Scroll to top

Do Atacama ao Uyuni: a travessia Explora


terramundi - 31 de julho de 2023 - 0 comments

A América do Sul é um continente com algumas das paisagens mais espetaculares do mundo, e dois dos destinos de viagens mais procurados por sua beleza extrema são o Deserto do Atacama, no Chile, e o Salar do Uyuni, na Bolívia. Em meio a esse cenário deslumbrante, a rede de hotéis de luxo Explora oferece uma experiência única: a travessia do deserto alaranjado ao deserto de sal, que combina aventura, conforto e a oportunidade de vivenciar de perto a magnitude da natureza em ambos os destinos.

 

A travessia

A aventura começa no Deserto do Atacama, um dos lugares mais secos do planeta. Com sua paisagem lunar e vulcões majestosos, o Atacama oferece uma ampla variedade de atividades, como caminhadas até gêiseres, observação de estrelas, visitas a lagunas altiplânicas e banhos em termas naturais. O hotel Explora Atacama é uma base perfeita para explorar essa região única, oferecendo aos viajantes conforto e excelência em serviços. 

Os hóspedes têm flexibilidade para escolher a duração da sua estadia no Atacama, mas geralmente as opções variam de 3 a 6 noites. Após esse períodos, os viajantes partem para a próxima fase da aventura: a jornada para o Salar do Uyuni, na Bolívia. Guiados por especialistas locais, em um veículo 4×4 especialmente equipados para enfrentar as estradas e trilhas do deserto, seguem rumo ao país vizinho. 

A travessia pode levar alguns dias, a depender do itinerário escolhido. Neste período, há paradas estratégicas para que os viajantes pernoitem nos mountain lodges em Ramaditas e Chituca. Este percurso oferece uma oportunidade única de experimentar a mudança dramática da paisagem enquanto cruzam a fronteira entre Chile e Bolívia, passando por salares, vulcões, lagoas coloridas e formações rochosas únicas. A equipe que acompanha a travessia é essencial neste momento, porque além de garantir a segurança do grupo, também enriquecem a experiência compartilhando informações sobre a história, geografia, cultura e natureza ao longo do caminho.

Quando os viajantes chegam ao coração da planície salgada, onde se encontra o Salar de Uyuni, a rede Explora oferece um acampamento exclusivo, projetado para proporcionar conforto e uma experiência autêntica, com tendas confortáveis, banheiros privativos e refeições preparadas por um chef com ingredientes regionais. Já imaginou um jantar romântico em meio ao deserto de sal boliviano, com as estrelas em destaque?

Este acampamento é itinerante e muda de localização estrategicamente para garantir que os hóspedes desfrutem das melhores vistas e experiências na região. Isso permite que os viajantes explorem diferentes partes do Salar de Uyuni e suas atrações circundantes, como a Isla Incahuasi, com seus cactos gigantes, e as lagoas multicoloridas habitadas por flamingos.

 

Rede Explora e o conceito de viagem de luxo

A rede de hotéis Explora é pioneira em oferecer uma abordagem única e autêntica para o turismo de luxo. Seu conceito é baseado em proporcionar experiências de viagem que vão além do turismo tradicional, focando na exploração responsável e sustentável de algumas das paisagens mais espetaculares da América do Sul. O objetivo da Explora é conectar os viajantes com a natureza e a cultura locais, proporcionando aventuras inesquecíveis, acomodações exclusivas e uma abordagem cuidadosa e consciente ao meio ambiente e às comunidades locais.

Conforto – Os hotéis Explora são conhecidos por suas acomodações de alto padrão, oferecendo conforto e luxo mesmo em meio à natureza selvagem. Cada hotel é projetado para se integrar harmoniosamente ao ambiente ao redor, proporcionando aos hóspedes vistas deslumbrantes e acesso facilitado às principais atrações. Os quartos são espaçosos, bem equipados e projetados para garantir uma estadia agradável após um dia de exploração.

Exclusividade – Uma das principais vantagens da Explora é a localização estratégica de seus hotéis. Eles estão situados em áreas remotas e impressionantes, longe das multidões turísticas, permitindo que os hóspedes experimentem a natureza em sua forma mais pura. Essas localizações exclusivas também possibilitam o acesso privilegiado a atrações naturais e culturais, muitas vezes inacessíveis por meio de viagens convencionais.

Além disso, os guias Explora são altamente capacitados e experientes. Esses guias são apaixonados pelas regiões em que trabalham e têm um profundo conhecimento da flora, fauna, geografia, história e cultura locais. Eles acompanham os hóspedes em todas as atividades, proporcionando informações valiosas e garantindo uma experiência educativa e envolvente.

Sustentabilidade – A sustentabilidade é um valor fundamental para a Explora. A rede de hotéis está empenhada em proteger o meio ambiente e contribuir positivamente para as comunidades locais. Para isso, eles seguem práticas responsáveis em todas as operações diárias, com foco em reduzir o impacto ambiental, promover a conservação da biodiversidade e apoiar o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuam.

Por isso, no cotidiano, prezam por:

  • Eficiência energética: Os hotéis são projetados usando tecnologias sustentáveis e fontes de energia renováveis sempre que possível;
  • Minimização do desperdício: A rede procura reduzir ao máximo o desperdício, adotando práticas de reciclagem e compostagem. Além disso, são evitados o uso de plásticos descartáveis e a geração de resíduos desnecessários;
  • Apoio às comunidades locais: A Explora colabora com comunidades locais, envolvendo-as na cadeia de valor do turismo. Eles contratam funcionários locais, utilizam produtos regionais e promovem a cultura local;
  • Educação Ambiental: Os guias Explora desempenham um papel fundamental na conscientização dos hóspedes sobre a importância da preservação ambiental e da proteção das áreas naturais que estão visitando;
  • Conservação das áreas protegidas: A rede Explora contribui para a conservação das áreas protegidas em que opera, participando de programas de monitoramento e conservação, bem como apoiando projetos de pesquisa científica.

 

Agora é a sua vez de fazer a travessia Atacama-Uyuni

A travessia do Deserto do Atacama ao Salar do Uyuni oferecida pela rede de hotéis de luxo Explora é uma jornada única e enriquecedora. Quer embarcar nesta aventura? Entre em contato com a Terramundi.

 

Posts Relacionados