Scroll to top

5 destinos com gastronomia incrível você para conhecer 


terramundi - 28 de dezembro de 2022 - 0 comments

Explorar o mundo através dos sabores é revelador. Enquanto descobre as paisagens de um novo local – sejam elas urbanas ou ao ar livre -, você prova gostos, texturas e fragrâncias de uma cultura, complementando o sentido da sua viagem. Elegemos os cinco destinos de viagem que oferecem experiências gastronômicas que poderiam ser um roteiro à parte e fazem você conhecer um lugar de uma maneira especial.

 

Peru

A riqueza de suas terras e a diversidade cultural conferem ao Peru uma gastronomia requintada e tremendamente variada. Não à toa, nos últimos 10 anos o Peru foi reconhecido como um dos melhores destinos culinários do mundo, uma opção perfeita para o turismo gastronômico.

O boom gastronômico do país deve muito à sua biodiversidade, juntamente com sua herança multicultural dos últimos 500 anos. Tudo começou com a cozinha pré-hispânica, que nos deu pratos e métodos culinários como a pachamanca e o cuy chactado. Então, quando a colonização espanhola começou, no século 16, pratos de influência mourisca foram introduzidos no cardápio; as cebolas, as especiarias e as sobremesas de mel são agora fundamentais em todas as refeições. Quando os imigrantes chineses chegaram no século 19, sua culinária se fundiu perfeitamente com os pratos tradicionais peruanos e criou o superpopular Chifa. 

Milhares de produtos do campo e dezenas de culturas vivas, que partilham um mesmo território há séculos, criam uma oferta praticamente infinita. É possível encontrar pratos que alegram o paladar em todos os cantos do país e cada cidade possui um toque típico regional. As cozinhas de Lima, do Litoral Norte, da Amazônia, de Arequipa, dos Andes e da cozinha novo-andina estão esperando para serem servidas em sua mesa para que você tenha uma experiência gastronômica incomparável.

 

Índia

A culinária indiana é composta por uma ampla variedade de pratos tradicionais e regionais nativos do país. Devido à diversidade de cultura, tipo de solo, grupos étnicos, cultura e ocupações, essas cozinhas variam muito umas das outras e usam frutas, vegetais, ervas e temperos disponíveis localmente. E, além de ser influenciada pela história de colonialismo e migração da região, a culinária indiana também moldou a história do mundo: o comércio de especiarias entre a Europa e a Índia foi o principal acelerador da Era dos Descobrimentos na Europa.

Além disso, a comida na Índia também é muito influenciada por tradições e escolhas culturais e religiosas. A forma tradicional é comer com a mão direita, recolhendo a comida com o pão embora hoje, em muitos restaurantes turísticos, se encontrem talheres. 

Embora a culinária vegetariana seja imensamente popular na Índia (você encontrará uma grande variedade de pratos de arroz, vegetais e lentilhas), quem come carne também é bem servido. A vaca é um animal sagrado no país, por isso na Índia o frango, o peru e o cordeiro são as carnes mais comumente consumidas.

 

Japão

A culinária japonesa oferece uma abundância de sabores que se diferem bastante do comida brasileira. As ofertas de alimentação no Japão variam de barracas de comida de rua a ryotei centenários, bares variados, terraços erguidos sazonalmente sobre rios e cadeias de lojas super baratas. Muitos restaurantes são especializados em um único tipo de prato, enquanto outros oferecem uma diversidade de opções.

O sushi é o prato mais conhecido da culinária japonese, mas há também o tempura, o soba, o sukiyaki, entre outras opções. Dividido em regiões específicas, o país tem suas próprias tradições culinárias em cada uma delas. Como resultado, os viajantes podem encontrar um conjunto diversificado de alimentos regionais à medida que se deslocam de uma área para outra.

 

Marrocos

Uma das grandes cozinhas do mundo, a culinária marroquina é repleta de temperos sutis e combinações de sabores intrigantes. Couscous, Tajine, Pastilla, Mrouzia e R’fissa, são alguns dos pratos emblemáticos do país, compostos por uma grande variedade de sabores e aromas marcantes, a cozinha marroquina extrai sua originalidade de uma combinação entre as tradições culinárias berbere, árabe-andaluza e judaica. 

 

Turquia

A culinária turca é uma das mais variadas do mundo, considerada a terceira culinária mais rica depois da gastronomia francesa e chinesa. No entanto, no Ocidente, essa culinária não é suficientemente reconhecida, porque muitas vezes se limita ao Döner Kebab.

A Turquia é uma encruzilhada entre a Europa, a Ásia e o Oriente. Esta localização, combinada com a migração de turcos da Ásia Central para a Europa, moldou a identidade de sua gastronomia ao longo dos séculos. Foram seis séculos de dominação regional otomana, além da influência recíproca entre a Turquia e seus países vizinhos (Grécia, Bulgária, Balcãs, Iraque, Síria, Irã e Armênia). Essa é a razão pela qual encontramos pelas ruas turcas tantos pratos comuns nessas cozinhas, como dolma, börek, kebab, mantı e assim por diante.

Durante os passeios, você é levado de deliciosos grelhados defumados a alguns dos melhores restaurantes requintados do Mediterrâneo.

Conheça nossos roteiros personalizados para uma viagem única e exclusiva aqui na Terramundi.

Posts Relacionados