Scroll to top

Ecolodge: um passo para o turismo responsável


terramundi - 23 de abril de 2021 - 0 comments

A hospedagem em ecolodge está ganhando popularidade à medida que os viajantes se tornam mais conscientes dos impactos que o turismo de massa causa ao planeta. Acomodações tradicionais, como hotéis, albergues e pequenas pousadas muitas vezes deixam pegadas ambiental na terra. Com a criação de ecolodges e o crescimento de instituições que buscma promover o turismo responsável, os viajantes agora têm a opção de preservar o meio ambiente e contribuir para as economias locais, ao mesmo tempo que minimizam seu impacto nos ambientes naturais e nas populações que habitam regiões turísticas. 

 

O que é um ecolodge?

Um tipo de hospedagem focada em minimizar os efeitos negativos que as acomodações turísticas tendem a causar para o meio ambiente. Em paralelo a isso, ações que contribuem para a preservação da cultura das comunidades locais e para a conservação da natureza em que está inserido também são colocadas em prática. A ideia dos ecolodges é proporcionar um espaço confortável para que viajantes possam conhecer uma região e tudo que ali está inserido, a fim de mostrar a beleza de diferentes cantos do mundo em seu estado natural. Mas o ponto é exatamente esse: em seu estado natural. Sem modificar o local para atrair ainda mais gente, sem descaracterizar tudo que ali habita em prol de um turismo massivo e lucrativo. O propósito dos ecolodges é o equilíbrio.

Para isso, utilizam fontes de energia renováveis, sistema de reaproveitamento de água e praticam a reciclagem do lixo. E os hábitos sustentáveis guiam também tudo o que ali é consumido: geralmente, os ecolodges compram ou produzem alimentos orgânicos, oferecem amenities (shampoo, condicionador, toalhas) sem uso de substâncias tóxicas, evitam

Os ecolodges costumam ser isolados em lugares remotos, distantes de grandes centros urbanos e assim imersos na natureza. Praias, florestas, matas e montanhas são onde essas acomodações buscam se alojar.

 

Ecolodge glamping na África.

 

Por que se hospedar em um ecolodge?

O turismo responsável é diferente de qualquer outra experiência de viagem. Com a ajuda dos proprietários de ecolodges, os viajantes são introduzidos a uma determinada região e são levados em uma jornada para uma experiência mais profunda, de aprendizado e autenticidade incríveis. Hospedar-se em um ecolodge ajuda os viajantes a aprender mais sobre a população local, seus ambientes, incluindo a flora e a fauna, e como viver uma vida ecologicamente correta e sustentável.

A escolha de ficar em um alojamento ecológico:

 

Garante que você viaje sem gerar grandes pegadas no meio ambiente;

Contribui para a consolidação de políticas e empresas voltadas à contribuição positiva para o ambiente ao seu redor; 

Fomenta o interesse por manter um estilo de vida mais sustentável;

Torna sua viagem mais significativa, não apenas voltada para o objetivo de satisfação pessoal, mas algo com um propósito além;

Garante que você esteja localizado em alguns dos lugares mais bonitos e intocados do planeta;

Permite experiências mais exclusivas, intimistas e genuínas.

 

Qual o impacto dos ecolodges na região onde se localizam e também no mundo? 

Os benefícios dos ecolodges vão além do meio ambiente, tanto para os viajantes quanto para as comunidades locais que os hospedam.

 

  • Em certos casos, o dinheiro gerado pelo turismo responsável dos ecolodges permite que as comunidades locais permaneçam em sua terra natal, sem despojar seus preciosos recursos naturais.
  • Isso não só tem um efeito positivo no meio ambiente, mas o aumento do benefício econômico para as comunidades também permite que elas controlem melhor o futuro de sua cultura.
  • Para o viajante, hospedar-se em uma pousada ecológica muitas vezes ajuda a se conectar mais com o ambiente natural. Muitos ecolodges se concentram na preservação do meio ambiente, trazendo a consciência para a natureza e ajudando a conservar a vida selvagem em uma maior proporção.
  • Muitos alojamentos ecológicos criam uma ponte para conectar os viajantes com os habitantes locais, que por sua vez são impactados positivamente por essas interações. Tanto os viajantes quanto os habitantes locais são recompensados ​​aprendendo sobre os costumes e tradições uns dos outros.

 

O que levar em consideração no momento de escolher um ecolodge para se hospedar?

Se pudéssemos dar apenas  uma dica  nesse momento, ela seria: pesquise. Há muita propaganda enganosa e acomodações alegando ser ecológicas, quando na verdade muitas vezes não são. É importante buscar sobre um ecolodge de seu interesse para compreender como eles impactam positivamente o meio ambiente e a população local. Além disso, os ecolodges geralmente tem uma proposta diferente das estadias tradicionais em hotéis – não falta conforto, mas é preciso ver se o que é oferecido se adequa às suas expectativas. Lembre-se de que as acomodações tendem a ser muito mais rústicas e ecléticas, ainda que ofereçam luxo.

Os ecolodges têm como objetivo contribuir positivamente para o meio ambiente e, portanto, preservar a água e energia é fundamental. Como visitante, espera-se que você ajude a manter esse hábito, garantindo o uso adequado de água, energia ou outras necessidades. Ao ajudar a manter essa construção, isso, por sua vez, ajudará a mudar sua visão do mundo. Não tenha medo de entrar em contato com os proprietários para saber mais informações sobre viagens durante a sua estadia, bem como aprender sobre o ambiente local e os povos indígenas.

Pesquisar locais específicos também é importante para encontrar o ecolodge perfeito. Se você está particularmente interessado em conhecer uma determinada região do mundo, como a Patagônia ou a África, concentre-se em procurar acomodações nessas áreas. Depois de fazer alguma pesquisa, muitas vezes um determinado ecolodge vai se destacar para você. 

