Scroll to top

Uma viagem no tempo pela Serra da Capivara


terramundi - 6 de outubro de 2020 - 0 comments

Antes de Niede Guidon descobrir a riqueza arqueológica existente no Piauí, a tese mais aceita pelo mundo sobre a ocupação do continente americano era de que datava cerca de 20 mil anos atrás. Após escavações e investigações das marcas que formam hoje a Serra da Capivara, a presença humana no território da América data cerca de 100 mil anos. A arqueóloga mostrou a potência e importância de uma região pouco explorada pelos brasileiros e que, hoje, ganha fama mundialmente.

 

As figuras rupestres haviam sido consideradas desenhos de índios pelos moradores da região. Quando um deles, nativo de São Raimundo Nonato, levou fotos do que havia em sua cidade e apresentou para Niede em uma exposição que ela fazia, um novo mundo – ou melhor, um mundo muito antigo – se abriu para a arqueóloga no nordeste brasileiro. Até então, os principais sítios rupestres se localizavam em Minas Gerais.

Niede formou-se em história natural pela Universidade de São Paulo em 1959, mas foi apenas na década de 1970, após realizar doutorado na Sorbonne, em Paris, que começou a escavar a terra seca do sul do Piauí. Na primeira visita, descobriu cinco sítios arqueológicos. Quando voltou, mais sessenta. Depois disso, conseguiu financiamento de pesquisa pelo governo francês e tornou aquela a descoberta de sua vida. Investiu tempo, esforço e muito afeto escavando o que hoje somam mais de 400 sítios arqueológicos – apenas em Pedra Furada são mais de mil figuras rupestres pintadas que levaram mais de 10 anos de pesquisa para serem descobertas.

 

 

Ali, nos vales mais úmidos, há resquícios de Mata Atlântica nas planícies e de Floresta Amazônica nos planaltos – prova de que, há milhares de anos, ali foi fronteira entre dois biomas do Brasil. É neste lugar, em meio a natureza e história, que foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara, com 135 mil hectares e 1354 sítios arqueológicos catalogados (sendo 183 deles abertos para visitação turística). Espalhado pelas cidades de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e Coronel José Dias, o parque foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade pela Unesco, como a maior concentração de sítios ancestrais no mundo. 

Depois de quatro décadas trabalhando na região, Niede inaugurou mais um museu – além do Museu do Homem Americano, agora há também o Museu da Natureza. É ali que pretende tornar conhecida toda a região e destacar as mudanças climáticas e os eventos geológicos que lá ocorreram.

O que há na Serra da Capivara é completamente diferente do resto. Esta é uma região única no mundo.

Posts Relacionados