Scroll to top

O que mudou nas viagens?


terramundi - 13 de maio de 2021 - 0 comments

Nossos consultores e clientes têm nos dado um feedback positivo ao retornarem de viagem. Eles dizem que, por conta dos protocolos de saúde e da boa hospitalidade em todos os locais, nunca se sentiram tão seguros e bem acolhidos viajando como agora e que as viagens ficaram melhores e mais autênticas, já que não existem aglomerações atrapalhando, o que tem tornado as experiências mais imersivas, ricas e tranquilas. Ou seja, o que mudou nas viagens: as filas sumiram e a qualidade dos serviços aumentaram, junto com muitos cuidados que foram adicionados.

Abaixo, listamos as principais mudanças, aspectos importantes para que os viajantes estejam informados e seguros antes de decidir partir para uma nova jornada. E utilizamos como base o depoimento de quem já esteve lá: quatro viajantes Terramundi que partiram para experiências internacionais durante o último ano.

 

O papel dos agentes de viagem

Se antes da pandemia os agentes de viagem eram buscados apenas por aqueles que queriam facilitar o planejamento, hoje são os profissionais do turismo que fazem a ponte entre as informações dos receptivos e governos locais com os viajantes. Dessa forma, dados seguros, protocolos claros e procedimentos explicados em detalhes são garantias de quem contrata uma agência.

 

O que mudou nas viagens. Foto do mar azul esverdeado, com uma grande pedra em formato oval formando uma parede no meio.

Foto de Patrícia Reis em sua viagem ao Equador.

 

“Em todas as etapas de planejamento da viagem senti que os colaboradores da Terramundi estavam bastante seguros em relação a prevenção da Covid-19, possuíam um ótimo conhecimento em relação ao uso de máscara e álcool – e também muito interesse em saber mais sobre o assunto quando descobriram que eu era médica infectologista”, revela Patrícia Reis, viajante que conheceu o Equador em 2020. 

Uma vez lá, o conforto e segurança de ter alguém no suporte é imprescindível. “Em momento nenhum nós nos sentimos em risco e em momento algum nós nos sentimos abandonados. Constantemente a equipe da Terramundi entrava em contato, perguntando se estávamos precisando de mais alguma coisa, nos ajudando a ter a melhor experiência possível”, conta Caio Barros, que passou o Réveillon na Namíbia e na África do Sul.

É esse cuidado que fez com que viajantes que já costumavam viajar por agências buscassem seu consultor. “A primeira pessoa que pensei foi ligar pro Felipe, que já é um amigo, que já é a pessoa com quem eu faço contato há alguns anos para realizar nossas viagens, ele me entende perfeitamente”, comenta Ana Carla, que viajou para as Ilhas Maldivas, Bahia e Egito durante o período pandêmico. 

 

Planejamento cuidadoso

“Eu estava com receio de haver cancelamentos ou da viagem ter muitas restrições” conta Yara Caroline, que viajou para o Equador no último ano. Já Ana nos explicou que ficou um pouco ansiosa com as mudanças no itinerário. “Vou confessar que foi um pouco tenso. Alguns lugares fechando para brasileiros, e como nossa viagem era pelo Qatar eu queria conciliar com Sri Lanka, mas o país não abriu para turismo. Então a gente teve que mudar o itinerário – ao invés de fazer 15 dias de viagem, diminuímos para 7”. 

Imprevistos acontecem e, neste momento, o conhecimento profissional é fundamental para ajustar o plano de forma ágil. “Algumas pequenas mudanças foram rapidamente solucionadas”, resume Yara. “O que me confortou foi estar com uma empresa de turismo que é muito séria, muito preocupada com o cliente, que tem bastante experiência, que tem um bom trâmite com as empresas aéreas e com operadores de outros países. Eu não tive que me preocupar com isso, ficar ligando para empresa aérea, ficar desmarcando e remarcando, solicitando uma nova reserva. Até porque minha vida continuava e eu estava trabalhando muito“, complementa Ana.

Além da segurança de resolver imprevistos e mudanças necessárias, um planejamento bem feito permite a segurança necessária dos passageiros. “Desde o começo já foram tomados todos os cuidados. Foi previsto que a gente faria alguns testes PCR, tanto antes quanto depois da viagem – e eles já foram agendados antes de embarcarmos”, conta Caio.

 

O que mudou nas viagens. Casal posa em frente a uma árvore seca, com galhos retorcidos, em meio ao deserto da Namíbia. Chão de areia alaranjada e céu completamente azul ao fundo.

