Scroll to top

Viagem segura pela África: desfazendo tabus


terramundi - 31 de maio de 2022 - 0 comments

É triste, mas depois de viajar extensivamente pela África, a pergunta mais comum que um viajante recebe não é “Quão bonito é lá?” ou “Onde devo ir?”. Na verdade, a maioria das pessoas que ouvem sobre planos de viagem à África encaram e perguntam ‘Mas você tem certeza de que é seguro?’.

O continente africano ganhou uma reputação de violência que é perpetuada pela mídia de tal forma que aqueles que ainda não viajaram para lá muitas vezes se assustam com a ideia de serem roubados, sequestrados ou apanhados em uma guerra civil. A realidade é que, como em qualquer continente, a situação de segurança deve ser avaliada país a país (e depois de acordo com a localização específica). Por exemplo, as reservas de caça da África do Sul não podem ser comparadas em termos de segurança ou qualquer outra coisa às cidades do interior da República Democrática do Congo.

Não podemos negar que o continente viu alguns problemas aqui e ali, como em todos os lugares da Terra. Mas quem já viajou bastante pela África há de dizer: lá os viajantes não se sentem em maior perigo do que em qualquer outro lugar do mundo. Afinal, 8 das 10 piores cidades em relação aos batedores de carteira estão na Europa. Dito isto, como em todas as viagens: quando você é um turista, você se destaca claramente como um alvo fácil em potencial e precisa tomar algumas precauções extras para se manter seguro.

 

Segurança material

 

Viagem segura na África.

 

Para começar, faz sentido adotar as mesmas precauções de segurança que você tem na sua cidade, em Veneza ou em Vladivostok:

 

  • Evite exibições ostensivas de riqueza e reduza ao mínimo o uso de seus dispositivos digitais em locais públicos lotados;
  • Fique fora das áreas movimentadas do centro das cidades e das áreas industriais ou comerciais após o anoitecer;
  • Em caso de dúvida, pergunte ao seu concierge ou guia e ouça seus conselhos;
  • Sempre faça cópias de seus documentos de viagem e guarde-os separadamente;
  • Mantenha o dinheiro bem guardado e recuse ofertas de assistência amigável quando se trata de trocar dinheiro.

 

Segurança em saúde

Peça conselhos a um profissional de saúde sobre inoculações e vacinas específicas do país. Para viajar para a África Oriental, pode ser necessário fornecer prova de sua vacina contra a febre amarela. As vacinas ou reforços das vacinas infantis são altamente recomendadas, especialmente para febre tifóide, tétano, meningite, hepatite A e B e raiva. Não deixe para a última hora, pois algumas vacinas podem fazer você se sentir mal por um ou dois dias e alguns destinos exigem a vacinação várias semanas antes da viagem.

Tome precauções antimaláricas. A melhor defesa contra a malária é evitar ser picado por mosquitos. À noite, cubra as pernas, braços e pés e aplique repelente de insetos generosamente. Fale com o seu profissional de saúde sobre a profilaxia da malária disponível para si – esta é uma medicação forte com muitas contra-indicações e pode ser inquietante. Esteja ciente dos efeitos colaterais comuns e lembre-se de que você pode precisar tomar os profiláticos antes e depois do safári. Se você não quer correr o risco, existem vários destinos livres de malária na África Austral e nas ilhas do Oceano Índico.

Beba água engarrafada. Os alojamentos e acampamentos de safári servem água engarrafada – muitas propriedades oferecem uma garrafa de cortesia que você pode encher com água filtrada sempre que precisar. A água da torneira é boa na África do Sul e em muitos alojamentos onde o ambiente selvagem significa que a água pura da nascente corre pelas torneiras. No entanto, muitas doenças são transmitidas pela água, tornando desaconselhável em áreas urbanas fora da África do Sul: beber água da torneira, tomar cubos de gelo em suas bebidas ou comer frutas e vegetais crus que podem ter sido lavados em água da torneira.

Leve um chapéu e protetor solar. Não importa o seu destino ou a época do ano, do verão no deserto do Namibe ao Serengeti no inverno, você precisa de protetor solar e chapéu. O sol africano não é suave em nenhum tipo de pele.

Evite a desidratação. Esta é uma das causas mais comuns de transtorno nas férias. Superaquecimento, esforço excessivo e não beber líquidos suficientes podem causar desidratação. 

Não se esqueça do seu kit pessoal de primeiros socorros. Sempre traga o suficiente de qualquer medicamento prescrito que você toma regularmente. Converse com sua clínica ou profissional de saúde e leve medicamentos regulares sem receita médica que você usa em casa para pequenas necessidades médicas.

Informe o seu agente e guia. Sempre alerte seu agente sobre qualquer doença crônica ou alergia, para que tanto o lodge quanto o guia sejam informados de quaisquer necessidades especiais que você possa ter. Se você se sentir mal durante a viagem, sempre avise seu guia, concierge do hotel ou anfitrião da pousada. Esses indivíduos estão em melhor posição para levá-lo a cuidados médicos profissionais.

