Scroll to top

Sri Lanka: 10 motivos (fora da caixa) para você conhecer o país


terramundi - 29 de outubro de 2018 - 0 comments

Antes pouco conhecido, hoje o Sri Lanka é um destino que figura entre os melhores do mundo para se conhecer. Razões não faltam, e você já deve ter ouvido falar de algumas delas, como o clima tropical durante o ano todo; as regiões que cultivam chás; o Templo do Dente em Kandy (que, sim, guarda o dente de Buda!); Galle com suas muralhas, história preservada e o convite para explorar as praias mais lindas; o forte no alto da pedra de Sigiriya, o orfanato de elefantes de PinnawalaMas a gente quer ir além, e te mostrar outros detalhes que fazem desta pequena nação insular, também conhecida como a “Pérola do Oceano Índico”, um lugar tão especial.

O Sri Lanka é daqueles países onde quanto mais apurado for o seu olhar, mais mágica você vê diante de seus olhos! É perfeito para mergulhar na cultura local e para entusiastas de esportes aquáticos e vida selvagem, sem deixar também de ser o paraíso para os aficionados por história. Descubra o que mais essa nação tem e que – sem dúvida alguma – vai te encantar!

 

  1. Afeto em forma de gente…boa!

 

Explorar o Sri Lanka é ter a real e amável oportunidade de se surpreender não só com cenários exóticos e “emolduráveis”, mas com uma população doce e prestativa. Por entre suas cidades milenares, palácios erguidos sobre maciços rochosos e lindos templos – não só budistas, religião da maioria, mas também hindus e muçulmanos, você irá se deparar com anfitriões amáveis cheios de esperança. Em cada parada e em todo o canto do país, você será muito bem tratado!

 

  1. Abundância de pratos tentadores

 

Abençoado com uma cozinha distinta – aromatizada com especiarias exóticas – o país dá água na boca! O famoso arroz e caril seduz e o curry de peixe é altamente recomendado pelos locais. Uma boa dica é passar pelo Hotel de Pilawoos em Colombo e experimentar o seu queijo kothu: uma das melhores experiências gastronômicas de rua. Vale lembrar que os pratos são geralmente servidos com muitas verduras e legumes ao vapor, enquanto os famosos currys são muito apimentados.

 

  1. É o lar de alguns dos animais mais raros

 

Rodeado por mar por todos os lados, esta pequena nação insular possui algumas das costas mais puras da Ásia. O Sri Lanka é provavelmente o único lugar onde as pessoas podem ver tanto o maior mamífero terrestre do mundo, o elefante, quanto o maior mamífero aquático, a baleia azul. Além dela, outras quatro espécies de baleias e muitos golfinhos que são regularmente vistos nos mares de Kalpitiya. Vale dizer que entre novembro e abril, período da migração, você pode fazer o passeio ‘Whale Watching’ a partir da praia de Mirissa. Entre mar e terra, o país é divinamente selvagem: guarda 26 parques nacionais e dois parques marinhos – o mais conhecido deles, o Parque Nacional de Yala, que apresenta a maior densidade de leopardos do mundo! A costa que banha o parque é o local certo para encontrar cinco espécies de tartarugas marinhas. Logo ali, em Yala, o Parque Nacional Udawalawe abriga rebanhos de elefantes e aves raras. Já a Ilha dos Pombos atrai apaixonados pela vibrante vida marinha que cerca a ilha: o recife tem cerca de 100 espécies de corais coloridos e até 300 espécies de peixes – o snorkelling por ali é algo surreal! Sobre os elefantes? Durante os meses de maio a setembro, aproximadamente 400 elefantes se reúnem para se alimentar, socializar e brincar na água, sendo o maior encontro desses gigantes mamíferos no mundo inteiro.

 

  1. É para passear de de diversas maneiras!

 

Em todo o país, o melhor jeito de circular é de ônibus. É preciso apenas abrir-se para uma experiência diferente: os ônibus são antigos, mas equipados com ar-condicionado, e têm uma espécie de telão, música em alto e bom som, decoração em cores vibrantes e nenhuma preocupação com segurança no trânsito. Para quem preferir menos “aventura”, os tuktuks podem ser uma opção, embora mais cara. Outra experiência autêntica local é fazer um passeio de trem entre Kandy e Elle, rota apontada como uma das mais belas do planeta. Na sua janela, verá exuberantes montanhas, plantações de chá, estupas budistas, etc. Ah, e não para por aí sua opção de transporte no Sri Lanka! Nas ruínas (ou parque arqueológico de Polonnaruwa), um dos lugares mais instigantes para se perder em recantos históricos e mais de 100 templos, a dica é fazer esse passeio de bicicleta! Só fique atento(a) aos macaquinhos que adoram pegar bolsas, máquinas fotográficas, chapéus…rs!

