Scroll to top

5 regras para seguir em um templo budista


terramundi - 7 de janeiro de 2019 - 0 comments

Quem ama viajar pelo mundo e, mais ainda, gosta de explorar diferentes religiões, vai se deparar com um templo budista uma hora ou outra. Como se trata de um lugar sagrado, é interessante sempre saber como se portar diante ou dentro destes santuários. A seguir, 5 regrinhas básicas para viajante nenhum passar vergonha!

1. Vista-se apropriadamente

Isso significa vestir-se com roupas que cobrem os joelhos e os ombros e, muitas vezes, cotovelos e canelas. Dica? Se estiver em um país onde haja templos budistas, ande sempre com uma blusa, um lenço e uma calça, nem que seja na bolsa. Decotes e roupas coladas devem ser evitadas, mesmo!

 

2. É regra tirar os sapatos

Algumas vezes, você vai ver que até mesmo as meias devem ser retiradas para entrar nos templos. Prefira, portanto, fazer os passeios com sapatos confortáveis e fáceis de tirar – e não hesite em olhar para o lado para ver se deve tirar a meia também.

 

3. Procure saber se o Templo é aberto ao público

Nem todos são e, se sim, é importante saber quais os horários disponíveis. Se não for aberto, informe-se (por telefone ou email de preferência) quando é possível participar de uma atividade aberta a iniciantes, por exemplo. Não fique decepcionado se o Templo não for aberto à visitação ou se não estiver aberto naquele dia: muitas vezes o local precisa passar por faxinas periódicas e isso requer que as portas se fechem.

 

4. Respeite horários e anfitriões

Se você combinou de visitar o Templo, compareça no horário determinado, nem antes nem depois. Lembre-se ainda: se você vai visitar um Templo, por estar interessado em Budismo, haverá alguém que o recepcionará e terá paciência de ouvir e responder seus questionamentos. É interessante você chegar lá sabendo o básico, para demonstrar o mínimo de interesse possível e respeito.

 

5 – Não abuse, contemple

Não procure nem pergunte pela imagem do Buda para você fazer um pedido: nem todos os Templos têm imagens de Hotei. Jamais pise no altar, nem descalço: por respeito e hierarquia, somente os monges podem andar no altar. E repare: sempre haverá uma mesa com castiçal e incensário para os fiéis oferecerem incenso. Você pode acender o incenso em varetas. E não se esqueça de juntar as mãos e fazer uma leve inclinação do tronco em sinal de respeito.

Posts Relacionados