Scroll to top

Um roteiro pelo Salar de Uyuni, onde terra e céu se espelham


terramundi - 19 de setembro de 2022 - 0 comments

Uma visão espetacular e misteriosa, o Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo – mede 12.106 quilômetros quadrados e fica a 3.653 metros de altura -, formação deixada por lagos pré-históricos que evaporaram há muito tempo. Quando sua superfície está seca, o salar é uma extensão branca tão grande quanto imaginável. Você está lá e é apenas céu azul, chão branco e você. Quando há um pouco de água, a superfície reflete perfeitamente as nuvens e o céu azul do altiplano, e o horizonte desaparece. Se você estiver dirigindo pela superfície nessas horas, o efeito é surreal; é difícil acreditar que você não está voando pelas nuvens. Para os que desejam se aventurar por lugares remotos na América Latina, um roteiro no Salar de Uyuni pode ser a escolha certa.

 

Onde fica e como chegar no deserto de sal?

Na Bolívia, o Salar de Uyuni se encontra a 600 quilômetros da capital, La Paz. De avião, esse trajeto demora cerca de uma hora. Sua localização também é estratégica para quem está nos vizinhos Chile e Argentina. Do primeiro, pode-se partir de San Pedro de Atacama; do segundo pode-se fazer a travessia pelo norte argentino até a cidade boliviana de Tupiza, para então partir para um roteiro no Salar de Uyuni.

 

Quando ir?

Abril é a melhor época para conferir as salinas espelhadas da Bolívia e os bandos de flamingos cor-de-rosa. Mas você pode fazer um roteiro pelo Salar de Uyuni basicamente em qualquer época do ano. Só é recomendado evitar o período de chuvas, entre dezembro e janeiro. E se você não gosta de temperaturas muito baixas, talvez seja bom evitar ir nos meses de junho, julho e agosto, quando o inverno derruba os termômetros.

 

Roteiro no Salar de Uyuni: o que fazer por lá

 

Flamingos. Roteiro pelo Salar de Uyuni.

 

Embora as salinas sejam uma das atrações mais populares da Bolívia, é apenas uma pequena parte da linda região do Altiplano. Muitos visitantes se entregam a uma excursão de três dias (ou mais) que inclui desertos, vulcões, gêiseres, fontes termais e lagos de alta altitude ao sul.

 

Isla Incahuasi – Um dos principais destinos durante os passeios no deserto de sal, Incahuasi é uma ilha em um mar de sal, coberta de cactos gigantes da família Trichocereus. É famosa pela espetacular vista panorâmica do salar que a rodeia. Pela paisagem, costuma ser ponto de parada para os viajantes almoçarem. Por lá, também é possível fazer uma caminhada de 15 minutos até o topo da ilha. Mas, durante a estação chuvosa, quando o Salar de Uyuni é inundado, a ilha Incahuasi fica muitas vezes inacessível.

 

Colchani – Bem ao lado das salinas do Salar de Uyuni fica a pequena vila de processamento de sal, chamada Colchani. Lá vivem pouco mais de 600 pessoas e é onde fica a maior cooperativa de processamento de sal da Bolívia. Anos atrás, os habitantes de Colchani costumavam explorar o sal para trocar com outras comunidades indígenas. Todos os anos, lhamas percorriam longas distâncias carregando sal e retornando com milho e outros produtos não produzidos no Altiplano. Durante sua parada em Colchani, você pode ver artesanato feito de sal e arte têxtil feita de lhama e alpaca. Esta é a oportunidade perfeita para comprar lembranças bolivianas autênticas para levar para casa.

 

Tanupa volcano – Para os aventureiros, é possível seguir caminhando em uma trilha até o mirante do vulcão. Uma flora e fauna surpreendentemente diversificadas aguardam na trilha antes de chegar ao topo. Do mirante, a 5152 metros de altura, a vista alcança o vulcão Sajama, os Payachatas e o Acotango atrás do Salar de Coipasa. No entanto, a maior atração é a visão geral de todo o Salar de Uyuni. O nome do vulcão vem das crenças da cultura Tiwanaku (~1000 aC), que ainda hoje vale para os indígenas do Altiplano. Tunupa é considerado o deus dos relâmpagos e dos vulcões. Quando ele foi expulso das outras divindades da montanha, suas lágrimas se transformaram no maior deserto de sal do mundo.

 

Isla Cáscara de Huevo – A pequena ilha recebeu esse nome por causa das cascas quebradas dos ovos dos pássaros que a visitam. Localizada no extremo sul do Salar de Uyuni, é conhecida principalmente pelos diferentes padrões de cristalização de sal na superfície, com alguns que lembram rosas. 

 

Roteiro pelo Salar de Uyuni: combine sua viagem

Combinação irresistível: dois dos desertos mais famosos da América Latina em uma mesma viagem. Acredite, apesar de serem ambos desertos, você não vai se cansar das paisagens, porque elas são estonteantes e variadas. 

Nossa sugestão é essa: conheça os cenários impactantes do Deserto do Atacama em um hotel full experience e o Salar de Uyuni no Airstream Camper, um motorhome que percorre a região de forma incomum.  Veja o roteiro aqui.

 

Posts Relacionados