Scroll to top

Checklist de viagem: ao que se atentar antes de embarcar


terramundi - 22 de junho de 2021 - 0 comments

A logística de uma viagem é a parte mais burocrática, mas a responsável para que tudo se encaixe e, portanto, essencial para que as experiências fluam sem problemas e o viajante possa curtir o tempo pelo mundo sem preocupações. Mesmo em tempos normais, viajar exige bastante atenção à documentação, ao itinerário e ao que levar na mala. E pode ser ainda mais confuso ao viajar durante uma pandemia global – por isso é bom fazer um checklist de viagem antes de embarcar.

Selecionamos alguns itens primordiais que todo viajante deve checar junto ao seu agente de viagens antes de embarcar em uma experiência pelo mundo. Confira o checklist de viagem para uma experiência segura.

Checklist de viagem

1. Teste PCR negativo ou certificado de vacinação

Cada país está lidando com a pandemia do coronavírus de maneiras um pouco diferentes. Alguns são mais restritivos com seus requisitos de entrada do que outros e é por isso que você deve verificar exatamente o que precisa apresentar no embarque ou no momento da chegada. Você deverá se submeter a um teste de PCR no aeroporto de destino? Você precisa fazer um teste 72 horas antes do seu voo?

Além disso, ter um teste COVID-19 negativo durante uma viagem nem sempre é o único ponto a se observar: dependendo do país para o qual você está viajando, o tipo de teste também é especificado e o período em que ele pode ser realizado varia de lugar para lugar.  Países e companhias aéreas também podem distinguir entre diferentes tipos de testes de diagnósticos, sendo necessário checar ambos os requisitos.

Com o avanço da vacinação pelo mundo, alguns países estão atualizando suas exigências para entrada de viajantes e substituindo a necessidade de teste para COVID-19 e quarentena pela apresentação de um certificado que confirma que a pessoa recebeu as doses necessárias da vacina. Cada país exige o documento em um idioma e aprova apenas algumas vacinas.

Nós temos um artigo com as exigências de alguns países que estão abertos para brasileiros, você pode conferir aqui. Mas cheque sempre com seu agente de viagens, pois os requisitos estão em constante atualização.

 

2. Formulários de saúde

Alguns países exigem que o viajante preencha um formulário declarando eventuais enfermidades e fornecendo informações que ajudarão o governo no rastreamento do contato, caso haja necessidade. Certifique-se de que as informações fornecidas são precisas e completas.

Mais uma vez, esse não é um requisito para entrada em todos os países – por este motivo é preciso checar com seu agente de viagens sobre o seu destino em específico.

 

3. Seguro de viagem

Além do seu seguro de viagem normal, pode ser necessário ter um que se aplique a casos específicos, como a pandemia COVID-19. Alguns seguros podem ser aplicados apenas por um determinado período de tempo, local ou circunstância, portanto, certifique-se de descobrir as condições antes de optar por ele. Apesar de não ser um requisito para entrada em todos os países, é uma maneira de garantir suporte e segurança durante a viagem.

 

4. Aplicativos

Muitos governos e empresas de tecnologia desenvolveram aplicativos que visam ajudar a monitorar e mitigar a transmissão do Covid-19. Pode ser útil baixar alguns deles para ficar por dentro das atualizações de protocolos de segurança do seu destino de viagem.

O Common Pass, que tem o Fórum Econômico Mundial como um de seus desenvolvedores, mostra ao viajante os requisitos sanitários tanto do local de partida quanto do destino, e já está sendo testado por companhias aéreas como Lufthansa, Swiss, United Airlines e Virgin Atlantic. Há também o Iata Travel Pass, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que tem funções parecidas e pode ser adotado nos voos da Emirates.

 

5. O que levar na mala

Utilizar máscara já é parte do cotidiano – assim você e aqueles a sua volta se mantém protegidos. Em uma viagem, com a rotatividade de ambientes e o tempo dentro do avião, é necessário se atentar para o uso do modelo correto, que garante maior proteção. Confira aqui algumas dicas.

Outros itens importantes são desinfetante para as mãos, sua própria garrafa de água e um conjunto de talheres se estiver planejando comer durante a viagem.

 

Seguir as orientações do governo para viagens é essencial. Esteja você voando, pegando um trem ou simplesmente se movendo pela cidade em transporte público, utilize esse checklist de viagem e certifique-se de estar atualizado sobre todas as novas regras que ajudam a manter a saúde pública.

 

Fale com um consultor e planeje sua viagem em segurança

Proporcionar viagens sem tumultos já era nossa prioridade. Agora, nesses tempos, isso se tornou uma solução. Em roteiros privativos, desenhados exclusivamente em cima de seu perfil e interesses, é possível voltar ao movimento.

Na Terramundi, você sempre terá contato direto com o consultor de viagens, que proverá suporte 24h onde você estiver. Teve qualquer problema? Fale com o agente. E não se preocupe. Nós trabalhamos com parceiros flexíveis e, eventualmente, em caso de real necessidade, nós conseguiremos retrabalhar seu itinerário. Realizaremos cancelamentos e remarcações ágeis, e você não terá que lidar com nenhum trabalho, porque toda a complexidade é assumida por nós.

Posts Relacionados