Scroll to top

Marrocos: o país intenso e singular como você ainda não conhece


terramundi - 21 de agosto de 2019 - 0 comments

Uma noite em meio às dunas do deserto marroquino. E dias em que você sacia desejos gastronômicos, alimenta a curiosidade em mercados coloridos e nutre a alma em lindas mesquitas.

Marrocos não é desconhecido, já que seu caldeirão cultural atrai viajantes do mundo todo. Mas, poucos sabem como experimentá-lo de maneira única e em lugares pouco explorados. Se você aprecia destinos incomuns, história, cultura árabe e uma pitada de aventura, esta é a viagem certa para você.

Marrocos: o país intenso e singular como você ainda não conhece - Acampamento chic, com luzes, tapetes e almofadas no deserto, com dunas atrás

Como é viajar para o Marrocos

O país encoraja a dar um passo atrás no tempo, e com muito respeito. As cores, os sons e a influência árabe emolduram o roteiro, junto à rica arquitetura e as areias sem fim.

Certamente tem algo especial para todos lá, da Mesquita Hassan II em Casablanca — uma das maiores e mais importantes do mundo — à Fez — cidade genuinamente marroquina e a mais antiga das imperiais, dona de joias arquitetônicas, souks e mercados super autênticos.

Ruas colorida de fez, em Marrocos, com tapetes e outros produtos pendurados e pessoas passeando

Na região, uma ida à aldeia de Kellat-M’Gouna mostra os picos da Cordilheira do Atlas, região famosa por cultivar a rosa de damasco. Além disso, Marrakesh, coração pulsante do país, também merece o seu olhar.

Paisagem de Marrakesh, em Marrocos, com construções e palmeiras, e cordilheira atrás, coberta de neve.

Separamos para você um pouco mais do que o Marrocos tem a oferecer, especialmente, os locais que poucas pessoas vêem. Confira!

Atrativos de Marrocos

No noroeste do continente africano, Marrocos tem beleza montanhosa, pois um sétimo do país está acima dos 2.000 metros de altitude. Já o norte da região proporciona uma paisagem interessante, que cruza o Estreito de Gibraltar para deixar o visitante em terras espanholas.

Diferenciais que fazem do país não só um destino desértico por excelência, mas também proporciona um roteiro surpreendente. Por lá, você pode esperar religiosidade, cultura intensa, ruínas históricas, aventura acessível e até locais para ski.

Dentre os principais atrativos da região está o Deserto Azrou, onde é possível se deslumbrar com o cinturão verde que o rodeia, com bosques de cedros e famílias de macacos que ali habitam.

Você pode ainda conferir Midelt, plano de fundo para o Monte Ayachi, e Errachidia, com o belo vale de Ziz e suas palmeiras.

Outra possibilidade é partir de Erfoud para uma série de pistas arenosas até o campo de dunas Erg Chebbi, um passeio que proporciona uma experiência privilegiada, que você descobrirá todos os encantos ao realizá-lo. Depois, você pode (e deve) acampar nas dunas, ter contato com animais típicos do lugar e observar o mar de areia ondulante.

dunas com camelo descansando e por do sol ao fundo

Ao longo do curso do rio Todra estão aldeias adobe camufladas na parede de pedra. Seguindo viagem até Tamellalt, você encontrará curiosos traços esculpidos nas paredes rochosas por chuvas, ventos e erosão, chamados de “dedos de macacos”.

Já em Boutaghrar, é possível encontrar nômades com seus rebanhos chegando na aldeia Kelaat-M’Gouna, que tem como cenário os picos da Cordilheira do Atlas.

Toda a região é conhecida pela rosa de damasco, cujo cultivo data de antes da invasão árabe e é parte importante na economia da região.

rosas de damasco secas

Além disso, se sua visita for no mês de maio, prepare-se para a “Moussem de Las Rosas”, celebração popular e folclórica onde se escolhe a Miss Rosa, a jovem mais bela segundo as canções tradicionais da região.

Cordilheira do Atlas

Uma das paisagens mais deslumbrantes de Marrocos é a Cordilheira do Atlas, também conhecida como Alpes africanos.

Situado no noroeste da África, o território de cadeia montanhosa se estende por aproximadamente 2.500 km, passando também pela Argélia e a Tunísia. Em toda a sua extensão, há diferentes paisagens, como cânions e desfiladeiros, além de diversas aldeias berberes e inúmeros animais selvagens.

Além disso, é justamente em Marrocos onde está localizado o pico mais alto da Cordilheira do Atlas, o Toubkal, com 4.167 metros de altura.

Arte, cultura e gastronomia marroquina

Filmes e telenovela já mostraram bastante do Marrocos, mas de maneiras nem sempre acertadas. O país, que é um reino desde 1957 (depois de se libertar do domínio francês), reserva mais contrastes, cultura e exotismo do que na ficção, a qual acolhe com muita propriedade — diga-se de passagem.

Ouarzazate é cidade-cenário para muitos filmes e onde abriga o Atlas Film Studios, estúdio fundado em 1983, onde foi filmado Gladiador e Alexandre o Grande, Cleópatra, A Múmia, entre outros.

