Se você quer saber como se vestir em lugares frios, então precisa ler este artigo e conferir nossas dicas para suas viagens ficarem aconchegantes e ainda melhores. Afinal, se vestir no inverno nos torna mais elegantes, porém, precisamos ter conforto para conseguir nos adaptarmos as baixas temperaturas e aproveitarmos o que os destinos têm a nos oferecer.
Como se vestir em lugares frios?
No inverno, as paisagens ganham novas cores, a comida fica mais gostosa e as cidades duplamente charmosas.
Ao redor de todo o globo não faltam destinos perfeitos para os apaixonados pelo frio, mas quando o objetivo é aproveitar o melhor desse clima, a escolha das roupas e acessórios é tão importante quanto a definição do roteiro da viagem.
Muito mais do que estar de acordo com as últimas tendências da moda, se vestir adequadamente para enfrentar destinos frios e úmidos depende de uma organização prévia na hora de arrumar a mala para escolher peças que sejam feitas de materiais térmicos e impermeáveis.
Veja abaixo nossas dicas para te ajudar a saber como se vestir em lugares frios:
Vista-se em camadas
Essa técnica simples garante o conforto térmico necessário para enfrentar temperaturas baixas. Basicamente, esse sistema consiste em utilizar camadas de roupas com diferentes materiais e funções que se complementam.
Se você quer saber como se vestir em lugares frios, essa é a dica de ouro. Veja mais detalhadamente:
Primeira camada
Em contato direto com a pele, a camada base tem como função principal expelir a umidade do suor e manter o corpo seco, garantindo assim o isolamento térmico.
Segunda camada
Também conhecida como camada térmica, nela as peças são responsáveis por fornecer o aquecimento necessário para enfrentar temperaturas baixas.
Terceira camada
Tem como principal função a proteção do corpo contra o vento e a chuva. Os casacos corta-vento são as peças mais indicadas para essa função, pois aquecem e são impermeáveis.
Como escolher as roupas certas para viagem no inverno?
A regra das três camadas serve para a escolha de todas as peças de roupa, porém nem sempre ela será necessária.
No caso de calças e meias, por exemplo, apenas duas unidades serão suficientes para se proteger do frio e da umidade na maioria das vezes.
Veja outros exemplos de roupas para aguentar o inverno em suas viagens:
Agasalhos
Tudo começa pela segunda pele. Leve e colada no corpo, seu material é ideal para a primeira camada, pois ajuda a eliminar o suor e manter a umidade para fora do corpo.
O casaco tipo fleece é a peça intermediária mais indicada para a segunda camada e pode ser encontrado em diferentes gramaturas, de acordo com a intensidade do frio. Blusas de lã, tricô ou crochê também podem ser usadas para essa finalidade.
Por fim, para entender como se vestir em lugares frios, é recomendado utilizar um casaco corta-vento impermeável, térmico, com capuz e proteção para o pescoço. Dê preferência para casacos com bolsos grandes para guardar gorro, luvas e cachecol quando entrar em ambientes fechados.
Calças
Assim como nos agasalhos, a segunda pele é a peça ideal a ser usada como primeira camada nas calças. Ceroulas e meias-calças especiais também podem servir para essa função, dependendo do nível do frio.
Na maioria dos casos, o uso de mais uma calça corta-vento térmica e à prova d’água ou mesmo jeans como segunda camada é suficiente. Caso sinta muito frio, você pode adotar uma camada intermediária com uma calça fleece.
Luvas
Também podem ser usadas em camadas, com uma luva mais fina por baixo e outra de lã ou fleece por cima, deixando as mãos bem aquecidas.
Também existem modelos de luvas otimizados para touchscreen que facilitam o manuseio de smartphones e câmeras.
Meias
Em temperaturas muito baixas, utilize uma meia segunda pele mais fina e outra de lã térmica por cima para proteger os pés contra o frio. Polainas também são uma boa pedida. Quem optar pela meia-calça só precisará adicionar a segunda camada térmica.
Botas
Além de confortáveis, é preciso garantir que as suas botas sejam impermeáveis, tenham revestimento térmico, solado de borracha e o cano mais longo.
Tornozelos acolchoados e material “respirável” são características importantes para a bota, principalmente se você planeja realizar trekkings durante a sua viagem.
Gorro
Não há muitas regras para a escolha do gorro, que costuma ser de lã. Apenas garanta que ele deixe sua cabeça e orelhas aquecidas e combine com o seu estilo.
Cachecol ou protetor de pescoço
Para finalizar, não se esqueça de adicionar um desses itens na bagagem, pois eles são fundamentais para proteger o pescoço. Sempre opte por peças que também permitam cobrir boca e nariz, que ficam sensíveis com o frio intenso.
Dicas extras de como se vestir em lugares frios
Alguns truques podem ser utilizados para você se adaptar melhor às temperaturas mais baixas:
- primeiramente, nunca saia com alguma parte do corpo molhada ou mesmo úmida, mesmo que seja apenas o cabelo;
- sempre tenha uma capa de chuva por perto;
- não deixe casacos, cachecol ou luvas no carro, pois o veículo se tornará uma “grande geladeira” e, por consequência, as peças ficarão “geladas” também e não poderão mais aquecê-lo;
- caso pare de sentir partes do seu corpo, como as mãos, vá imediatamente para um local fechado e comece a esfregá-las até voltarem ao normal.
Gostou das dicas? Escolha um dos destinos frios para curtir e conhecer e deixe que a TERRAMUNDI planeje sua viagem para você!
Assim, você tem uma experiência incrível, sofisticada e divertida para aproveitar sem se preocupar com nada!
Leia também: Verão e Inverno na Patagônia — Quando é Melhor Visitar a Região?