 

  1. É destino para se surfar

 

Fácil acesso às ondas e ondulações sempre consistentes tornaram o Sri Lanka um destino de surf! Arugam Bay é indiscutivelmente o local mais procurado e recebe regularmente competições internacionais: tem as melhores ondas, tanto para surfistas experientes quanto para novatos. E as praias locais não são só para surfistas! Aproveite o sol enquanto prova uns petiscos, na praia de Unawattuna, chamada de Caribe do Sri Lanka!

 

  1. Lindas paisagens e trilhas

 

A abundância de flora e fauna do Sri Lanka significa percorrer trajetos que mais lembram caminhos de histórias inventadas. Com vistas deslumbrantes e cachoeiras , montanhas que praticamente parecem se enlaçar às nuvens, encostas cobertas com campos de arroz e chá, as caminhadas são de tirar o fôlego. Para iniciantes, a caminhada em Ella é uma ótima opção que também leva os caminhantes pela icônica ponte Nine Arches. Tem mais experiência? Pense em Knuckles Mountain Range, considerada a mais bela trilha do país.

 

  1. Viagem no tempo

 

Apelidada de “Pequena Inglaterra”, Nuwara Eliya é uma cidade escondida entre as montanhas do campo do chá. Construções da era colonial, hotéis de estilo Tudor e jardins bem cuidados fazem dela uma cidade de época. Aliás, não deixe de visitar o Jardim Botânico de Hakgala, que é uma atração que costuma passar batido dos roteiros mais tradicionais. E encante-se com esta cidade pequena, charmosa e aconchegante!

 

  1. É cheio de costumes e segredinhos

 

Você imaginaria que é desrespeitoso tirar uma foto dando as costas para uma estátua de Buda? E é! Há inclusive placas avisando sobre isso… Por falar em foto, saiba que não é preciso acordar cedo para fugir das filas para fazer sua foto em um templo: no Sri Lanka, vários templos permanecem abertos durante a noite, e alguns nunca fecham! Interesse em lendas locais? Pois saiba que muitos muçulmanos acreditam que Adão se refugiou no país após ser expulso do paraíso, e uma das montanhas mais famosas dali é chamada de Pico de Adão. Há diversas outras lendas sobre o Pico de Adão: alguns budistas dizem que as marcas no cume são pegadas do buda, enquanto os hindus dizem que são de Shiva. E, aham, há diferentes passeios que podem ser feitos para explorar o quinto maior pico do Sri Lanka e talvez o mais icônico deles.

 

  1. Floresta escondida

 

Quer ver muita natureza e fugir do lugar comum? Aposte na Reserva florestal de Sinharaja, localizada no sudoeste do Sri Lanka. Ela tem árvores consideradas raras e vida selvagem vasta, com muitos anfíbios, insetos, borboletas, répteis e pássaros. A “floresta” é declarada pela UNESCO como reserva de Biosfera, e sua área verde é o tipo de lugar que precisa ser visitado por todos que amam e respeitam o meio-ambiente.

 

  1. O chá, mas é “O” chá mesmo hein!

 

Tudo bem que você já deve saber que o Sri Lanka é o país do chá, que Nuwara Eliya concentra os campos de chá do antigo Ceilão e que há plantações para apreciar com gosto. Mas nem todo mundo vai te dar essa dica: vá até uma das fábricas mais conhecidas e que se diz a mais antiga, a Pedro Estate, onde as provas de chá são levadas a sério! Isso quer dizer inclusive que lá, diferente do que acontece em outras partes do país, você não vai provar o chá com um pouco de leite, mas sim o chá, puro, simples e saboroso. E se quiser saber porque se fala tanto dos chás locais, uma breve explicação: além do país ser grande produtor da bebida, o clima (monções do sudoeste e do nordeste) confere as principais características à ela. Como acontece com o café ou com o vinho, o solo e o clima mudam drasticamente o sabor e o estilo do chá. No Sri lanka, ele costuma ser ácido e doce. com um sabor único dificílimo de imitar.

**

Descubra mais sobre o Sri Lanka!

Posts Relacionados