Scroll to top

O Que Fazer Em El Calafate e Ushuaia


terramundi - 23 de dezembro de 2018 - 0 comments

Deseja saber o que fazer em El Calafate e Ushuaia? Então você está no lugar certo! Neste artigo, você vai descobrir o que há de melhor nestes dois ambientes incríveis da América do Sul.

Quando falamos neles, logo pensamos sobre a beleza fria do gelo que dá contornos únicos à paisagem da Patagônia. Hora elevando-se em blocos  maiores que arranha-céus, hora forrando todo o caminho com delicados flocos de neve, dividindo o espaço com rochedos, fauna, flora e construções locais.

O que fazer em El Calafate e Ushuaia? Planeje seu roteiro!

Para começar a entender o que fazer em El Calafate e Ushuaia, primeiramente, precisamos planejar todo o roteiro!

Recomendamos ficar no mínimo três dias em cada cidade para conseguir aproveitá-las da melhor  forma. Dependendo do tipo de viagem, esse período pode ser esticado em até uma semana!

Outra sugestão é começar a viagem por Ushuaia e finalizar o roteiro com o impacto visual e sonoro do Glaciar Perito Moreno, em El Calafate.

Em ambas as cidades, praticamente todos os passeios são guiados e necessitam de transporte e ingresso para a atração principal. Por isso, contar com uma agência especializada é um excelente diferencial para o viajante que visita a Patagônia, pois já terá todos os detalhes logísticos acertados e viajará com mais tranquilidade para aproveitar os cenários do extremo sul da América.

Além de visualmente diferentes, cada pedaço da Patagônia possui características e experiências únicas. Os dois dos principais destinos por lá (El Calafate e Ushuaia) guardam algumas das atrações e visuais mais impressionantes da região, como o Glaciar Perito Moreno e o Parque Terra do Fogo.

O que fazer em el calafate

O que fazer em Ushuaia?

Começando por Ushuaia e suas casinhas coloridas à beira do cais do porto, já é possível analisar os primeiros sinais do ares gelados, fauna selvagem e ambiente inóspito da vizinha Antártida. A seguir, você confere o que pode descobrir por lá!

Gastronomia local

Cidade mais austral das Américas, Ushuaia é o último ponto antes da Antártida.

Além do turismo sempre presente, ela é portuária e sobrevive da pesca. Por isso, deliciar-se com as famosas “centollas” — espécie de caranguejo gigante vermelho —, trutas e frutos do mar típicos da região em um dos seus restaurantes é sempre uma boa pedida. Não deixe de experimentar também a cerveja e vinho locais.

gastronomia em Ushuaia

Canal de Beagle

Navegar através do Canal de Beagle a bordo de um catamarã é um dos passeios mais tradicionais da cidade. Além das paisagens surreais, os viajantes são agraciados com os moradores das ilhas — entre eles leões-marinhos e cormoranes (aves parecidas com pinguins).

Durante o verão, o passeio se estende até a ilha Martillo dos pinguins-de-magalhães, em que dá para conferir as elegantes aves de pertinho.

Ushuaia — Canal de Beagle

Parque Nacional Terra do Fogo

O passeio no parque é feito a bordo do “trem do fim do mundo”, que era utilizado para levar os presos até as minas de carvão. Após ser reformado, o mesmo trem é usado para carregar os viajantes que desejam conhecer a história do local.

Lá, são preservados restos arqueológicos dos índios yámanas, bem como bosques, rios e lagos glaciares que encantam o coração de qualquer observador.

O que fazer em El Calafate e Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo

Região dos Lagos

A região dos lagos de Ushuaia não pode faltar em um roteiro pela Patagônia Argentina. Dentro de um 4×4 com muita aventura, paisagens de cair o queixo se descortinam pela janela por meio do vale do rio Olivia em direção ao Paso Garibaldi, com destino aos lagos Escondido e Fagnano.

No final da jornada pelo bosque, onde os castores constroem seus diques um churrasco típico com vinho, chocolate quente e música esperam em um refúgio nas margens do lago Fagnano.

Como se estivesse dentro de uma animação da Disney, vários animaizinhos aparecem com o cheiro da comida para fazer companhia as visitas, como raposas e condores.

Ushuaia — Região dos lagos

Cerro Castor

No inverno, uma dica é estender a sua estadia em Ushuaia para se divertir na estação de esqui Cerro Castor, que conta com 28 pistas de esqui e snowboard para todos os níveis.

Além das pistas, o local guarda diferentes atrações, tanto para famílias com  crianças quanto para quem prefere curtir o frio em um chalé confortável com os amigos ou em casal.

No inverno, os centros invernais como o Cerro Castor ainda oferecem outros passeios como motoneve e trekkings com raquete.

O que fazer em El Calafate e Ushuaia - Cerro Castor

O que fazer em El Calafate?

Após conhecer muito bem Ushuaia, chegou a hora de saber o que fazer em El Calafate.

A pequena e charmosa cidade arborizada fica localizada de frente para o Lago Argentino e é guardiã do Parque Nacional Los Glaciares. Vamos descobrir mais?

Glaciar Perito Moreno

De perto, os 5 km de largura e 60 m de altura em sua parte visível do continente impressionam ainda mais! É possível ouvir e sentir o som dos pedaços de gelo que se despedaçam e caem na água, ressoando tão forte como um trovão.

Há três formas de admirar o Perito Moreno. A mais simples, e que pode ser feita durante o ano todo, é utilizando passarelas construídas à sua frente.

Durante o verão, também é possível pegar um catamarã e chegar bem perto do glaciar, passando literalmente ao lado do gigante que hipnotiza pela sua imensidão de 250 km2..

A terceira forma é a mais especial: um mini treking sobre o glaciar. Essa experiência marcante dura em torno de duas horas utilizando grampos nas botas e, ao final da caminhada, os aventureiros encontram um churrasco típico e bebidas, como um clássico whisky, esperando apenas uma pedra de gelo a ser retirada do icônico Perito Moreno.

El Calafate: Glaciar Perito Moreno

UPsala

A única forma de chegar até o glaciar UPsala — um dos maiores do mundo e visitado apenas no verão — é por meio da Estância Cristina Discovery.

O ponto alto da visita é o passeio de jipe até um mirante utilizado para visualizar a extensão impactante do glaciar. Além da vista, é possível interagir com a rotina do local, que é uma espécie de fazenda, e saborear um delicioso almoço com comida típica patagônica.

Além dos glaciares

Os majestosos glaciares são as grandes atrações quando o assunto é o que fazer em El Calafate, mas, além deles, há alguns locais que valem a visita.

Um exemplo é a reserva natural da Laguna Nimes com uma intensa variedade de aves.

Chamado de Lago Roca, ele dispõe de várias opções de trilhas ao seu redor, sem contar a pesca esportiva, as grutas de Punta Walichu com pinturas rupestres, o bosque petrificado La Leona e o Balcón Del Calafate, acessado com muita aventura em um 4×4 até chegar no mirante que revela uma visão incrível do alto dos cerros que rodeiam a cidadezinha.

El Calafate — grutas de Punta Walichu

Gostou de saber mais sobre o que fazer em El Calafate e Ushuaia? Comece a planejar sua viagem agora mesmo e conte com a TERRAMUNDI para ter um roteiro incrível, feito para você!SalvarSalvar

Posts Relacionados