Scroll to top

Em harmonia com o entorno


terramundi - 8 de maio de 2019 - 0 comments

Quando o hotel se integra à paisagem e preserva o destino

Além de ser uma ferramenta que agrega experiências de vida a cada novo passageiro, o turismo é também um fenômeno de diversas potências: atua diretamente em âmbitos como a economia, a cultura, o meio ambiente e a sociedade.

O turismo responsável é realizado quando agências, operadoras, fornecedores locais e viajantes reconhecem o papel central da comunidade local e contribuem para sua preservação, sem que a experiência da viagem tenha qualquer influência negativa sobre a terra, a cultura e as pessoas que ali vivem.

Estabelecidos nos destinos e oferecendo uma grande infraestrutura, os hotéis exercem um papel fundamental para manter a atividade turística sustentável em sua localidade. É de sua responsabilidade adotar medidas que garantam a economia de água e energia; o consumo de produtos nativos; a reciclagem do lixo ali produzido e a geração de empregos para a comunidade local.

A consciência dos hotéis AWASI

Localizado em regiões de natureza deslumbrante na América do Sul, a rede de hotéis Awasi procura cada vez mais influenciar de maneira positiva a comunidade ao seu redor. Para isso, além das medidas tomadas no cotidiano dos hotéis no Atacama, na Patagônia Chilena e nas Cataratas do Iguaçu, a rede também desenvolve projetos de preservação da fauna e fomento à cultura.

The Awasi Puma Project

Imagem: Awasi Patagonia

 

Em Torres del Paine, o projeto The Awasi Puma Foundation é uma iniciativa de proteção à espécie, muito presente no local. Para isso, o hotel aumentou sua área em 4,500 hectares, a fim de limitar a quantidade de terras destinadas à criação de ovelhas e, assim, evitando o desmatamento e tornando o local próprio para a ocupação da fauna nativa novamente.

Desenho do projeto Awasi Iguazu com comunidade guarani

Imagem: Awasi Iguazu

Já na sede do Awasi Iguazu, uma integração com as atividades da escola local gerou uma experiência artística incrível. Através de workshops de arte realizados com as crianças das comunidades guaranis que habitam a região, o projeto estimulou a troca cultural e incentivou a expressão das crenças nativas através da arte.

 

Viaje à América do Sul de maneira responsável

Conheça as paisagens dos nossos vizinhos com a TERRAMUNDI. Prepare-se com quem entende de turismo sustentável.

Posts Relacionados