Scroll to top

Arte e Cultura Peruana — O Que Fazer No Peru, o País Que é Muito Mais Que História!


terramundi - 5 de fevereiro de 2019 - 0 comments

Quando o assunto é o que fazer no Peru, já sabemos que você conhece sobre Machu Picchu e o quão mágico é se conectar com as magníficas ruínas peruanas. Porém, o país não é só isso! Há diversos outros universos a serem explorados, como a arte peruana, a gastronomia, os museus, a cultura e a arquitetura peruana e muito mais!

Por isso, separamos alguns dos pontos principais para você, que deseja conhecer o que o Peru tem de mais moderno! Vamos conferir?

O que fazer no Peru?

O Peru é um país de passado indígena, que vai além das tradições herdadas dos espanhóis e mistura culturas agradavelmente percebidas em monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos.

Mas, o solo peruano vai muito além de Machu Picchu e não é só história. Ele tem um rico passado, é claro, mas também o futuro do presente é encantador — há uma nação com ares cosmopolitas e muitas opções para se divertir, seja na cidade, na costa, nas cordilheiras nevadas, montanhas ou no deserto.

As possibilidades são várias! Há passeios para todos os gostos: quer conhecer a arte peruana? As delícias na cozinha? Deseja conforto e luxo? Quer se encantar com a maravilhosa arquitetura peruana? Ou então, porque não conhecer um pouco de cada?

Veja as opções sobre o que fazer no Peru que você terá nesse país incrível e prepare-se para se apaixonar!

Noites peruanas que valem a pena!

O que fazer no Peru a noite

Sabe qual é um dos costumes do Peru? Celebrar tudo! Essa é uma boa explicação para o fato das cidades terem boas opções de entretenimento noturno, como discotecas, bares e pubs, com muita música popular e gêneros estrangeiros.

Junte a isso uma boa dose de cafés e restaurantes e estará a ponto de entender porque a noite peruana encanta tanto!

Peru e sua gastronomia ímpar

Quando perguntam “o que fazer no Peru?”, a gastronomia peruana nunca é deixada de lado. Os pratos preparados no país faz parte de sua identidade nacional, sendo a gastronomia local tão famosa quanto Machu Picchu, pode acreditar!

Rico em matérias-primas, sabores e, principalmente, criatividade, o Peru oferece vasta variedade de pratos, que também poderíamos chamar de idéias gastronômicas — todos são resultados de muita imaginação, e cada um é mais saboroso que o outro!

O que fazer no Peru — gastronomia

O melhor é que você encontra exemplares dessa deliciosa gastronomia criativa não apenas em restaurantes sofisticados e luxuosos, mas também nos chamados huariques, em feiras orgânicas e nas bancas do mercado, onde sabores mais “caseiros” fazem suas papilas gustativas delirarem.

Mas, atenção, nenhum visitante deveria deixar de saborear os pratos de Lima, capital envolta de muita história, mas também parte de uma revolução gastronômica que já dura mais de 400 anos e é cheia de delícias bem ecléticas que fazem parte do conjunto de motivos que nos fazem amá-la!

Arte peruana — cinemas, teatros e galerias

O que fazer no Peru — a arte peruana

O que fazer no Peru? Com certeza você deve conhecer a arte peruana!

O cinema e o teatro tornaram-se parte da essência do país e a oferta é muito boa — os ambientes são confortáveis e bem modernos tecnologicamente.

Em Lima, há outras muitas expressões artísticas, históricas e modernas que vão desde peças das civilizações pré-incaicas, até obras feitas a partir de técnicas de fabricação digital, além de galerias de arte moderna, onde se vê as criações da vanguarda artística da cidade.

Para ver a arte peruana moderna a céu aberto, observe os vários murais de grafite espalhados pela cena urbana, especialmente nas longas escadarias de Barranco (inclusive, a arquitetura peruana também é magnífica!). As artes marcadas no cenário urbano também reúnem bares, parques e restaurantes até cair na beira-mar.

Já em Cusco, uma visita às oficinas de artistas conhecidos não deve ficar de fora!

Compras no Peru

Shoppings bonitos, grandes e perfeitos para passear, com cinemas multi-tela, pátios recheados de comidinhas e diversão para crianças deve fazer parte da sua lista sobre o que fazer no Peru.

Siiii, o país tem disso! Além de muitas outras coisas que unem modernidade e tradição e resultam nas mais variadas experiências peruanas transformadoras!

Um dos programas mais cênicos de Lima é pura contemplação da atualidade: pedalar na ciclovia no alto da falésia diante do Pacífico e, em seguida, tomar um bom café no Larcomar, belo shopping a céu aberto, à beira de frente para o Pacífico, no bairro moderno de Reducto, entre Miraflores e Barranco.

O que fazer no Peru — compras no shopping

Ainda no quesito compras, há não só “lojas de shopping”, mas, principalmente, as ruas com lojas diversas que vão desde as de departamentos e marcas exclusivas até as que vendem jóias, artesanato e roupas de alpaca e vicunha (especialmente em Cusco).

