Scroll to top

Viaje de casa: filmes que retratam a vida em diferentes destinos


terramundi - 20 de maio de 2021 - 0 comments

Depois de mais de um ano do início da pandemia de coronavírus no Brasil e da reviravolta que ela trouxe à indústria do turismo, muitos viajantes assíduos seguem com saudade do movimento de percorrer o mundo. O brilho no olho de caminhar por asfaltos antes desconhecidos, desenferrujar o idioma que não era falado há tempos e conhecer um novo cenário são memórias um pouco distantes. Mesmo com as adaptações das operadoras de viagens para garantir a segurança das experiências – seguindo as orientações de instituições de saúde internacionais -, muitos seguem inseguros de embarcar em uma viagem. E se você é um desses viajantes, não se preocupe: viaje de casa.

Há grandes oportunidades para começar o planejamento da sua jornada agora, para realizá-la apenas quando grande parte da população mundial estiver vacinada. E para inspirar essas viagens que estão por vir, nada melhor do que mergulhar na cultura e nas paisagens de destinos que já estavam na lista de desejos. Viaje de casa através dos filmes indicados pela Terramundi.

 

Pipoca na mão, play na tela e pronto, viaje de casa

Abaixo, listamos alguns filmes e documentários de acordo com a paisagem e cultura que retratam – busque o que mais te atrai e dê o play.

 

Islândia

Under the arctic sky (disponível no Primevideo e Apple TV)

 

 

Um grupo de seis surfistas desafia o inverno escuro e frio da Islândia e parte em busca de ondas ao longo da costa noroeste da ilha – isso enquanto a pior tempestade em vinte anos se aproxima. A incrível fotografia do filme capta o cenário coberto de neve e, quando o dia vira noite, as luzes nórdicas da aurora boreal tomam o céu. Uma sequência de eventos roteirizados por ninguém, mas a Mãe Natureza forma esta história em um filme de apenas 40 minutos que com certeza vai te deixar de boca aberta com a combinação aventura e paisagens exuberantes.

 

México

Ya no estoy aquí  (disponível na Netflix)

 

 

Esse não é um filme para se encantar com paisagens a serem alcançadas algum dia, repletas de natureza exuberante. O longa traz cenários reais das favelas de Monterrey e de partes de Nova York que muito se assemelham ao cotidiano de brasileiros. Ya no estoy aqui é um mergulho profundo e delicado em uma cultura enraizada chamada Kolombia, uma batida desacelerada da cumbia. Ao entender isso, basta se deixar levar pelo filme, que apresenta movimentos de dança, uma rotina em meio às gangues e a vida de imigrante que é realidade para muitos mexicanos. 

 

Noruega

Klaus (disponível na Netflix)

 

 

Voltando aos filmes nórdicos, mas fugindo do drama e da aventura já mencionados. A animação Klaus se inspira no arquipélago de Svalbard, território norueguês próximo do Pólo Norte, para ambientar uma nova versão para a história do Papai Noel.  Assim, o filme conquista a família toda com bom humor, lições valiosas e a dinamicidade da paisagem dentro da narrativa. 

 

Namíbia

Terra Fantasma – a visão dos Ju’Hoansi (disponível no Primevideo)

 

 

O documentário acompanha a vida da tribo Ju’Hoansi, tradicional do deserto de Kalahari, na Namíbia, e todos os percalços de uma vida nômade em contraponto à civilização, que criminaliza seus hábitos de caça. Numa jornada ao mundo dos outros, os membros da tribo encaram a erradicação de sua cultura frente ao modo de vida considerado civilizado – e à exotização do que não faz parte desse universo, com exploração turística. 

 

África do sul

Professor polvo (disponível na Netflix)

 

 

Um documentário que mergulha em uma densa floresta de algas, localizada num pedaço de mar no Cabo Ocidental da África do Sul. De maneira simples e profunda, a vida aquática se torna rotina de um homem. Não é possível falar em nome da personagem que dá nome ao filme, mas não há dúvida de que para Craig Foster, o documentarista e mergulhador dedicado que divide o palco com ela, esta é uma história de amor.

 

Israel

In search of israeli cuisine (disponível no Primevideo)

 

 

Um retrato do povo israelense contado através da comida. Restaurantes finos, cozinhas caseiras, vinícolas, cavernas de queijos, comida de rua e tudo mais. O filme mostra as mais de 70 culturas que compõem o povo israelense, cada uma com tradições alimentares maravilhosas e únicas.

 

Inspire-se com a Terramundi

Para mais conteúdos como este, assine a newsletter Terramundi aqui.

Posts Relacionados