Scroll to top

Duas opções seguras para conhecer a Península de Maraú


terramundi - 7 de abril de 2021 - 0 comments

Situada entre a Costa do Dendê e a Costa do Cacau, na Bahia, a Península de Maraú é uma área de proteção ambiental cuja paisagem se transforma a cada fase do ciclo lunar. Durante o período de lua cheia ou na lua nova, quando a maré se mantém baixa, é possível observar a formação de diversas piscinas naturais. Nelas, a fauna marinha é rica em biodiversidade e se mistura ao colorido dos recifes de coral. 

São mais de 40 quilômetros de praias tranquilas, lagoas de água doce, florestas tropicais e manguezais. Por ali também existem pequenos vilarejos que recebem os viajantes com a simplicidade, conforto e aconchego de quem acompanha o ritmo da natureza no dia a dia.

Abaixo, conheça o relato de duas viajantes que conheceram a Península de Maraú em  acomodações seguras, parceiras Terramundi e que garantem uma viagem sem preocupações, com toda a segurança necessária.

Viaje em segurança: Casa dos Arandis

Relato de Denise Santiago

 

Casa particular na Península de Maraú.

“Não deixe nada, só pegadas. Não leve nada, só memórias…” É esse o lema da Casa dos Arandis. Ao chegar por lá, o cuidado é visível – tanto com os hóspedes quanto com o ambiente em que está inserido. Todos os viajantes precisam apresentar o teste PCR negativo ao dar entrada no hotel.

Além dos selos Safe and Clean e Turismo Responsável, por intermédio da Brazilian Luxury Travel Association, a Casa dos Arandis recebeu também o selo Safe Travels, um certificado internacional que reforça os cuidados para um turismo seguro.

Sustentabilidade

Um dos pilares que conceituam a acomodação é a prática de um turismo com mais consciência ecológica, para que os viajantes possam desfrutar das belezas naturais da região de forma contemplativa, e não predatória. Por isso, diversos são os projetos em que o hotel está envolvido e que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região. Alguns exemplos são a Rede de Agroecologia Povos da Mata e o fato de ter sido o primeiro hotel da Península de Maraú a participar do Programa Turismo CO2 Legal.

Experiências marcantes

Quarto da Casa dos Arandis, na Península de Maraú.

Localizada na Praia dos Algodões, a Casa dos Arandis  está distante da rota de praias mais procurada pelos visitantes na região da Península de Maraú. Por ali impera a tranquilidade, calmaria e exclusividade. Para preencher os dias por lá, além da belíssima praia, dos jantares particulares, da piscina e do spa no hotel, há diversas opções de lazer. 

É ali na região que se encontra a terceira maior baía do Brasil, a Baía de Camamu. Pude conhecê-la em um passeio de barco rápido, passando pelas ilhas de Goió, Sapinho e Pedra Furada e podendo também assistir ao lindo e famoso pôr do sol.

De 4×4, uma outra experiência próxima à lagoa do Cassange: conheci a Floresta das Bromélias, com vegetação florida que atinge até 3 metros de altura. E no encontro das águas na Cachoeira do Tremembé, é possível ver os mangues e observar as quedas d’água. A lancha estaciona exatamente debaixo da cachoeira e já dali você vai poder se banhar e lavar a alma.

E, se a sua viagem acontecer entre julho e outubro, ainda é possível ter uma experiência encantadora: a observação das baleias jubartes que passam pela costa brasileira durante esse período. Sempre, claro, com os cuidados necessários para a segurança dos viajantes e dos animais. 

Uma viagem completa, que preenche o coração e alimenta a alma.

Viagem segura: Villa Kandui

Relato de Bárbara Giovani

 

Vista aérea das vilas privativas na Península de Maraú.

 

Na Praia de Taipu de Fora, considerada uma das mais bonitas do Brasil, em frente a uma das lagoas menos movimentadas da região, está a Villa Kandui. O cuidado está presente ali em todos os aspectos – da estrutura à equipe. 