 

Ecolodges incríveis para conhecer

Pata Lodge

Pata Lodge, um ecolodge na patagônia chilena.

Localizado em uma fazenda no vilarejo chileno de Futalefú, no norte da Patagônia chilena, pertinho da fronteira argentina – e cercado por paisagens deslumbrantes de rios, lagos e montanhas nevadas -, o Pata é diferente de qualquer outra hospedaria que você ouviu falar. Os idealizadores do lugar, todos brasileiros e com uma imensa preocupação ambiental, foram inspirados pela história de Yvon Chouinard e Douglas Tompkins, os maiores desbravadores da Patagônia, e criaram, às margens do Rio Futalefú, uma comunidade que preza pelo cuidado com terra.

Além da vivência no dia a dia da fazenda, que envolvem atividades como colheita, pasto, produção de mel e preparos da cozinha, dá para curtir atividades como o famoso rafting nas turbulentas (e geladas) águas do Rio Futalefú, um dos mais renomados do mundo para essa prática. Caminhadas, cavalgadas e outras atividades aquáticas como caiaque, stand-up paddle e fly fishing também podem ser organizadas. Nos dias quentes, os mais corajosos podem nada no rio direto do remanso formado bem em frente ao lodge.

À noite, dá para curtir um vinho em frente a lareira ou assistir a um filme no cinema montado ao ar livre. O Pata Bistro é outro destaque, com menu orgânico desenvolvido de acordo com a produção dos alimentos da fazenda, no melhor conceito “from farm to table”.

 

Cristalino Lodge

O Brasil está se tornando um destino cada vez mais popular. O Caiman eco lodge está localizado nas zonas úmidas do Pantanal e oferece um destino incrível para explorar a vasta vida selvagem do Brasil. Como um chalé ecológico em estilo fazenda, muitas atividades são oferecidas neste belo cenário, incluindo caminhadas, passeios a cavalo e aprendizado sobre sustentabilidade e vida ecológica. Safáris também são oferecidos, incluindo passeios de jipe ​​e passeios noturnos. Canoagem, observação de pássaros e ciclismo também são atividades sustentáveis ​​populares e ótimas maneiras de descobrir a beleza e a natureza do Pantanal.

As águas calmas do rio Cristalino são perfeitas para a canoagem – deslizar sobre o rio em silêncio permite não apenas contemplar a paisagem, mas também aumenta as chances de observar aves e macacos. Adentre a floresta, combine trilhas e a observação das paisagens na torre. Aproveite atividades para toda a família, para casais e para viagens solo.

 

Refúgio Ecológico Caiman

Caiman, um ecolodge no Pantanal.

O Brasil está se tornando um destino cada vez mais popular. O Caiman eco lodge está localizado nas zonas úmidas do Pantanal e oferece um destino incrível para explorar a vasta vida selvagem do Brasil. Como um chalé ecológico em estilo fazenda, muitas atividades são oferecidas neste belo cenário, incluindo caminhadas, passeios a cavalo e aprendizado sobre sustentabilidade e vida ecológica. Safáris também são oferecidos, incluindo passeios de jipe ​​e passeios noturnos. Canoagem, observação de pássaros e ciclismo também são atividades sustentáveis ​​populares e ótimas maneiras de descobrir a beleza e a natureza do Pantanal.

 

EcoCamp

Ecocamp, um ecolodge na patagônia chilena.

Em um dos lugares mais deslumbrantes do Chile, o Parque Nacional Torres Del Paine, o Eco Camp oferece acomodação totalmente sustentável. Com montanhas, florestas e lagos ao fundo, sua hospedagem terá hospitalidade garantida. Os tetos de cada domo são em forma de cúpula e é possível adormecer sob os olhos vigilantes do céu estrelado. A natureza totalmente intocada garante que este ecolodge seja o lugar para se hospedar na Patagônia. Com muitas caminhadas, excursões pela vida selvagem e caminhadas diárias guiadas, é possível aproveitar ao máximo sua experiência de aprendizado no belo Parque Nacional Torres Del Paine. Muitas vezes, nenhuma visualização se compara àquela que você vê nesta região do mundo.

Feynan Lodge

Ecolodge na Jordânia, em meio à Reserva da Biosfera Dana.

Fugindo do circuito convencional Petra – Wadi Rum – Mar Morto – Aqaba, na Jordânia, destacamos a Reserva da Biosfera Dana. Ali, tivemos a oportunidade de conhecer o maior programa de preservação natural do Oriente Médio. O projeto que uniu o Royal Society for the Conservation of Nature – orgão responsável pela preservação ambiental do país – com o Feynan EcoLodge Jordânia rendeu reconhecimento internacional pela importante contribuição para a economia local e conservação do entorno. E a maior área de pesquisas biológicas do país, tornou-se um destino.

Reserve com confiança. Viaje em segurança.

Proporcionar viagens sem tumultos já era nossa prioridade. Agora, nesses tempos, isso se tornou uma solução. Em roteiros privativos, desenhados exclusivamente em cima de seu perfil e interesses, é possível voltar ao movimento.

Na Terramundi, você sempre terá contato direto com o consultor de viagens, que proverá suporte 24h onde você estiver. Teve qualquer problema? Fale com o agente. E não se preocupe. Nós trabalhamos com parceiros flexíveis e, eventualmente, em caso de real necessidade, nós conseguiremos retrabalhar seu itinerário. Realizaremos cancelamentos e remarcações ágeis, e você não terá que lidar com nenhum trabalho, porque toda a complexidade é assumida por nós.

Entre em contato e fale com um especialista sobre sua viagem para lugares remotos com estadia em ecolodges.

Posts Relacionados