Scroll to top

Caminho dos 88 Templos da ilha de Shikoku — Conheça a História


terramundi - 7 de junho de 2019 - 0 comments

Você já ouviu falar do Caminho de Santiago de Compostela, que cruza a Espanha da Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela? E do famoso caminho dos 88 templos da ilha de Shikoku?

Saiba mais sobre o Caminho da ilha de Shikoku

A ilha de Shikoku é a mais antiga e famosa rota de peregrinação do Oriente.

Nela, você encontrará nada menos do que 88 templos budistas no Japão. São 1.400 Km e belas paisagens montanhosas, além de praias, encostas de pedra, campos, vilarejos, cidades milenares e outras belezas escondidas.

Acredita-se que percorrer a trilha sagrada livra as pessoas de 88 paixões terrenas e as aproxima da salvação. E não desanime ao pensar em tanta caminhada… ainda que os autênticos peregrinos façam tudo a pé, usando “hakui” (jaquetas brancas) e um “sugegasa” (típico chapéu cônico), é possível fazer o percurso de trem, carro ou bicicleta!

Para quem não quiser conhecer os 88 templos, sem problemas — inspire-se na ideia de peregrinar por lugares sagrados e escolha alguns deles para conhecer a fundo!

A história dos templos da ilha de Shikoku

Os templos são famosos na ilha de Shikoku, pois fazem parte de um pedaço da história do Japão.

Acredite-se que esse caminho foi percorrido pelo monge Kukai (ou Kobo Daishi) com o objetivo de treinar e se espiritualizar ainda mais. Diz a lenda que seu espírito continua vagando pela região.

Por isso, é tão importante esse pedacinho da história japonesa.

O monge é famoso por ser considerado o fundador do budismo esotérico japonês, conhecido como Shingon.

O que você encontrará no caminho de Shikoku

Os templos japoneses são, obviamente, a grande sensação do local. Porém, se você quer ir apenas conhecer, saiba que este caminho é realizado por pessoas que estão buscando pelo culto e treinamento espiritual, além de ser uma verdadeira aula de autoconhecimento.

Logo, esta caminhada exclusiva trará a você esse sentimento profundo!

Por lá, é possível conhecer o Japão antigo, as cidades pequenas do país e as paisagens naturais intocadas como o monte Ishizuchi (conhecido como o monte Fuji de Shikoku) e as águas calmas do Mar Interior de Seto.

Você pode caminhar pelos 88 templos na ordem que preferir, sendo o primeiro o Ryozen, localizado na província de Tokushima, e, o último, o Okubo, que fica em Kagawa.

Em cada templo, é possível coletar estampas dos carimbos como forma de lembrança, registrando sua passagem pelos locais.

A rota da peregrinação ainda permite que você tenha contato com a cultura japonesa local e os habitantes da ilha, conhecendo um povo simpático e acolhedor!

Gostou de saber mais sobre os templos da ilha de Shikoku? Quer conhecê-los de perto? Então entre em contato com a TERRAMUNDI para ter uma viagem incrível, personalizada como você deseja!

Aproveite e conheça outros destinos para conhecer no Japão.

Posts Relacionados