O artesanato no Peru é muito famoso e encanta com cores alegres, vibrantes e muita cultura peruana marcada nos tecidos!

O que fazer no Peru — artesanato

Vale dizer que o Peru tem muitas surpresas para quem aprecia moda e estilo, a começar pelo saber ancestral das artesãs no Vale de Lares e tendo como arremate a mestra Nilda Callañaupa, referência mundial em arte têxtil andina.

Isso é motivo suficiente para viajantes irem além das belezas do país ao se perguntarem o que fazer no Peru, e mergulharem no universo dos tecidos, participando de workshops de fiação, tintura natural e tecelagem em um roteiro exclusivo sobre o universo têxtil peruano com a estilista Flávia Aranha (veja no link!).

O que fazer no Peru — roteiro com Flávia Aranha

Museus peruanos, por que não?

Lima se difere muito do restante do Peru, sendo uma metrópole imponente e, como tal, repleta de prédios espelhados e avenidas largas, apesar do centro histórico muito bem preservado e dos vários museus que contam sobre a cultura e história nacional.

Por isso, escolher um museu para chamar de seu estando por lá é um programa bem interessante! Além de apreciar um pouco mais da arquitetura peruana, assim como da arte peruana e da sua cultura também!

Entre os mais “convencionais”, podemos citar:

  • Museu Larco — que conta a história pré-Colombiana do Peru desde 8000 a.C., em um edifício do século XVIII;
  • Museu Pedro de Osma — com objetos do vice-reinado entre os séculos XVI e XVIII;
  • Museu de Arte de Lima — sendo a primeira pinacoteca do país e dono do maior acervo de criação artística.

Entre os mais modernos, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) merece destaque sobre o que fazer no Peru. Ele foi fundado em 2013 e expõe uma coleção de arte peruana moderna e promove cursos e eventos que difundem cultura e educação.

O que fazer no Peru — museus

Foto: divulgação site MATE

Para um encontro ainda mais sincrônico com expressões modernas, vá ao Museu Mario Testino (MATE). Ele foi aberto em 2012 pelo próprio Mario Testino, fotógrafo limenho referência no mundo da moda. Não tem fins lucrativos, pois foi criado apenas visando promover a arte peruana contemporânea e seus artistas.

Arquitetura peruana moderna

Lima é bem mais que uma rápida escala na rota para Machu Picchu! Aliás, quer conhecer uma Machu Picchu moderna? Então tenha muita atenção à arquitetura peruana e sua cena urbana.

Veja o prédio da Universidad de Ingeniería y Tecnología (UTEC), uma vasta construção de concreto que guarda formas que se assemelham a penhascos, cumes, desfiladeiros e espaços esculpidos para formar grutas, beirais e terraços: obra coroada como “melhor novo edifício do mundo” e premiado com o prêmio internacional inaugural RIBA.

Empoleirada à beira e um pouco acima de uma rodovia no distrito de Barrancos, o local funciona como amortecedor entre o trânsito movimentado e uma área tranquila, e é o lar da nova universidade de engenharia de Lima — mais adequado impossível!

Mas a cidade é sofisticada em outros pontos, é claro. Erguida acima do litoral de falésias, Lima é dona não só da encantadora arquitetura colonial, mas também de altos arranha-céus e cenas urbanas para lá de atuais!

Realmente, a arquitetura peruana é encantadora!

O que fazer no Peru — arquitetura peruana

Conforto e luxo no Peru

O que fazer no Peru — luxo

Quer algo mais cosmopolita do que luxo? Miraflores e San Isidro são as principais áreas financeiras e residenciais de Lima, ostentando hotéis cinco estrelas com suítes executivas e presidenciais de 250 m² elegantemente decoradas.

Cusco também não deixa a desejar! Perto do santuário de Machu Picchu, há hotéis de luxo com vista para montanhas e florestas.

Conhecer os locais de maior conforto do país também precisam estar no seu roteiro sobre o que fazer no Peru, caso você seja um grande admirador disso!

Além disso, a viagem da cidade de Cuzco até Machu Picchu reserva todo o conforto, desfrutada com o famoso trem Hiram Bingham, com suntuosos vagões decorados no estilo antigo europeu e com requintado serviço de bufê, além de apresentações de dança e música regional — um pouco mais da cultura e arte peruana para você!

O que fazer no Peru — Conforto

Gostou de conhecer mais da cultura peruana?

Agora que você já conhecer a arte peruana, gastronomia, museus, conforto, além da arquitetura peruana e sua cena urbana, já sabe o que fazer no Peru, certo?

Então, está esperando o que para vislumbrar de perto e ao vivo todas essas maravilhas?

Organize sua viagem ao Peru com a TERRAMUNDI e mergulhe no universo peruano! Temos um roteiro exclusivo e montamos sua rotina conforme você deseja!

Entre em contato para saber mais sobre o país e sua próxima viagem!

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Posts Relacionados