Foto de Caio Barros durante sua viagem à Namíbia.

 

Já Ana conta que se manteve informada durante toda a preparação. “Eu tive toda assistência do Felipe – o tempo todo que eu tinha uma dúvida, que fazia uma pergunta, eu tinha resposta. Ao mesmo tempo, ele fazia contato com o consulado, com as operadoras locais para saber como estava andando a pandemia e as exigências dos órgãos de saúde do país. Ele me sinalizava e nos colocava por dentro das exigências locais – exames que teríamos que fazer, qual a validade dos exames, formulários que devíamos preencher, quais seriam os trâmites quando chegássemos lá”. 

“Todo o serviço que foi prestado pela agência foi extremamente atento e adequado, o suficiente para que a gente pudesse fazer a viagem com total segurança, preservando a saúde, fazendo da melhor forma possível”, finaliza Caio.

 

O que mudou nas viagens: protocolos de segurança

Os cuidados com a segurança dos viajantes é um esforço coletivo em cada país e, nos destinos indicados pela Terramundi, está sendo executado com coerência. “Já estávamos preparados para a documentação e testes que seria necessário apresentar – e na hora tudo foi cobrado”, conta Ana.

“Eu já vinha há muito tempo trabalhando com Covid-19 no Brasil, então as medidas para prevenção da doença não foram exatamente uma novidade: máscara, distanciamento e muito álcool para higienizar as mãos. Me senti muito segura com as medidas adotadas pelo Equador e seguindo-as, não vi um risco aumentado de contrair a doença” conta Patrícia. Yara, que viajou para o mesmo destino, concorda que todas as orientações foram dadas e cumpridas. “Tudo muito limpo, distanciamento mantido, álcool sempre disponível”.

Como praxe, a maioria das companhias aéreas, hotéis e receptivos oferecem um kit com máscara, álcool em gel e outros equipamentos de proteção que a equipe e os viajantes são obrigados a usar. “Essa viagem me mostrou que a Terramundi trabalha com parceiros de alto nível. Eu e meu marido voamos num avião gigante, cuja marcação de assentos respeitava o distanciamento: era permitido sentar uma poltrona sim e outra não; uma fileira sim, outra não. No voo e no hotel os funcionários estavam todos paramentados, usando máscaras e face shield, e atenderam a gente com muita qualidade e cuidado”, afirma Ana.

Além dos cuidados de higiene, os procedimentos de segurança são realizados visando garantir o conforto dos viajantes. “Nós fomos da Namíbia para a África do Sul e a Terramundi deixou agendado esse PCR para ser feito no nosso hotel. Foi um enfermeiro lá mesmo sendo dia de Ano Novo, fez nosso exame e dois dias depois – quando fomos embarcar para a África do Sul – já estava tudo ok, recebemos os resultados em nosso email e pudemos embarcar tranquilamente”.

 

O que mudou nas viagens: a experiência no destino é prejudicada?

O que mudou nas viagens. Casal posa abraçado em uma piscina. Ao fundo, o mar azul cristalino das Ilhas Maldivas.

Foto de Ana Palis durante sua viagem às Maldivas.

 

“A experiência de conhecer Quito e Galápagos pela primeira vez foi sensacional, um sonho realizado, um verdadeiro paraíso” conta Patrícia. Para Yara, viajar durante esse período permitiu que ela explorasse mais os pontos turísticos, uma vez que não havia aglomeração. “O atendimento na pandemia foi bem mais exclusivo”, relata.

Sobre sua viagem para as Maldivas, Ana completa dizendo que ela e o marido chegaram bem tranquilos no Brasil. “Não fomos privados de nada. As lembranças são as melhores possíveis, foi com certeza a melhor viagem que nós já fizemos na vida e nós somos pessoas que já viajamos bastante. É um momento que será para sempre guardado em nossos corações”.

 

Para onde viajar agora?

Selecionamos alguns pontos para que você se atente ao escolher para onde viajar na pandemia – e também listamos aqui alguns lugares que estão abertos e são verdadeiras experiências.

 

  1. Busque destinos ao ar livre.
  2. Utilize serviços privativos.
  3. Dê preferência a hospedagens que oferecem exclusividade, como vilas.

 

Planeje sua viagem em segurança

A Terramundi desenha experiências ricas e personalizadas, sem deixar que a pandemia atrapalhe os viajantes. Você desfrutará intensamente das viagens, sem prejuízo algum e com total segurança e suporte 24h. Entre em contato e planeje sua viagem em segurança.

Posts Relacionados