Scroll to top

Viagem e bem-estar: um mundo dentro de nós mesmos


terramundi - 22 de abril de 2020 - 0 comments

Quando pensamos em viajar, logo vem nos à cabeça um destino. A viagem, quando pensada de maneira simplória, é um fim. É ir para algum lugar e depois voltar.  Mas viagem e bem-estar estão conectados para além deste pensamento. 

Já parou para pensar sobre como nos sentimos sente no período que antecede uma viagem? Ânimo, anseio, leveza. Contando os dias para um momento de liberdade da sua rotina, para descobertas. Uma página quase que em branco, com algumas atividades programadas mas sem certezas de como aquele roteiro vai se desenrolar na prática. Sem certezas de como aquela jornada vai ecoar em nossos sentimentos.

E, na volta, como nos sentimos? Ânimo, leveza, completude. Um rolo de câmera repleto de memórias, sensações que ficam gravadas em nós mesmos e que serão revisitadas de tempos em tempos. Aprendizados que tentamos aplicar em nosso dia a dia. 

Viajar, então, se prova um meio. Nossas jornadas – sejam elas na cidade vizinha, no país ao lado do nosso ou em outro continente – são poderosas ferramentas de transformação que nos proporcionam bem-estar. 

Viagem e bem-estar

Fora do eixo

Viajar nem sempre é sobre visitar novos lugares. Muitas vezes é sobre escapar dos antigos. 

As pessoas constantemente se vêem presas em uma rotina engessada, responsabilidades diárias que se repetem semana após semana, mês após mês. 

Nós, como viajantes, temos a oportunidade de mudar de ambiente e viver novos, com a única preocupação de experimentar. Com uma pequena lista de atividades todos os dias, livre das complexidades dos projetos e relacionamentos em andamento, o corpo e a mente se tornam leves.

Não é exatamente o destino que visitamos que vai aliviar sentimentos difíceis de lidar. É a possibilidade de ter experiências que nos levam a compreender a vida – o que é difícil de colocar em perspectiva vivendo em uma rotina imutável.

Enxergando os outros e a nós mesmos

Viajar também nos ajuda a resetar emoções. Estamos em uma posição de explorador e, assim, nosso julgamento das situações, das pessoas e de nós mesmos se afrouxam. 

No dia a dia, é comum esquecer que convivemos com pessoas. Projetamos expectativas em tudo que nos rodeia. Vivemos em modo automático: é fácil se lembrar de pedir uma comida em um delivery e mais fácil ainda se irritar porque ela demora para chegar, mas poucas vezes nos lembramos de quem está por trás desse processo. São as coisas ganhando mais importância que as pessoas. O tempo contado da rotina que nos prende em uma realidade pequena.

Durante uma viagem, cada indivíduo que conhecemos nos faz criar uma conexão com aquele local. E, assim, uma refeição se torna uma experiência cultural: as tradições e ingredientes da pessoa que nos preparou aquele prato são elemento de destaque, completam aquela vivência.

Novos rituais, novas maneiras de encarar a vida

Cada vez mais, nós, viajantes, queremos querem encontrar maneiras de nos reconectarmos. Estamos procurando atenção, bem-estar, rituais. E, durante a viagem, no desenrolar de acontecimentos, podemos até nos esquecer disso. Estamos apenas experimentando coisas.

Ao final da jornada, percebemos que o contato com diversas culturas e tradições permitem sentir um novo senso de perspectiva e satisfação. Permitem pensar, refletir, considerar.

Não é apenas uma aula de ioga, uma visita a um vilarejo, nem somente um passeio em um safári. Também são os outros, com quem conversamos no café da manhã, no caminho aos templos, os guias que nos ensinam. É o conjunto.

Quando você toma um tempo para aprender sobre a cultura e as pessoas de um local, a experiência é aquela que permanecerá com você por toda a vida.

Viagem e bem-estar

Não é sobre onde vamos e, sim, sobre como o fato de ir a algum lugar nos faz bem. E como tudo o que veremos lá vai enriquecer nossa mentalidade, nos dar perspectiva e nos permitir compreender nosso lugar em meio ao mundo. De repente percebemos que viajar não é apenas sobre as jornadas exteriores, mas também diz muito sobre nossas jornadas interiores. Viagem e bem-estar andam juntos.

Viajar é descobrir o mundo e, assim, percorrer um novo universo dentro de nós mesmo. É nos desdobrar e revelar a cada nova porta aberta. Viajar é uma jornada interna e externa que nos proporciona bem-estar – e que torna a vida ainda melhor. 

 

Posts Relacionados