Scroll to top

Turismo responsável — em harmonia com o entorno


terramundi - 28 de agosto de 2019 - 0 comments

Além de ser uma ferramenta que agrega experiências de vida a cada novo visitante, o turismo responsável é também um fenômeno de diversas potências: atua diretamente em âmbitos como a economia, a cultura, o meio ambiente e a sociedade.

O turismo responsável é realizado quando agências, operadoras, fornecedores locais e viajantes reconhecem o papel central da comunidade e contribuem para sua preservação, sem que a experiência da viagem tenha qualquer influência negativa sobre a terra, a cultura e as pessoas que ali vivem.

Estabelecidos nos destinos e oferecendo uma grande infraestrutura, os hotéis exercem um papel fundamental para manter a atividade turística sustentável em sua localidade. É de sua responsabilidade adotar medidas que garantam a economia de água e energia; o consumo de produtos nativos; a reciclagem do lixo ali produzido e a geração de empregos para a comunidade local.

O turismo responsável dos hotéis AWASI

Localizado em regiões de natureza deslumbrante na América do Sul, a rede de hotéis Awasi procura cada vez mais influenciar de maneira positiva a comunidade ao seu redor.

Para isso, além das medidas tomadas no cotidiano dos hotéis no Atacama, na Patagônia Chilena e nas Cataratas do Iguaçu, a rede também desenvolve projetos de preservação da fauna e fomento à cultura.

Turismo responsável - The Awasi Puma Project

The Awasi Puma Project visa a proteção da espécie (Imagem: Awasi Patagonia)

Em Torres del Paine, o projeto The Awasi Puma Foundation é uma iniciativa de proteção à espécie, muito presente no local. Para isso, o hotel aumentou sua área em 4,500 hectares, a fim de limitar a quantidade de terras destinadas à criação de ovelhas e, assim, evitando o desmatamento e tornando o local próprio para a ocupação da fauna nativa novamente.

Turismo responsável

Desenho do projeto Awasi Iguazu com comunidade guarani (Imagem: Awasi Iguazu)

Já na sede do Awasi Iguazu, uma integração com as atividades da escola regional gerou uma experiência artística incrível. Através de workshops de arte realizados com as crianças das comunidades guaranis que habitam a região, o projeto estimulou a troca cultural e incentivou a expressão das crenças nativas por meio da arte.

Viaje para a América do Sul de maneira sustentável

Conheça as paisagens dos nossos vizinhos com a TERRAMUNDI. Prepare-se com quem entende de turismo responsável e faça uma viagem incrível.

Posts Relacionados