Scroll to top

A savana africana em harmonia – uma viagem sustentável


terramundi - 14 de abril de 2020 - 0 comments

Tudo começou quando um casal de fotógrafos exploradores da National Geographic juntou suas habilidades e experiências na África para criar uma fundação inovadora. Com objetivo de preservar as paisagens das savanas africanas para, assim, proteger também suas populações de animais selvagens residentes e sazonais, o casal criou a Great Plains Foundation.

A fundação lidera, hoje, iniciativas com compromisso de longo prazo com o meio ambiente, a vida selvagem e as comunidades locais em três países: Botsuana, Quênia e Zimbábue. 

O trabalho já garantiu quase um milhão de acres de terra para a vida selvagem da África em conservas comunitárias, antigas concessões de caça e principais corredores migratórios da vida selvagem. 

Acampamento savanas africanas. Great Plains Quenia Mara Plains.

Safári pela savana africana no Mara Plains Camp, no Quênia.

Great Plains Conservation

Para tornar este trabalho viável, a Great Plains criou um novo braço: uma organização de conservação que utiliza o ecoturismo como uma ferramenta para sustentar seus programas de conservação. 

Com acampamentos de luxo nos três países de atuação, a Great Plains Conservation financia os custos administrativos da Fundação. Assim, todo viajante que se hospeda em um dos acampamentos não apenas ajuda a conservar e expandir os habitats naturais, mas também contribui para o desenvolvimento da comunidade por meio de projetos de educação em conservação.

“Nossa filosofia está fundamentada na apreciação fundamental das coisas boas da vida … Boas pessoas, boa equipe, boas decisões, boas coisas que compartilhamos e gostamos, mas acima de tudo, tentamos estender essa “bondade” às nossas interações com viajantes, com a vida selvagem, com a natureza e com as comunidades locais que deles dependem”, afirma a fundação.

 

Estrutura eco-friendly

Acampamento savanas africanas. Great Plains Duba Explorers.

Acampamento Duba Explorers

 

“A Great Plains Conservation é comprometida com a viagem responsável: da iniciativa de conservação e comunidade apresentada pela fundação, à integração da tecnologia verde de nossos acampamentos”.  

Com esta abordagem de trabalho, a fundação mantém e, quando necessário, restaura os ecossistemas ativos na região de atuação. 

Os acampamentos, ou glampings, possuem selo Relais & Chateaux e são montados em áreas alugadas, com tendas completamente desmontáveis que não deixam pegadas na natureza. Além disso, as estruturas são construídas em cores neutras, para não chamar atenção dos animais em meio à savana africana.

Acampamento savanas africanas. Great Plains Sapi Explorer

Acampamento Sapi Explorer, no Zimbábue.

Cada tenda subsiste sob energia solar, possui apenas amenities biodegradáveis e permite a reciclagem do lixo gerado. Todas essas funcionalidades ainda são combinadas a ambiente extremamente confortáveis, com decoração que traduz a essência local e equipamentos fotográficos de ponta para utilizar durante os safáris. 

 

Planeje sua viagem para a savana africana

Entre em contato com a Terramundi Viagens e confira as oportunidades de experiência com a Great Plains Conservation.

 

Posts Relacionados