São apenas 7 villas, com quarto, banheiro, cozinha e sala – ideais para grupos de amigos ou famílias. Algumas acomodações contam ainda com piscina particular e vista para o mar. Esse espaço privativo, com ambientes agradáveis de convívio apenas entre o mesmo grupo de viajantes, funciona como se fosse uma casa, o que é reconfortante e essencial para o momento. Dali, ouve-se apenas os sons do mar e dos ventos.

Natureza, conexão, conforto e exclusividade

Casal deitado em cadeiras cobertas por uma tenda na praia da Península de Maraú.

Quem está ali consegue se desconectar da pressa da vida cotidiana. Se você ficar durante vinte minutos na praia, apenas observando o movimento, vai achar muito se uma pessoa passar caminhando por ali. Esse é o privilégio da região em que a Villa Kandui está inserida: não há muitos turistas e o ambiente por ali é bem tranquilo. É possível ver a beleza das piscinas naturais sem ter tantas pessoas por perto.

Todas as noites, antes de dormir, era possível solicitar por um formulário online o que gostaria de comer no café-da-manhã. É uma maneira de seguir os protocolos: dessa forma, não há buffet e nem é preciso que os hóspedes se levantem da mesa, pois tudo é servido pela equipe. Você acorda cedo com uma vista incrível, os sons da natureza e já pode ir no horário que agendou para a primeira refeição do dia. O cardápio é farto e variado, para sair bem satisfeito.

Durante o dia, há atividades para todos os gostos: um passeio de bike na praia durante o pôr-do-sol, um mergulho de snorkel nas lagoas para observar os belíssimos recifes de corais e até mesmo um piquenique na areia. Para as crianças, um cineminha ao ar livre preparado com muito carinho e aulas de surf super divertidas. 

Segurança e sustentabilidade garantidas na Península de Maraú

O número limitado de hóspedes permite que a Villa Kandui ofereça um atendimento personalizado. Toda a equipe – incluindo os donos – estão sempre acessíveis e são bastante atenciosos. Para sanar dúvidas ou pedir sugestões de atividades, basta enviar uma mensagem ou ir até a recepção.

Álcool em gel, distanciamento físico e uso de máscaras é regra em todos os ambientes e a higienização das vilas é diária, seguindo protocolos adequados. Na praia, a disposição das cadeiras para os hóspedes segue um distanciamento maior do que o recomendado – e, mais uma vez, a higienização é constante. 

Durante a minha estadia, a Bahia decretou fechamento dos restaurantes após as 20h. Na Villa Kandui, o decreto foi cumprido à risca, mas sem prejudicas os hóspedes. Os restaurante nunca estavam cheios e, nesse caso específico, eles permitiam pedir o jantar com antecedência para ser entregue na vila. 

Nos detalhes, gestos que fazem a diferença e mostram que a equipe busca não interferir no ciclo natural da vida da Península de Maraú. A utilização da madeira reaproveitada, a preservação de coqueiros nativos e a implantação do sistema de tratamento de esgoto ecológico são alguns exemplos de atitudes conscientes tomadas. Além disso, todas as amenidades de banho são 100% sustentáveis e disponibilizadas sem embalagens plásticas.

Reserve com confiança. Viaje em segurança.

Proporcionar viagens sem tumultos já era nossa prioridade. Agora, nesses tempos, isso se tornou uma solução. Em roteiros privativos, desenhados exclusivamente em cima de seu perfil e interesses, é possível voltar ao movimento.

Na Terramundi, você sempre terá contato direto com o consultor de viagens, que proverá suporte 24h onde você estiver. Teve qualquer problema? Fale com o agente. E não se preocupe. Nós trabalhamos com parceiros flexíveis e, eventualmente, em caso de real necessidade, nós conseguiremos retrabalhar seu itinerário. Realizaremos cancelamentos e remarcações ágeis, e você não terá que lidar com nenhum trabalho, porque toda a complexidade é assumida por nós.

Entre em contato e fale com um especialista sobre sua viagem para a Península de Maraú.

Posts Relacionados