Scroll to top

Lugares para safári: onde ir para ver cada tipo de animal


terramundi - 25 de abril de 2023 - 0 comments

As principais atrações de um safári são justamente os animais que podem ser vistos em seu habitat natural. E quando você já tem um bicho em mente que quer muito conhecer? Listamos abaixo alguns animais característicos de destinos de safári, para que você saiba exatamente onde deve ir.

Onças e Araras no Pantanal

Onça no Pantanal

 

A maior planície inundável do planeta possui grande biodiversidade: são aproximadamente 650 espécies de aves, 230 de peixes, 50 de répteis e 80 de mamíferos em todo o território que compõe o bioma. Embora as regiões sul e norte recebam bem os viajantes, o interesse pela experiência pode mudar seu rumo: para aqueles que querem assistir manifestações culturais, o Pantanal Norte é o mais recomendado. Já para quem quer ter um contato mais íntimo com animais selvagens , o Pantanal Sul é o ideal.

Desde a Transpantaneira já é possível perceber a presença constante de animais selvagens como jacarés, garças, veados, gaviões, capivaras e inúmeras espécies de aves, entre outros animais. Isso porque a rodovia rústica que cruza boa parte desse bioma está sempre acompanhada de planícies alagadas que atraem os bichos.

É também às margens das águas – nesse caso do rio Cuiabá – que encontramos o maior habitat de onças-pintadas da região. É possível observar esses felinos em passeios de barcos, onde elas encontram comida em abundância e áreas tranquilas para descansar. 

Durante os dias, além da oportunidade de observar de perto uma onça, jacarés, araras, papagaios, ariranhas e tucanos são visualizados com facilidade, a olho nu.

Já na focagem noturna, é possível observar os animais do Pantanal que têm hábitos noturnos, como o coelho do Pantanal, a jaguatirica, terceiro maior felino das Américas, o  cachorro-do-mato e o cervo-do-pantanal.

 

Baleias na Patagônia

Baleias na Patagônia

 

Na Península Valdés, encontre abundância de vida selvagem marinha e terrestre. A fascinante região protegida pela UNESCO permite encontrar de pinguins e focas a baleias, orcas e guanacos, enquanto explora a dramática costa da Patagônia

As aves, os lobos e os elefantes marinhos praticamente montam base em Valdés, de modo que sempre vai ter pelo menos algum animal por lá que você conseguirá ver. No entanto, para aproveitar melhor o que a região oferece, é preciso se atentar à melhor época para encontrar os outros animais.

A fauna oceânica na região é especialmente rica. A Península Valdés é o lar das gigantes baleias-francas que, de julho a dezembro, entram em fase de reprodução e podem ser vistas nos barcos, como os semi submarinos, ou até mesmo nas areias da praia de Doradillo.

Já os pinguins e os golfinhos costumam aparecer durante a primavera e verão, quando é a vez deles se reproduzirem. Para conseguir ver tudo isso, prefira os meses de setembro a dezembro. Assim, você volta para sua casa após ter encontrado os principais animais patagônicos. 

 

Tartarugas Gigantes em Galápagos

Tartarugas gigantes de Galápagos

 

Explorar Galápagos traz a sensação de sermos o próprio Charles Darwin. Por lá, os safáris são diferentes:  os animais são completamente destemidos, normalmente fáceis de ver, porque passeiam ao nosso lado sem medo, seja no mar ou no solo.

As tartarugas gigantes ficam em reservas especiais. Já nas praias, vemos iguanas e leões-marinhos, sem contar as aves, como atobás de patas azuis e fragatas negras com papo vermelho.

Há também os intimidantes mas inofensivos tubarões-martelo, os adoráveis ​​e ágeis pinguins de Galápagos, as tartarugas marinhas verdes, patolas de patas azuis e vermelhas, flamingos de Galápagos, focas, leões marinhos e, claro, o albatroz ondulado. Há muitos mais com certeza, e você provavelmente verá a grande maioria dos listados.

 

Grande Migração na Tanzânia

Grande Migração na Tanzânia

 

Localizado no norte da Tanzânia e no sudoeste do Quênia, a região contempla uma área enorme, com mais de 1.5 milhão de hectares de savana em que transitam elefantes, rinocerontes, hipopótamos, búfalos, zebras, antílopes, leões, leopardos, guepardos, hienas e macacos, além de aves de rapina de várias espécies. São, no total, mais de 35 espécies de mamíferos e 500 de pássaros.

Por este motivo, é considerado uma das paisagens mais incríveis do mundo todo, tanto em termos de grandeza quanto sobre a biodiversidade presente ali. E mais incrível ainda é poder conhecer o Serengeti e observar toda essa fauna circular livremente sobre suas terras. Para isso, é preciso conhecer um pouco sobre os ciclos dos animais em uma relação espaço-tempo: basicamente escolher bem onde você fará base e em qual época do ano irá fazer a viagem. Com isso adequado no planejamento da jornada, sua experiência será definitivamente inesquecível.

 

Gorilas em Ruanda

Lugares para safári - Gorila

 

Já pensou qual seria a sensação em ver os gigantes da floresta de perto? Os gorilas da montanha são a espécie de macaco mais ameaçada do mundo, e são encontrados apenas em pequenas porções de florestas protegidas no noroeste de Ruanda, sudoeste de Uganda e leste da República Democrática do Congo. E é o Parque Nacional dos Vulcões, linda região montanhosa de Ruanda, que serve de abrigo para os raríssimos animais, que merecem o título de primatas mais fascinantes do planeta.

Um safári com os gorilas de Ruanda é uma experiência no mínimo emocionante e transformadora, pois não há como não se sentir tocado por seus olhares encantadores e instigantes. Além deles, as de Ruanda florestas também abrigam muitos pássaros maravilhosos, grandes mamíferos, répteis e insetos.

