Scroll to top

Pantanal: um pequeno guia do bioma


terramundi - 14 de junho de 2023 - 0 comments

Uma música tocando na viola, o sol se pondo ao fim da planície, o som dos pássaros se confundindo com o do instrumento, o cheiro de tererê no ar e um caldo de piranha no fogão à lenha para ser ingerido no anoitecer. A vida no Pantanal é bonita demais.

São mais de 150 mil quilômetros de área alagável, que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de atravessar as fronteiras do Paraguai e da Bolívia. O Pantanal é um bioma de extrema importância ecológica, porque possui  um ecossistema rico e diversificado. Cortado pelos rios Paraguai, Cuiabá, Miranda e o Rio Negro, é uma grande planície que inunda sazonalmente, entremeada por savanas e florestas. São centenas de espécies de aves, mamíferos, répteis, peixes e plantas que compõem o restante da paisagem. 

 

A vida pantaneira

Há muita vida no Pantanal – animais, plantas e uma cultura bastante forte. Entre os animais mais comuns estão a onça-pintada, o jacaré, a capivara, o tuiuiú (ave símbolo da região), o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal, a arara-azul e diversas espécies de peixes, como o dourado e o pintado. Quanto à vegetação, o Pantanal é composto por diferentes tipos de plantas adaptadas às condições de alagamento, como a vitória-régia, as palmeiras, a carandá, o buriti, o ipê, o pequi e o capim dourado.

Na parte cultural, a vida do Pantanal também é admirável. O estilo de vida pantaneiro é marcado pela relação harmoniosa com a natureza – os homens têm uma forte conexão com o meio ambiente e dependem dele para sua subsistência. Eles preservam suas tradições culturais, como a música de viola e a culinária típica. Essa, por sua vez, é bastante diversificada e valoriza ingredientes locais, como peixes de água doce, carne de jacaré, guavira (fruta típica do Pantanal), mandioca, arroz carreteiro, entre outros. Pratos como o caldo de piranha, a sopa paraguaia e a sobremesa bolo de arroz são exemplos da rica culinária regional.

 

Quando ir?

O Pantanal é marcado por um ciclo anual de cheias e secas, o que é essencial para a reprodução e sobrevivência das espécies do ecossistema. Durante a época de chuva, que ocorre entre os meses de outubro e março, as áreas alagadas se expandem e a vegetação se torna mais exuberante. Quem viaja nesse período consegue aproveitar os passeios de barco

Já na época de seca, que vai de abril a setembro, os rios diminuem seu volume e as áreas alagadas encolhem, deixando grandes extensões de terra expostas. 

 

Norte ou Sul?

A região do Pantanal pode ser dividida em duas principais áreas: Pantanal Norte e Pantanal Sul. O Pantanal Norte é caracterizado por áreas mais alagadas, com maior quantidade de rios e lagos, enquanto o Pantanal Sul apresenta uma maior presença de savanas e florestas. Essas diferenças influenciam diretamente na fauna e flora encontradas em cada região.

Quando se trata de viagens para o Pantanal, existem algumas diferenças entre o Pantanal Norte e o Pantanal Sul. No Pantanal Norte, as áreas mais alagadas oferecem oportunidades para a prática de atividades como o ecoturismo e a observação de aves. É possível realizar passeios de barco pelos rios e lagos, além de safáris fotográficos em busca da vida selvagem.

No Pantanal Sul, as paisagens são mais diversificadas, com áreas de cerrado, florestas e savanas. Nessa região, é comum encontrar fazendas pantaneiras, onde é possível vivenciar o estilo de vida tradicional do pantaneiro, que está intimamente ligado às atividades rurais, como a pecuária extensiva. As fazendas oferecem hospedagem e atividades como cavalgadas, pesca e caminhadas pela natureza.

 

Visite o Pantanal com a Terramundi

Temos parceiros de longa data que trabalham com o turismo sustentável na região do Pantanal, oferecendo experiências típicas, gastronomia de alto nível e muito conforto – tudo em harmonia com a natureza. Entre em contato e planeje sua viagem.

Posts Relacionados