Scroll to top

Terra dos safáris mais fantásticos do continente, segundo viajantes experientes, Botswana surpreende. Com nada menos que 40% de seu território reservado para áreas de proteção ambiental, esta nação rica da África subsaariana nasceu com a sorte de acomodar o exuberante Delta do Rio Okavango, ecossistema inundável bastante peculiar que abriga uma das vidas selvagens mais ricas do mundo, e também o Parque Nacional Chobe, onde manadas com mais elefantes e hipopótamos do que você poderia contar povoam uma paisagem igualmente exuberante. A boa fama de seus safáris refinados vem ainda das acomodações ultraconfortáveis e mais que originais – como as tendas de luxo ao ar livre e os cruzeiros-boutique difíceis de serem imaginados em um refúgio tão remoto.

 

Quando ir?

A melhor época para visitar Botswana é durante a estação seca entre maio e outubro, quando você pode esperar dias quentes e ensolarados (22°C a 35°C) e noites frias. É também quando os níveis de água no Delta do Okavango estão mais altos, criando as hidrovias e canais pelos quais Botswana é famosa.

 

Quanto tempo ficar em Botsuana?

Botswana pode compor uma viagem com outros países africanos, mas dedique entre cinco e oito dias só para ele. O Parque Nacional Chobe e o Delta do Okavango pedem duas noites, ao menos, para cada. Como a ida e a volta costumam ser via África do Sul, dá para estender a viagem a partir dali.

 

Roteiro em Botsuana: o que fazer por lá?

Como você vai notar na passagem pela cidade de Kasane, Botswana vive um momento ímpar. Por ter se rendido ao turismo de observação de animais selvagens bem depois de outros países da África – como Tanzânia e Quênia, no leste, e África do Sul, no sul –, Botswana aprendeu com os erros dos vizinhos e desenvolve um turismo de alto nível, com safáris requintados para grupos restritos e um cuidado acima da média com a proteção de sua maior riqueza: a natureza.

Vá por nós – conjugue em uma mesma viagem duas experiências bem distintas: no Delta do Okavango, um safári em região alagada (algo que só existe em Botswana); e na região de Chobe, um safári feito de barco pelo rio, parando para passeios a pé ou em veículos 4×4.

 

Delta do Okavango

Formado pelo Rio Okavango, que divide Angola e Namíbia para formar um espetáculo da natureza em Botswana, o Delta do Okavango é palco de um safári diferente: autêntico, refinado e que pode ser explorado com base em luxuosas – e seguras – tendas ao ar livre.

Ao estar ali, você percebe que o Delta do Okavango é um lugar sensorial. O aroma de verbena que se espalha por toda a região e invade os jipes dos safáris, em algumas épocas do ano, provoca um prazer memorável. Nos passeios nos mokoros, as típicas canoas estreitas e baixas de Botswana, como não se embrenhar nos alagados e parar para conhecer os vilarejos locais, habitados pelas tradicionais tribos ribeirinhas do país? E os jantares oferecidos em meio às savanas pelos chefs das tendas são deliciosos!

 

Parque Nacional Chobe

O primeiro parque nacional criado no país tem uma das maiores e mais variadas populações selvagens de toda a África. Mais de 50 mil elefantes e 450 espécies de pássaros em seus quatro ecossistemas – que podem ser desfrutados em acomodações mais que originais.

Seja no Parque Nacional Chobe, seja no Delta do Okavango, saia para o safári bem cedo para curtir o nascer do sol, quando os animais estão despertando. Você vai se sentir a pessoa mais privilegiada em um lugar tão vasto sem ninguém por perto. Depois do belo pôr do sol – que no Parque Chobe pode acontecer enquanto você faz um sereno cruzeiro pelo rio –, não perca o céu fartamente estrelado.

 

Hotel spotlight: os destaques em Botsuana

 

 

 

Great Plains Foundation

A fundação possui como objetivo preservar as paisagens das savanas africanas para, assim, proteger também suas populações de animais selvagens residentes e sazonais. A Great Plains lidera iniciativas com compromisso de longo prazo com o meio ambiente, a vida selvagem e as comunidades locais em três países, sendo Botsuana um deles. Para viabilizar esse trabalho, oferece hospedagem e atividades de turismo de luxo e sustentável. Em Botsuana, há duas opções de acomodação: o Selinda Camp, que fica na Reserva Privada Selinda; e o Duba Explorers Camp, que fica na região do Delta do Okavango. 

 

Sanctuary Chobe Chilwero

No coração da savana de Botswana, esse premiado hotel se encontra às margens do Rio Chobe. É uma das melhores opções para quem pretende conhecer o Parque Nacional Chobe – localizado na outra borda do rio – que abriga uma das maiores populações de elefantes do mundo.

 

Sanctuary Stanley’s Camp

Quer viajar como os colonizadores que desbravaram a África selvagem nos idos do século XIX? As clássicas e elegantes tendas de lona do Sanctuary Stanley’s Camp vão transportá-lo para esse passado aventureiro – mas com o conforto e a qualidade dos mais exclusivos hotéis dos nossos tempos.

 

Wilderness Safaris Botswana

Grife pioneira na exploração de lodges e acampamentos de luxo na região de Botswana, a Wilderness Safaris destaca-se pela qualidade e pela localização privilegiada de todas as suas unidades, assim como pela excelência de seus guias especializados na vida selvagem local.

Conheça mais sobre destinos e safáris na África para você aqui na TM.

 

Posts Relacionados