Scroll to top

Países que nos ensinam sobre a felicidade


terramundi - 11 de julho de 2019 - 0 comments

Conhecer uma pequena vila longínqua, experimentar um prato típico, vivenciar um ritual de uma comunidade e encontrar pessoas que marcam nosso o caminho. Viajar é uma das melhores ferramentas quando se quer colecionar momentos felizes, que deixam de ser apenas boas memórias e se tornam parte da gente.

De encontro a isso, separamos uma lista com três países cujas culturas e estilo de vida deixam uma lição sobre a felicidade – que vai muito além de sensações efêmeras de prazer e alegria.

 

Butão

Aos pés da Cordilheira do Himalaia, os butaneses preservam um estilo de vida único: cercados por paisagens predominantemente rurais, valorizam o presente e não fogem de sentimentos desafiadores.

Influenciada em grande parte pelas crenças budistas, a população do Butão encara a felicidade como uma jornada, não um objetivo final. Para eles, o medo e a tristeza são parte do caminho a ser percorrido e, por isso, não são enfrentados, mas aceitos.

 

Esta filosofia de vida é tão forte na cultura local que até mesmo o governo alterou seu indicador de desenvolvimento, provando que o primordial não é o dinheiro, mas sim o bem-estar. Ao invés de utilizar o PIB (Produto Interno Bruto), que mensura a riqueza do país, vigora agora a Felicidade Interna Bruta (FIB), uma taxa que leva em consideração a satisfação da população com as condições de vida oferecidas pelo Estado, tais como diversidade cultural, saúde e boa governança.

 

África do Sul

Mesmo após o difícil período do apartheid, a África do Sul segue como uma nação otimista e que vislumbra um futuro notável. Basta uma visita à Cidade do Cabo ou Johannesburgo para conhecer de perto e se encantar com a felicidade contagiante de seu povo.

O lema “Eu sou porque você é“ carrega o conceito principal do Ubuntu, filosofia de vida seguida pelos sul africanos e que surgiu em meados de 1994, após a primeira eleição democrática do país.

O senso de comunidade, a importância dos relacionamentos e a valorização de sentimentos como respeito, partilha e empatia reúnem o país após uma bruta divisão racial e cultural  – e  são aspectos presentes no cotidiano da população da África do Sul.

 

Indonésia

Basta uma visita à Indonésia para mudar, ao menos um pouco, sua percepção de vida. No centro da ilha de Bali, em meio a belíssimas paisagens e templos, encontra-se uma pequena cidade que é considerada o coração do país. Ubud, que vem da palavra Ubad em balinês e significa remédio, é o centro espiritual da Indonésia.

Repleta de spas para tratamentos e centros de yoga, Ubud é o lugar perfeito para acalmar a mente e o corpo. Através de ingredientes locais e técnicas antigas, é possível compreender uma cultura que preza pelo bem-estar e pela espiritualidade e faz com que você saia de lá se sentindo energizado.

 

Viaje com a TERRAMUNDI para o Butão

Sabemos que viajar vai muito além do destino – é uma experiência que nos molda como pessoas. Conhecer o Butão através dos nossos roteiros é ter a certeza de vivenciar o país em sua essência. Entre em contato e planeje sua viagem conosco.

Posts Relacionados