Scroll to top

Viaje em segurança: pelas águas e pela terra de Fernando de Noronha


terramundi - 30 de setembro de 2020 - 0 comments

relato de Denise Santiago, apaixonada pelas experiências no Brasil 

 

Erguendo-se do fundo do oceano, uma montanha subaquática emerge do mar turquesa, culminando em um pico de basalto cinza acidentado. Em sua volta, uma espessa vegetação verde lhe cobre os ombros. É essa a visão que tenho quando chego em Fernando de Noronha, patrimônio natural da Humanidade da Unesco, santuário de tartarugas marinhas e golfinhos e lar de dias repletos de calmaria. Para além das belíssimas praias, guardo na lembrança as experiências que estar lá me proporcionou. 

 

Fernando de Noronha é como desacelerar o tempo. Sem construção nas praias, sem condomínios ou grandes hotéis (apenas pousadas), sem o uso de protetor solar em certas piscinas naturais, sem nadar com golfinhos, sem pescar em profundidades de menos de 50 metros. As exigências são o que fazem o arquipélago se manter em sua natureza bruta e sua essência simples. 

Por terra

Em minhas viagens ao arquipélago, me permito perder nos detalhes e no afeto – que está presente em tudo que é cultivado ali, do turismo ao cuidado com os bens naturais. E, acredito, que é durante momentos simples, como uma caminhada, que o singelo salta aos olhos e podemos compreender a grandiosidade desses detalhes.

Eu costumo realizar o percurso completo pela trilha do Atalaia: tanto a caminhada curta quanto a longa. Na trilha curta, segue-se por um caminho tranquilo, de cerca de 30 minutos, até chegar nas belas   piscinas naturais, onde é possível mergulhar, lado a lado com a biodiversidade aquática local. Com meu snorkel, em mergulho livre, observo peixes de diversos tamanhos e, ao fundo, a areia branca de coral mesclada com rocha vulcânica negra.

 

 

Para os mais animados, indico o percurso da trilha longa do Atalaia -, sobe-se por curvas que acompanham as subidas e descidas dos morros. Lá de cima, a vista é para o oceano – o lado aberto do mar, voltado para a costa africana -, o que proporciona um visual completamente diferente das praias do mar de dentro, voltado para o continente. 

A experiência de seguir os contornos de Noronha com o peito aberto para o resto do mundo enche os olhos e o coração. No meio da trilha e com um visual de tirar o fôlego, curtimos um gostoso piquenique em um cantinho mais deserto do percurso – um momento simples e único que  permite reconectar com a natureza.

 

Viaje em segurança pelas águas

Depois de conhecer a vida terrestre tão bela de Noronha, se permitir imergir na vida subaquática é igualmente surpreendente. Em um grupo de amigos, realizar um passeio de catamarã privativo é um momento marcante. Nesta experiência, com snacks e bebidas, almoço delicioso e atendimento exclusivo no barco durante todo o dia, o distanciamento físico da equipe e a higienização da estrutura são cumpridos à risca.

 

 

 

A vista subaquática pode ser apreciada através de três tipos de mergulhos: o livre, com uso de snorkel; o batismo, primeira experiência mergulhando com cilindro, aqui o instrutor acompanha o tempo todo; e o mergulho autônomo, para aqueles que já são certificados na atividade. E mesmo para quem nunca praticou a atividade, a dica é: não perca essa experiência. Fernando de Noronha é considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Sua viagem só estará completa ao estar imerso no cenário do fundo do mar mais colorido que você já viu. 

 

 

Afundando lentamente nas águas exageradamente azuis, o corpo parece tomar outras proporções – muito pequeno perto daquele infinito aquático. Paredões rochosos imensos, tartarugas gigantes e cardumes coloridos parecem seguir uma coreografia em perfeita sincronia. Mais próxima a superfície, me indicam o peixe donzela de rocas, o sargentinho , a coroca e moréias. Mais ao fundo, os cações, ariquitas, piraúna e arraias que se movimentam como borboletas. Uma natureza aquática que nunca mais será esquecida. 

 

Viaje em segurança com a Terramundi para Fernando de Noronha

Planasub

Veja nossos roteiros e entre em contato para planejar sua viagem sob medida com um de nossos consultores. Além dos passeios privativos mencionados acima, a Terramundi oferece também roteiros que incluem estrutura e atendimento para grupos de amigos e toda família, com anfitrião treinado para acompanhar crianças nas atividades; aulinhas de surfe para os pequenos; caça ao tesouro, passeio em canoa havaiana, planasub, visita ao projeto Tamar, soltura de tartarugas e outras experiências personalizadas. Tudo, sempre, dentro dos protocolos de segurança recomendados por instituições de saúde.

Reserve com confiança e viaje em segurança

Proporcionar viagens sem tumultos já era nossa prioridade. Agora, nesses tempos, isso se tornou uma solução. Em roteiros privativos, desenhados exclusivamente em cima de seu perfil e interesses e tomando os cuidados necessários, é possível fazer uma viagem segura.

Na Terramundi, você sempre terá contato direto com o consultor de viagens, que proverá suporte 24h onde você estiver. Teve qualquer problema? Fale com o agente. E não se preocupe. Nós trabalhamos com parceiros flexíveis e, eventualmente, em caso de real necessidade, nós conseguiremos retrabalhar seu itinerário. Realizaremos cancelamentos e remarcações ágeis, e você não terá que lidar com nenhum trabalho, porque toda a complexidade é assumida por nós.

 

Posts Relacionados