Scroll to top

Guia para uma hospedagem sustentável e integrada à natureza no Deserto do Atacama


terramundi - 25 de outubro de 2021 - 0 comments

Localizado em um oásis em meio ao deserto do Atacama, a cerca de 3 km do pueblo de San Pedro de Atacama, está uma acomodação diferenciada que recebe viajantes do mundo todo. No Alto Atacama, o turismo sustentável é um dos pilares: a arquitetura foi inspirada no deserto e todas as cores, texturas e materiais refletem a cultura local do Licancabur e centenas de anos de história da região. 

“Acreditamos na construção em harmonia com a natureza, deixando espaço para a vida selvagem ao mesmo tempo que contribuímos para o crescimento da nossa comunidade local”, comenta a administração.

Com a proposta de oferecer a você um serviço autêntico e caloroso, compartilhando com os hóspedes a genuína hospitalidade e as tradições locais, o hotel une belezas naturais deslumbrantes, espaços íntimos e conexão com a natureza. 

 

Em harmonia com o entorno 

Hoje, mais do que nunca, o compromisso com a sustentabilidade é um fator importante no turismo mundial. Fenômenos como o overturismo provaram, na prática, que as viagens sem responsabilidade prejudicam ambos: viajantes e os destinos que os recebem. Por isso, no Chile, os selos “S” são atribuídos pelo governo chileno para as empresas comprometidas em desenvolver um turismo responsável e sustentável. 

O Alto Atacama foi reconhecido com esse selo – e este reconhecimento equivale a um prêmio de turismo sustentável do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) ou da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ele reconhece os esforços e ações do hotel em direção a um futuro mais sustentável e garante que a acomodação segue todos os critérios globais de turismo sustentável, em todos os aspectos socioculturais, econômicos e ambientais.

“Nossa missão é ir além da sustentabilidade, em direção ao Regenerative Travel – não apenas reduzindo os impactos ambientais, mas ativamente restaurando a natureza à sua glória anterior por meio de projetos de reflorestamento e investimento na comunidade local. Continuamos a ter consciência ambiental e social, com um foco renovado em energizar e melhorar o Deserto do Atacama para as gerações futuras”, afirma a administração.

E isso começa com pequenos detalhes.

 

Nayara Alto Atacama from NAYARA RESORTS on Vimeo.

 

Estrutura

“O local em si é incrível – com um jardim de cactos do lado de fora do nosso quarto, um parque de lhama um pouco à frente, hortas andinas, bancos com sombra, árvores algarrobas calmantes e arbustos perfumados… Além disso, o serviço e a simpatia dos funcionários diferenciam este hotel”, acredita Mingalaba, um hóspede de Hertfordshire, na Inglaterra.

As acomodações de adobe não são apenas charmosas – todos os quartos do Alto Atacama são construídos de forma inteligente para maximizar os efeitos de aquecimento da luz solar e ventilação, minimizando a necessidade de ar condicionado e aquecimento. Além disso, um material térmico especial cobre as salas para manter o calor no inverno e tornar os verões agradáveis.

Além disso, todos sabem que a água é o recurso mais precioso do deserto. Por isso, por lá, há o processo de tratamento da água de poço, com um sistema de osmose reversa que torna a água potável. Depois que a água é usada no hotel, ela é reaproveitada para irrigar e nutrir o jardim.

“Acreditamos em não deixar rastros no deserto e temos protocolos rígidos para minimizar o lixo no hotel. Reciclamos papel e papelão, alumínio e vidro e depois tudo é levado para a cidade de Calama para ser tratado e reaproveitado”, afirma a administração.

Equipe

Para além do que se refere ao cuidado com o meio ambiente, o conceito de sustentabilidade também engloba o pensamento local, que preza para que a comunidade prospere. O Alto Atacama é conhecido na região por ser um lugar estável para se trabalhar, e a maior parte da equipe vem das cidades vizinhas. Isso acontece por ser uma prioridade na contratação: há bolsas anuais para jovens que concluam o ensino médio, tanto na região como em outros lugares do Chile.

“Nossa equipe é a alma de Nayara Alto Atacama. Nossos notáveis ​​homens e mulheres locais personificam nossa missão interna de “hospitalidade sincera”; todos eles se sentem orgulhosos de trabalhar aqui e de mostrar a beleza natural de tirar o fôlego do deserto aos nossos hóspedes através de seus próprios olhos”, afirma a administração.

Nascida em Santiago, Veronica é a botânica e arquiteta paisagista do hotel. Com muito cuidado e meticulosidade, ela desenvolveu um jardim andino em meio ao deserto que torna o ambiente ainda mais característico do país. Para isso acontecer, ela criou caminhos e recursos de água e plantou árvores nativas, arbustos e cactos que prosperam no deserto e fornecem abrigo durante os dias quentes e secos para os pássaros, raposas e lhamas – a fauna local. “Quando menina, eu achava a natureza maravilhosa”, diz Veronica, “todo o processo, desde uma semente até uma planta cultivada, era mágico! Essa maravilha nunca me deixou e dediquei minha vida à preservação e ao cuidado de nosso patrimônio natural”. 

Já nos passeios oferecidos pelo hotel, o rosto conhecido da região é outro. Apaixonado por suas terras, Alexis adora levar os visitantes pelas lagunas, gêiseres e salares do Deserto do Atacama. Suas raízes são locais, da cidade de San Pedro, e seu conhecimento sobre a área é vasto.

 

Gastronomia

Seguindo o ritmo natural da terra na região e respeitando os nutrientes que o solo chileno  oferece, o hotel também aplica o conceito zero quilômetros. “Nossas cozinhas são movidas pela missão de oferecer alimentos sustentáveis ​​e saudáveis ​​que usam produtos locais e sazonais, apoiando os agricultores e produtores locais. O objetivo é obter zero quilômetros de distância entre os nossos produtos e a nossa cozinha”.

Criado em Buenos Aires, Mariano – o chef do Alto Atacama – se apaixonou pelos ruídos, cheiros e artefatos da cozinha. “Era uma vida verdadeira”, diz ele, “cercado por potes, panelas e tábuas de cortar”. Ele encontrou sua vocação e passou a treinar com os melhores chefs locais e internacionais. Vinte anos depois, ainda valoriza aquela conexão especial entre o que faz na cozinha e quem ele é como pessoa. Mariano gosta de escolher pessoalmente os seus produtos e de receber na porta os fornecedores de peixe e carne. “Adoro tudo o que é local, fresco e da época. Além disso, acrescenta: “É nosso dever apoiar os produtores da nossa aldeia e honrar as texturas, sabores e cores do Deserto”. Para ele, a cozinha é o seu meio natural e a sua família.

 

Planeje sua viagem ao deserto chileno com a estadia sustentável do Alto Atacama

A TERRAMUNDI trabalha com parceiros cuidadosamente selecionados, que contribuem para que sua viagem seja única e do seu agrado. Por isso, firmamos parceria com o hotel full experience Alto Atacama, que proporciona não só uma localização privilegiada, como também todo o luxo e conforto sem perder a essência do local e o contato com aqueles que são de lá. Entre em contato, conheça as opções de roteiros e planeje sua viagem para o Atacama com tours astronômicos.

Posts Relacionados