a época perfeita para os viajantes que gostam de atividades ao ar livre e admirar a vibrante vida selvagem.
Os dias de verão são mais longos, com sol nascendo às 4h da manhã e se pondo perto das 23h. Isso permite aos viajantes desfrutar o máximo da beleza das paisagens inóspitas patagônicas. Entre as principais atrações do lado argentino estão os diversos safáris náuticos pelos fiordes expedições fotográficas e de bird watching na Terra do Fogo, o encontro com os elegantes pinguins-de-magalhães na Isla Martillo, além do encantador mergulho com os lobos-marinhos em Puerto Madryn.
Incomparável, a visita ao Glaciar Perito Moreno, em El Calafate, merece um dia inteiro da viagem! Além das passarelas de observação e o safári onde o catamarã chega bem pertinho do glaciar, ainda dá para apreciar seu espetáculo visual e sonoro de um ponto mais privilegiado: caminhando sobre ele!
O visitante é recebido por uma equipe especializada e pode percorrer trilhas no gelo de diversos níveis de dificuldade. Um brinde com whisky (gelado com cubos retirados do próprio glaciar) e alfajores coroam o final da caminhada.
A porção chilena da Patagônia também oferece atrativos imperdíveis na estação mais alegre do ano. A cidade de Puerto Natales é uma ótima ideia para quem deseja desfrutar de uma boa estrutura turística e gastronômica. Já os amantes da natureza vão adorar o menu de passeios dos hotéis full experience de Torres del Paine, que inclui opções de trekking, caiaque, cavalgadas entre outros em meio aos cenários inspiradores do Parque Nacional.
Inverno Patagônico
De maio a setembro os fãs de esportes na neve podem viver dias intensos na Patagônia Argentina. Neste período, a prática de esqui e snowboard nas estâncias de inverno proporciona oportunidades únicas de exploração da natureza de extremos dessas terras geladas e únicas. O Cerro Castor é o centro invernal mais conhecido por lá, um complexo com 28 pistas exclusivas para esportes de inverno. Ele oferece inúmeras atividades para os viciados em adrenalina e conforto. Também em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, é possível apreciar todo o encanto dos boques e lagos glaciares da Terra do Fogo a bordo do “trem do fim do mundo” e durante os trekkings com raquetes ou passeios nos quadriciclos. Além de realizar uma caminhada noturna sob o inigualável céu estrelado, finalizada com o típico churrasco patagônico, uma das experiências mais perfeitas em sintonia com a natureza durante o inverno.
Outro passeio que não pode faltar para os amantes da natureza e dos animais é a observação das gigantes baleias-francas na Península Valdés, que podem ser vistas dentro de barcos-submarinos ou nas areias das praias, um contato realmente apaixonante e que ficará guardado na memória para sempre.
Os viajantes com mais experiência em trekkings de neve podem aproveitar o inverno para realizar o circuito W, na Patagônia chilena, e desfrutar de paisagens congeladas do Parque Nacional Torres del Paine e Puerto Natales com simplicidade e conforto, acompanhado de um guia especialista durante todo o trajeto.
Desfrute do verão e inverno na Patagônia com a TERRAMUNDI
Visite este destino com a TERRAMUNDI e garanta total segurança e praticidade para fazer a viagem mais incrível da sua vida até agora! Conheça o Glaciar Martial, o Parque Nacional Terra do Fogo e muitas outras belezas desta região com o apoio da nossa equipe!