 

Segurança nos safáris

 

Viagem segura na África em um safári.

 

 

Tome nota na chegada. Muitos alojamentos de safári não são cercados e a vida selvagem vaga pela propriedade. Embora esses alojamentos sejam constantemente patrulhados e perfeitamente seguros, lembre-se sempre de que as criaturas que você pode encontrar são totalmente selvagens e reagirão defensivamente se você parecer uma ameaça, ou agressivamente se agir como uma refeição fácil. Nunca se aproxime de um animal selvagem ou tente tocá-lo.

Sempre ouça seu guia. Ele/ela sabe como mantê-lo seguro, mas só pode fazer isso se você ouvir as instruções. A grande beleza de um safári africano é vivenciar a savana da forma mais natural possível. Esteja atento e seja realista sobre encontrar animais potencialmente perigosos, insetos e exposição aos elementos naturais.

 

Cuidados básicos

Familiarize-se com os trajetos e deixe reservados todos os transfers. Estude a forma como você irá de A a B. Conhecer esses detalhes fará com que você se sinta mais à vontade. Aeroportos e outros centros de viagens são pontos onde a ignorância de um viajante os torna mais vulneráveis ​​a serem aproveitados – em vez disso, comece suas férias sendo saudado com seu nome em uma prancheta e um sorriso de boas-vindas, em vez de um clamor de motoristas de táxi.

Seja respeitoso. Trate lugares com sensibilidades religiosas ou culturais, como Zanzibar ou as terras Maasai, com o mesmo respeito que você espera dos turistas em seu próprio bairro. Evite tirar fotos intrusivas de pessoas e vista-se adequadamente em ambientes religiosos. A vestimenta apropriada para homens e mulheres nessas regiões religiosas é a roupa que cobre os joelhos, cotovelos e pescoço. Para mulheres com cabelos compridos, muitas vezes é considerado apropriado amarrar o cabelo para trás ou simplesmente enfiá-lo em um chapéu.

 

A África é segura para viajantes do sexo feminino?

As mulheres que viajam na África definitivamente precisam enfrentar obstáculos, especialmente se estiverem viajando sem um homem. No entanto, milhares de mulheres viajam pelo continente todos os anos sem problemas, mas é melhor estar preparada antes de ir. A atenção indesejada é o maior problema, embora geralmente seja mais irritante do que perigosa. Homens na rua podem tentar flertar com uma mulher solitária ou perguntar se ela tem marido (independentemente da resposta real, geralmente é mais fácil dizer sim).

Para evitar problemas mais sérios, tome as mesmas precauções que você tomaria em casa, incluindo nunca andar sozinho à noite e escolher um hotel em uma área segura.

 

Países seguros na África

Ilhas Maurício: Maurícios é um dos países mais ricos da África, politicamente estável ​​e normalmente muito seguro para os viajantes.

Ruanda: Em 2022, Ruanda foi listada como o sexto país mais seguro do mundo para viajantes solo. A resposta de Ruanda ao genocídio de 1994 foi uma tentativa de unir o país, em vez de dividi-lo ainda mais. Hoje, isso tem o efeito de um sólido histórico de segurança para viajantes e ruandeses.

Seychelles: O governo é estável e o turismo está bem estabelecido. A maioria das pessoas fica em resorts de praia, o que garante mais segurança.

Namíbia: A Namíbia se beneficia de uma população esparsa e a maioria dos viajantes se dirige para áreas bem fora das cidades. O país está livre de conflitos sérios e é politicamente estável.

Botswana: Os viajantes geralmente vão para áreas selvagens com poucas pessoas e o turismo é uma indústria bem estabelecida.

 

Todos os cuidados para você

Quando seu conforto e seu dinheiro estão em risco em uma viagem a um destino de logística complexa, culturas estrangeiras e uma oferta diversificada de acomodações, você quer um especialista ao seu lado para garantir uma viagem segura. Alguém que está totalmente conectado e entende os detalhes do lugar.

A Terramundi trabalha com planejamento de viagens para países do continente africana por quase vinte anos. Todos os consultores são especialistas nessa região e estão em constante atualização sobre acomodações, logísticas, gastronomia e cultura do local – além de terem uma vasta experiência em primeira mão com os destinos que recomendam. Isso significa que temos continuamente membros da equipe descobrindo e inspecionando novos alojamentos, acampamentos, experiências e atividades para garantir que cada itinerário seja testado e comprovado.

Quando se trata de sair de férias em um destino como a África, ter uma rede confiável de fornecedores de um agente e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferece absoluta tranquilidade – o que é uma grande parte do relaxamento nas férias. Mesmo que nada dê errado e toda a logística corra bem, você gostaria de saber que tem suporte profissional 24 horas por dia, 7 dias por semana – não em um call center em outro fuso horário.

Você está pronto para começar a planejar sua viagem? Entre em contato.

Posts Relacionados