Scroll to top

5 desertos pelo mundo que você precisa conhecer


terramundi - 3 de abril de 2023 - 0 comments

Um mar de areia ou sal sem fim, dunas onduladas, o vento seco soprando em seu rosto, o céu limpo em um azul uniforme. Apesar da palavra deserto remeter muitas pessoas a lugares inóspitos, eles são surpreendentes e oferecem muita vida. Variam desde aqueles em que a maioria pensa primeiro, quente, seco e arenoso, até desertos semi áridos, desertos costeiros e desertos frios. Há aqueles em que habitam comunidades com estilo de vida e cultura muito singulares, há os que algumas espécies raras de animais e plantas vivem. A característica que une essas regiões é a falta de chuva, mas as possibilidades de conhecê-los em sua essência são diversas – e impressionantes.

Aqui estão alguns dos desertos favoritos dos viajantes.

 

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

 

Espremido entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, no Chile, o Deserto do Atacama esbanja vida. Por ali, dunas, desfiladeiros e gêiseres são entremeados por rios, lagos e termas. Os salares habitados por flamingos e os céus forrados de estrelas – tudo em um povoado charmoso e com hotéis full experience que esbanjam estilo.

 

Salar do Uyuni

Deserto de sal da Bolívia

 

Localizado na Bolívia, o Salar do Uyuni é o maior e mais famoso deserto de sal do mundo. O lugar faz jus ao hype e tem recantos incríveis que podem ser explorados o ano todo. Durante a estação chuvosa, o sal cristalizado do solo se transforma em um cenário espelhado. Imenso e sedutor, o Salar traz muitas histórias pra contar por entre suas paisagens surrealistas, lagoas coloridas e hotéis de sal, feitos com blocos de sal fundidos em água. 

 

Deserto do Saara

Deserto do Saara

 

Estrela do continente africano, o deserto do Saara ocupa uma área que corresponde a cerca de 35% do território da África, ocupando aproximadamente 9 milhões de quilômetros quadrados – para se ter uma ideia, isso é maior do que o território brasileiro. Por isso, o Saara é considerado o  maior deserto quente do planeta. Para conhecê-lo, há diversas opções de viagem: você pode ir ao Egito, à Argélia, à Líbia, ao Marrocos, ao Mali, à Tunísia, à Mauritânia, ao Níger, ao Sudão e ao Chade. Mas aqui selecionamos 3 destes países para você investir em uma viagem ao Saara.

 

Tunísia

Graças à sua localização ao norte da África e, por isso, sua distância do centro do Saara, a Tunísia é um dos melhores países para explorar o deserto. É lá que você encontra o anfiteatro romano de El Jem – um dos maiores e melhor preservados do mundo – e os oásis de Chebika e Tamerza.

 

Marrocos

A partir de Marrocos é fácil chegar ao Saara. E uma vez lá, há passeios em veículos 4×4, acampamentos no deserto e oportunidades de conhecer comunidades locais.

 

Egito

Parte do Saara está no extremo egípcio. E é ali que o Deserto Branco oferece uma paisagem não vista em nenhum outro lugar. Estruturas semelhantes a cogumelos brancos pontilham na região e o deserto parece ser feito de sal – na verdade, é a areia que é branca.

 

Red Centre, Austrália

Deserto da Austrália, Uluru

 

No coração da Austrália, você encontra o Red Centre. O nome se deu pela coloração típica do solo da região: formado por areia, afloramentos rochosos e vastas extensões de de vegetação rasteira, a cor predominante do solo é vermelho-escuro. Obviamente, o único ponto que se destaca nesta paisagem é Uluru, o monólito sagrado que acrescenta aquele toque de magia e mistério à paisagem. Além disso, há outras formações rochosas e comunidades indígenas no deserto australiano. 

 

Namib, Namíbia

Deserto da Namíbia

 

Você conhece aquelas imagens estranhas de árvores totalmente sem folhas em frente a uma duna de areia laranja brilhante? Esse é o deserto da Namíbia, um deserto costeiro que se estende ao longo da costa atlântica do país. Por lá, você pode encontrar animais, como elefantes e leões, vagando pela areia. A paisagem é realmente mágica.

Posts Relacionados