Entrada do Atlas Studios Ouarzazate, um estúdio de filmes muito famoso em Marrocos

O sol e a poeira do deserto parecem revelar aos poucos a cultura expressiva do país. Em Marrakesh, a cidade mais famosa e fervilhante do Marrocos, reúne não só hotéis e spas, mas também artistas, restaurantes, mesquitas e mercados.

Na movimentada Praça Jemaa el Fna, por exemplo, acontece um verdadeiro teatro-vivo com músicos, acrobatas, encantadores de serpente e tudo o que faz do lugar inesquecível.

Praça famosa de marrocos, colorida pelas luzes à noite

Um passeio cultural feito a pé pela incrível Marrakesh inclui visita à Mesquita Koutoubia — cujo minarete não é apenas o símbolo local, mas também limita a altura para todos os edifícios (77m) —, ao Palácio Bahia, o antigo bairro judeu El Mellah, a Madrassa Ben Youssef, as tumbas saadíes e mercados onde é possível encontrar artesanato e especiarias, entre muitas outras coisas.

Outros destinos valiosos são Fez e Casablanca, seja por suas praias encantadoras ou pelo atraente comércio.

Local de tingimento de couro em Fez, Marrocos

Em Fez, Chouara Tannery tem uma das cenas mais representativas do Marrocos (), com artesãos trabalhando em poços policromáticos de curtume de couro. Ainda por lá, conheça a Universidade Al Karaouine, que foi fundada por uma mulher no ano de 859 A.C.

Já em Casablanca, não esqueça de programar um jantar no Rik´s Café, réplica do restaurante do famoso filme de mesmo nome da cidade, que promete momentos interessantes.

Aliás, um dos grandes valores de Marrocos está na sua rica cozinha, com a confluência de pratos oriundos de diversas culturas. É, sem dúvida, uma gastronomia única, que reúne ingredientes de povos nômades do deserto, mediterrâneos, árabes e franceses em refeições perfumadas e bem condimentadas, com clássicos como o cuscuz e tajines.

Marrocos e a religiosidade do país

Belas mesquitas se unem às grandes paisagens e à singular identidade cultural e gastronômica do Marrocos, país de maioria muçulmana.

Se deixe acordar com o canto chamando para a primeira oração do dia, enquanto os raios de sol começam a dourar a cidade e a clamar pela presença de cada um.

A fé é respeitada: duas antigas escolas de Alcorão em Fez são Patrimônio Mundial da Unesco, enquanto a Mesquita Hassan II em Casablanca convida qualquer um a rezar.

E as mesquitas têm algo a mais: estão ficando “verdes”, ou seja, ecologicamente mais corretas. Isso, porque, o governo do país, anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2016, passou a instalar iluminação LED, painéis solares e aquecedores de água nos templos, com intuito de reduzir gastos de energia e a dependência energética nacional do exterior.

O impacto promete ser não só econômico como cultural, afinal, é um começo para que todos sigam o exemplo, já que as mesquitas são centrais para a vida da população muçulmana do país.

Prosseguindo com o roteiro, em Al-Mamlakah al-Maġribiyah — o reino do Oeste ou do Poente, como é conhecida Casablanca, uma das maiores e mais belas mesquitas do universo muçulmano — atrai pela sua história e seu projeto árabe-moderno.

O templo foi erguido para homenagear Mohammed V, pai do então rei Hassan II, mas foi finalizado em 1993 como homenagem ao então monarca. Para a construção, o rei contratou arquiteto e empreiteira franceses, que por usa vez contaram com 35 mil operários e 6 mil artesãos. O resultado é mágico!

Gallery slideGallery slideGallery slideGallery slide

O teto retrátil da mesquita de mais de mil toneladas é aberto em minutos, iluminando a fé dos fiéis com a luz do sol ou da lua. As pedras brancas do piso externo refletem a forte luminosidade, enquanto linhas curvas e retilíneas do prédio abrem caminho para o interior da única mesquita no Marrocos que permite a entrada de não-muçulmanos.

Lá dentro, decorações esculpidas de cedro-do-atlas, espécie nativa da cadeia montanhosa Atlas, emana um cheiro característico, considerado o aroma da felicidade. Feliz de quem viver algumas dessas incríveis experiências!

Conheça Marrocos com grupos de viagens

Você já pensou em dividir descobertas como essas ao lado de pessoas que compartilham os mesmos interesses que os seus? Viajar em grupo é uma ótima alternativa, pois nos permite olhar para a mesma cena com outros olhos. Além de trazer a oportunidade de ótimas conversas capazes de gerar boas trocas de experiências e deliciosas amizades.

Principalmente se o grupo for pequeno, como os Grupos Especiais TERRAMUNDI, que possui a quantidade de pessoas ideal para uma vivência harmônica e proveitosa.

Além do fator humano, não precisar se preocupar com a logística da viagem é uma das grandes vantagens de viagens em grupo. Tudo estará organizado antes do embarque, como as reservas dos hotéis e os passeios.

Já no destino, há o acompanhamento integral de um coordenador e guias para auxiliar os participantes no que for preciso, o que fará toda a diferença para tornar sua viagem ainda mais fantástica.

Gostou de descobrir todas essas particularidades de Marrocos? Conheça também outros destinos no blog da TERRAMUNDI.

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Posts Relacionados