 

Cangurus e o nemo na Austrália

Canguru na Austrália - Safári

 

Paisagens épicas. Vida selvagem abundante. E a chance de dormir sob um manto de céu estrelado. Os safáris na Austrália são primos dos africanos, mas com um toque distintamente australiano. O que primeiro vem à mente são os cangurus, os coalas vombates e o demônio da Tasmânia. Por isso, uma viagem para as terras australianas não estará completa sem conhecê-los. 

Um verdadeiro deserto, o Top End da Austrália contém algumas das poucas extensões restantes de natureza genuinamente intocada. É uma parte isolada do país e, portanto, um terreno fértil para muitas espécies incríveis. Ali, as savanas verdejantes são abundantes e ganham ainda mais vida com os sons de pássaros e animais endêmicos. O Top End é ótimo para os entusiastas da avifauna – o Parque Nacional de Kakadu é apenas uma das muitas reservas da região e abriga um terço de todas as espécies de aves encontradas na Austrália. Com o Top End à porta de entrada para o Outback Australiano, há muitas oportunidades para avistar raposas e cacatuas enquanto você passeia pelos manguezais intermináveis.

Já na Tasmânia, além da vasta extensão de natureza intocada e paisagens diversas que incluem 19 parques nacionais, há também espécies endêmicas fascinantes que atraem entusiastas da vida selvagem de longe. Talvez a razão mais atraente para visitar a ilha seja conhecer o famoso diabo da Tasmânia. Os maiores marsupiais carnívoros do mundo, eles podem pesar até 12 quilos e viajam até 16 quilômetros para encontrar comida. Wallabies, répteis, pequenos mamíferos e até carcaças são caça justa, então esses animais fascinantes são criaturas pequenas, mas poderosas. A ilha também é ótima para viajantes com consciência ecológica, com a maioria das propriedades projetadas com o ambiente local em mente.

A Daintree Rainforest da Austrália é uma floresta tropical e, por isso, uma região de densa selva verde – tão linda que até serviu de inspiração para as paisagens do filme Avatar. Para os amantes da natureza e aventureiros, a Daintree Rainforest é uma jóia escondida. Caminhe pela selva e descubra a flora e a fauna exclusivas dali (a região é lar de incríveis 122 espécies raras e ameaçadas de extinção), voe pelo dossel da floresta em uma tirolesa ou observe crocodilos ao longo do rio.

Uma das grandes maravilhas naturais do mundo, a Grande Barreira de Corais é uma das principais atrações da Austrália. Ali você encontra o maior recife de coral do mundo, lar de mais de 3.000 sistemas de recifes individuais e uma incrível riqueza de biodiversidade. É um paraíso para os amantes dos animais: 30 espécies de cetáceos, mais de 1500 tipos de peixes e o gracioso dugongo chamam este lugar de lar. Qualquer entusiasta de mergulho deve reservar algum tempo em seu itinerário para explorar esta maravilha subaquática. Quem sabe você encontra o Nemo — peixe palhaço — e a Dori — cirurgião-patela — (peixes personagens do filme Procurando Nemo) nas águas multicoloridas de Queensland.

E não podemos esquecer da estrela australiana que nomeia uma ilha própria: o canguru. Mata nativa, vida selvagem, praias intocadas, pores-do-sol e bons vinhos te esperam em Kangaroo Island, ilha ao sul da Austrália em que há mais animais que pessoas. Mas não te faltará companhia: você pode mergulhar com golfinhos, observar lobos marinhos no Admirals Arch, chegar bem perto de focas na Seal Bay e encontrar com coalas, wallabies e cangurus por toda parte.

 

Elefantes no Sri Lanka

Elefantes no Sri Lanka - Lugares para safári

 

Você pode encontrar uma rica variedade de animais no Sri Lanka. De fato, o país insular é um dos lugares mais biodiversos do planeta, com um alto número de espécies endêmicas. Esta idílica ilha tropical abriga mamíferos gigantes, pássaros coloridos e um mundo subaquático abundante. E embora os animais mais famosos do Sri Lanka sejam leopardos e elefantes, há muito mais para descobrir quando você viaja para lá.

O Parque Nacional de Yala abriga a maior concentração de leopardos do mundo! Apesar disso, ainda é um prazer identificar esses animais, pois eles são esquivos. Se você fizer um safári em Yala, também poderá procurar macacos langur, veados malhados, javalis e chacais dourados. Além disso, elefantes, crocodilos e ursos-preguiça também chamam o Parque Nacional de Yala de lar.

No coração do Sri Lanka, ao sul da Índia, fica o famoso orfanato de elefantes de Pinnawala, onde é possível ver filhotes tomando mamadeira e manadas inteiras banhando-se no rio.

São mais de 80 elefantes mansos e que gostam de interagir com os visitantes. No Parque Nacional de Yala, também dá para admirar elefantes soltos na natureza a bordo de um jipe.

Da abundante vida selvagem em terra ao rico mundo subaquático, o Hikkaduwa Marine National Park está localizado ao longo da costa sul do Sri Lanka. Reserva natural desde 1988, Hikkaduwa possui uma variedade de espécies de corais e peixes. Com um recife grande e raso, este parque nacional é melhor explorado em uma excursão de mergulho. Mais de 170 peixes de recife podem ser vistos aqui, assim como tartarugas marinhas e dugongos.

Situada na costa sul, Mirissa é uma pequena cidade litorânea, famosa por suas excursões de observação de baleia azul. Embora maio a outubro seja o melhor para a observação de baleias, os mares por lá também são abundantes em golfinhos e tartarugas marinhas.

 

Posts Relacionados