Scroll to top

As praias de Madagascar


terramundi - 14 de junho de 2023 - 0 comments

Madagascar é conhecida pelos famosos baobás e também pela grande biodiversidade endêmica, mas pouco se fala de suas praias. São aproximadamente cinco mil quilômetros de litoral, banhado pelas águas cristalinas do Oceano Índico, que oferecem um cenário perfeito para relaxar e desfrutar do sol. Ao contrário de muitos destinos de viagem mais populares, as praias de lá são relativamente desertas, com poucos turistas e resorts luxuosos. Isso permite que os visitantes desfrutem de uma atmosfera tranquila e serena, longe das multidões.

Uma das principais características das praias de Madagascar é a sua natureza intocada:  areias brancas e finas que contrastam com o azul-turquesa do mar, cercadas por uma vegetação exuberante, que criam uma paisagem tropical bem típica. No entanto, cada destino tem sua peculiaridade. Abaixo, listamos três das praias mais conhecidas, cada uma com sua própria beleza e atrações únicas.

 

Nosy Be

Pequena ilha localizada na costa noroeste de Madagascar, é conhecida por sua vida marinha abundante e diversificada, o que a tornou um local popular para snorkeling e mergulhos guiados. Algumas das praias mais populares incluem Madirokely, Andilana e Ambatoloaka. 

Além das atividades aquáticas, Nosy Be oferece outras atrações imperdíveis. Uma delas é a reserva natural de Lokobe, uma floresta tropical que abriga uma variedade impressionante de espécies de animais e plantas endêmicas. Os visitantes podem explorar trilhas na mata, observar lêmures, camaleões e diversas aves, enquanto desfrutam da tranquilidade e da beleza natural do local.

Outro destaque de Nosy Be é a possibilidade de visitar as ilhas vizinhas, como Nosy Komba e Nosy Tanikely. Nosy Komba é conhecida como a “Ilha dos Lêmures”, pois abriga uma população de lêmures negros que podem ser avistados de perto. Além disso, a ilha possui artesanato local único, onde os visitantes podem adquirir lembranças autênticas feitas à mão. Já Nosy Tanikely é uma pequena ilha com uma reserva marinha, onde é possível fazer mergulhos espetaculares, cercados por uma diversidade incrível de peixes e corais.

A cultura também desempenha um papel importante em Nosy Be. A ilha é habitada pelo povo Sakalava, uma das principais etnias de Madagascar, e os visitantes têm a oportunidade de conhecer a sua cultura e tradições. É possível visitar aldeias locais, participar de cerimônias tradicionais e experimentar a culinária típica da região. Os pratos de frutos do mar frescos são especialmente populares e deliciosos.

 

Nosy Bohara (Île Sainte-Marie)

Também chamada de Île Sainte-Marie, Nosy Bohara é uma ilha localizada na costa leste de Madagascar, conhecida por suas praias desertas e belos recifes de coral. Os visitantes podem explorar esses ecossistemas subaquáticos em mergulhos guiados, onde poderão avistar tartarugas, peixes tropicais e uma infinidade de outras criaturas marinhas. 

Além das praias deslumbrantes, Île Sainte-Marie também é conhecida como um destino privilegiado para a observação de baleias. Durante os meses de julho a setembro, as águas próximas à ilha abrigam baleias-jubarte que migram da Antártica para se reproduzir. É possível fazer passeios de barco para avistar essas majestosas criaturas marinhas, proporcionando uma experiência emocionante e inesquecível.

Outra atração imperdível em Nosy Bohara é a sua rica história pirata. Durante os séculos XVII e XVIII, a ilha serviu como um refúgio para piratas famosos, como William Kidd e Olivier Levasseur. Os visitantes têm a oportunidade de explorar os vestígios desse passado, como o cemitério de piratas em Ambodifotatra, onde muitos deles estão supostamente enterrados. Há também um museu pirata na ilha.

Île Sainte-Marie também possui uma cultura rica e vibrante. Os habitantes locais são conhecidos como “Antambahoaka” e têm suas próprias tradições e costumes.

 

Diego Suárez

Situada na baía de Diego Suárez, uma das maiores do mundo, a cidade de mesmo nome está  localizada na ponta norte de Madagascar. Também conhecida como Antsiranana, oferece uma mistura única de paisagens costeiras, montanhas e rica vida selvagem.

A cidade de Diego Suárez serviu como uma base naval estratégica durante a colonização francesa, e isso é evidente na arquitetura colonial que ainda pode ser vista em alguns edifícios. Os visitantes podem explorar a cidade, visitar o porto histórico e mergulhar na atmosfera multicultural.

Algumas das praias mais populares incluem Ramena, que é conhecida por suas águas calmas e rasas, e a Baía dos Delfins, onde é possível avistar golfinhos nadando livremente. Além disso, a região oferece a oportunidade de explorar ilhas próximas, como Nosy Suarez e Nosy Hara, que são verdadeiros refúgios tropicais.

Além disso, Diego Suárez é um ponto de partida ideal para explorar as florestas da região. A Reserva Natural de Montagne d’Ambre é uma atração imperdível, pois oferece trilhas para caminhadas através da floresta tropical, onde é possível avistar uma variedade de lêmures, camaleões e aves endêmicas. E a 100 quilômetros da cidade, também está o Parque Nacional de Ankarana, que abriga formações de calcário impressionantes, como as Tsingy, que são picos e penhascos pontiagudos.

As belezas naturais de Madagascar são inegáveis, mas a rica cultura local e as experiências autênticas tornam a visita uma experiência única e enriquecedora. Se você procura um destino versátil e remoto, que combina beleza natural e aspectos culturais interessantes, Madagascar é o lugar ideal.

 

Posts Relacionados